SóProvas


ID
2409169
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O processo orçamentário tem como fim a previsão dos recursos públicos para sua alocação de forma eficaz, ou seja, prever como deverá ser o gasto / investimento, em função das receitas.
Sobre a Lei do Orçamento, constante na Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm

  • Quanto a letra D, imagino que o ero seja porque o art. 15, § 2º da RSF nº 43/2001 veda a contratação de operação de ARO no último ano do exercício do chefe do Poder Executivo.

  • A) CORRETA: Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

     

    B) Lei 4.320, Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá tôdas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

     

    C) Princípio do Orçamento Bruto: Lei 4.320/64 consagra este princípio em seu art. 6º: "Todas as receitas e despesas constarão da Lei do Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. Reforçando este princípio, o § 1º do mesmo artigo estabelece o mecanismo de transferência entre unidades governamentais "

     

    D) Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: 

    I - Abrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43;   (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

     

     

     

     

    Bons Estudos!

  • Pessoal está citando RSF 43/01, galera vamos ficar atento ao comando da questão em que ela pede conforme a Lei 4320/64.

    E a lei nos diz no artigo 7º o seguinte:

    A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: 

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

     

    O erro da alternativa D é que ela fala em autorização para o LEGISLATIVO, quando na verdade seria para o EXECUTIVO.

     

    Bons estudos.

     

  • que baita pegadinha essa D

  • Gab: letra A
    Cópia do Art 2º da lei 4320/64.

    Lei 4320/64
    Art. 2°
    A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
    ---

    Corrigindo as outras alternativas:

    b) A Lei de Orçamentos compreenderá tôdas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. ( Art. 3º)

     

    c) Todas as receitas e despesas constarão da Lei do Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. (art 6º)

     

    d) A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para realizar em qualquer mês do exercício financeiro operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa. (art 7º)

     

  • B) Incluindo as operações de crédito.

    C) Pelos seus totais (princípio do orçamento bruto).

    D) As AROs vão de 10 de janeiro a 10 de dezembro. O Executivo é quem as realiza.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.