Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade, especialmente em relação ao Diagrama de Ishikawa. Vejamos as alternativas e qual delas nos apresenta uma outra denominação do referido diagrama.
A - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância. Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.
B - correta. Diagrama de Ishikawa é um método conhecido também como gráfico espinha de peixe, ou, ainda, diagrama de causa e efeito, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s).
C e D - incorreta. Não existem ferramentas com este nome. O diagrama de mapeamento pode ser relacionado ao fluxograma e o diagrama de plano de ação pode ser relacionado ao plano 5W2H.
E - incorreta. O plano 5W2H é uma espécie de catálogo, um plano de ação que enumera as atividades que devem ser realizadas, com o objetivo de assegurar a a implementação de objetivos direcionados à melhoria contínua. Possui cunho gerencial associado a indicadores, padronização de processos, elaboração de planos de ação. Representa as iniciais das palavras
- Why (Por quê);
- What (O quê);
- Where (Onde);
- When (Quando);
- Who (quem);
- How, (como);
- How much (quanto custa).
Após verificarmos as alternativas, concluímos que a opção "B" é a correta.
GABARITO: B
Fontes:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.