SóProvas


ID
2409898
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Fogo e Madeira

      Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

      Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.

      A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem- -cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.

      Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

      Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.

      Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.

      Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.

      Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.

* Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

                                                               (Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita do período “Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização.” (6° parágrafo) está correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    A) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

    B) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

    C) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, sabe-se de outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

    D) CORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

    E) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

  • GABARITO: D

     

    Não sou lá muito boa no português, vou tentar fundamentar, mas, se tiver errado, não hesitem em corrigir.

     

    A) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização. (o que é que tornam complexas? R: quaisquer outras atividades - verbo concorda com o sujeito) . 

     

    B) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização. (o que é que existe? outros fatores, por isso o verbo deve concordar com seu sujeito)

     

    C) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, sabeM-se outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

    (O SE é pronome apassivador, acompanha verbos transitivos diretos (VTD) e transitivos diretos e indiretos (VTDI) na formação da voz passiva sintética. Para ratificar jogue a frase para voz passiva analítica : Outros fatores são sabidos, isso confirma que outros fatores é o sujeito e nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração. O ERRO AQUI ESTÁ NA PREPOSIÇÃO DE, POIS O SUJEITO NÃO PODE SER PREPOSICIONADO -Além disso, complexas deve concordar com quaisquer)  

     

    D) CORRETA - GABARITO. Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

    E) INCORRETA. Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.(tornam deve concordar com outros fatores) 

  • A) quaisquer.
    B) existem.
    C) Acredito que o erro esteja na regência de "saber". Deve ser transitivo direto e não tem preposição "de".
    D) GABARITO
    E) tornam.

  • QUALQUER =   SINGULAR

     

    QUAISQUER     =    PLURAL

     

    Ex.: Não desculpo seu atraso, “qualquer” que seja o motivo. (singular)
           Não desculpo seu atraso, “quaisquer” que sejam os motivos. (plural)

  • A - quaisquer B- existem C- complexas D- Gabarito E- tornam
  • Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização.”

     

    por eliminação, chega-se a resposta, mas o periódo não fala em "outras atividades de fiscalização". A meu ver caberia recurso. extrapolou na reescritura.

  • A) ''Quaisquer'';

    B) ''Existem'';

    C) ''Sabe-se''; ---------> verbo na forma pronominal seguido de preposição permanecerá no singular.

    D) Gabarito;

    E) ''Tornam".

     

    Gabarito D

  • não entendi a D...pensei complexa tinha que ficar no singular pq concorda com fiscalização;

  • Além da óbvia extensão da floresta, sabem-se de outros fatores que tornam complexa quaisquer outras atividades de fiscalização. O "se", nesse caso, não seria índice de inderminação do sujeito porque o verbo saber exige preposição "de" e é VTI? O erro seria que deveria estar no singular... corrijam-me se eu estiver errada, por favor!

  • também fiquei em dúvida quanto à alternativa C e encontrei esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mctahipH-y8 (lá pelo minuto 18)

    A professora explicou que SABEM é um VTI e nesse caso o "se" indica a indeterminação do sujeito, permanecendo o verbo sempre na terceira pessoa do singular. A concordância do verbo no plural só se daria se fosse voz passiva (que só cabe com VTD ou VTDI e não é o caso do verbo "saber").

  • Na alternativa C o que é relevante saber é se o termo "se" é partícula apassavidora ou índice de indeterminação do sujeito.

    É partícula apassivadora (sintética) se o verbo for VTD ou VTDI (Direto e Indireto). Ao passar p/ a voz passiva analítica, percebe-se que "o que vem depois" é sujeito paciente [sujeito que SOFRE a ação verbal].

    Ex: Vendem-se bolos (sintética) --> Bolos são vendidos [analítica].

    Ou seja, na p. apassivadora pelo menos uma transitividade do verbo tem que aceitar OBJ. DIRETO!

    Indice de indeterminação do sujeito:

    - o verbo na 3ªpessoa do singular

    - tem sentido vago, como "Alguém", "Qualquer um".

    - O verbo pode ser:

    VTI (V. Transitivo Indireto)

    VL (Verb. Ligação) ou

    VI (Verbo Intransitivo)

    Para ter certeza substituir o "se" por "ALGUÉM" ou "Qualquer um" 

    Ex = Sabe-se de outros fatores (VTI) [Alguém sabe de outros fatores] que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

     

     

  • A)Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

    B) Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

    C) Além da óbvia extensão da floresta, sabe-se de outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

    D)Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização. gab

    E) Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

  • verbo + pronome "se" + preposiçao = verbo no singular

  • Comentário breve

     

    letra C = Sabe-se é o correto. 

    E por que? Porque o "se" é um indice de indeterminação do sujeito e a preposição "de" impede que "outros fatores" vire sujeito.

  • Latra D

  • Não se apeguem ao primeiro comentário só porque é o mais curtido e o "mais longo" na explicação. Muitas vezes ele contém erros, como é o caso de um aqui.

  • Há muitos comentários sobre a letra C no que diz respeito ao verbo saber. São muito válidos, mas quero lembrar que na hora da prova é faca na caveira e concentração pra pegar mais facil e rapidamente o erro da banca. O simples fato de "complexa" não concordar com "atividades" já bastava pra riscar a alternativa e partir pra outra! Bons estudos!!

  • Minha humilde opinião de quem errou a questão e depois aprendeu.

    A alternativa A está errada pois não deveria ter sido utilizado o adjunto adnominal "QUALQUER" e sim "QUAISQUER" para concordar com o núcleo(ATIVIDADES).

    Alternativa B está errada pois o verbo intransitivo "EXISTE" deve concordar com sujeito plural " OUTROS FATORES", além de ocorrer o mesmo erro da alternativa anterior.

    Alternativa C está incorreta pois "SABEM" é verbo transitivo indireto, o pronome "SE" é índice de indeterminação do sujeito, portanto não se flexiona no plural, o predicativo do objeto " COMPLEXA" também está errado pois deve concordar com o objeto direto " QUAIQUER OUTRA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO.

    Alternativa D é a  CORRETA. Porque o verbo "HÁ" encontra-se no sentido de existir, por isso não tem sujeito e não se flexiona no plural, observe que todos os adjetivos e pronomes concordam com seus referentes.

    A alternativa E está incorreta, pois o verbo "TORNA" tem como sujeito o pronome relativo " QUE", o qual retoma o substantivo plural "FATORES"

  • GABARITO: D.

    QUALQUER - SINGULAR.

    QUAISQUER - PLURAL.

    )Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização. 

  • Essas questões de concordância Verbal e Nominal da Vunesp sao de dar coceira na cabeça kkkk

    Mas consegui acertar,Gabarito (D)

  • Quaisquer usa quando é PLURAL

    gab D

  • gab. D

  • É só mudar a frase para perceber a concordância: "Quaisquer outras atividades de fiscalização são COMPLEXAS".