SóProvas


ID
2409892
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Fogo e Madeira

      Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

      Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.

      A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem- -cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.

      Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

      Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.

      Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.

      Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.

      Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.

* Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

                                                               (Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)

Nas passagens “… pelo mero estardalhaço de sua aproximação…” (4° parágrafo) e “… mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.” (6° parágrafo), os pronomes em destaque retomam, correta e respectivamente, as expressões

Alternativas
Comentários
  • - Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

    (Quem faz o estardalhaço são os helicópteros)

    - Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas. (o "a utilizaram" determina substantivo feminino ou sujeito "feminino".)

  • Apesar de ter acertado por conta da segunda opção, acho que essa questão deveria ser anulado, pois SUA se refere a AÇÃO, e não helicópteros.

  • Gabarito letra A

     

    Acertei justamente pela primeira opção, nem olhei a segunda pois o pronome SUA se refere ao HELICÓPTERO. e NÃO a ação.

    sua apromimação - quem se aproxima? Resposta o helicóptero. 

     

     

    Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

    (Quem faz o estardalhaço são os helicópteros)

  • Gabarito A. 

    A questão fica fácil se você analiser a ultima parte da pergunta, "mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.", é só voltar ao texto e ver que retoma "licença". Elas são utilizadas para enveredar... 

    Como a questão só tem uma com a opção licença, marca-se a letra A. 

     

  • Daniele desculpe mais não concordo, a primeira opção trata-se de uma extraspolação, logo porque o que  sua se refere a ação do Ibama que se aproxima, entenda que o Helicoptero é somente um meio pelo qual os agentes se utilizam para realizar a ação.

    OBS: Tratando-se de vunesp esse seu ponte de vis(extrapolando ideias do texto)  funciona; se você ja se você observar a vunesp quase todas as perguntas de interpretação de texto as alternativas erradas são informações totalmente fora do Texto e a resposta correta extrapola o texto.  

     

  • Fiquei confusa, pois acredito que o termo "sua" está se referindo a ação do Ibama, não? 

  • no meu ponto de vista, o que afugenta é o estardalhaço da aproximação do helicóptero, pois os madeireiros vão escutar o barulho e vão se esconder.

  • Questão por eliminação, pois se for olhar a primeira frase, eu entendo que o correto é Ibama...
    Porém, observando a segunda frase, LICENÇA é a correta.
    Resposta: A.

  • Pronome possessivo NÃO concorda com o referente mas com o substantivo que vem depois dele.

     “… pelo mero estardalhaço de sua aproximação…” - SUA se refere a helicópteros, mas concorda com aproximação.

     

  • També acho que "SUA" remete à "AÇÃO DO IBAMA".

  • fiquei na dúvida pq o heLicópetors é masculino.  POR FAVOR COMENTÁRIOS DO PROFESSOR GALERA.,

  • Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

     

    … pelo mero estardalhaço de sua aproximação…  (Aproximação do Helicóptero, gera todo este estardalhaço)

     

    Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.

     

    “… mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.”  ( O que eles utilizam erroneamentes, ? As licenças, desviturando o objetivo das licenças, para obterem enriquecimento ilícito, ou seja, não utilizam as licenças para exploração de recursos naturais, porém utilizam para enveredar em áreas protegidas.

  • Pessoal,

    O pronome sua refere à ação do ibama  (Ação essa que é feita por meio do Helicóptero)

    Ou seja a expressão Sua refere-se diretamente à ação do ibama e indiretamente a Helicópetero

    Espero ter contribuido de forma clara e objetiva.

    Fiquem com Deus e bons estudos. 

     

  • Questão absurda, "SUA" refere-se à ação do Ibama.

    Deveria ser anulada.

  • Parece irônico,mas se você não ler o texto fica mais fácil fazer a associação com a letra A.

  • Estardalhaço de SUA aproximação, de quem é a aproximação estardalhaço? Do helicóptero. Pois ao escutar o barulho do helicóptero os madeireiros se escondem de maneira antecipada.