SóProvas


ID
241027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e
organização, julgue os itens subsecutivos.

O investimento de uma organização na capacitação de seus empregados, com objetivo de obter desempenho exemplar no trabalho, caracteriza situação de reciprocidade organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Relações de Reciprocidade:
    Entre as pessoas e a organização existe uma forte relação de reciprocidade: a organização espera que as pessoas tragam contribuições e conceder-lhes incentivos e recompensas para incentivá-los a aumentar suas contribuições. Do lado inverso, as pessoas proporcionam contribuições e esperam incentivos e recompensas em troca.
  • http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/261/26110110/26110110.html

    Mais explicações no link acima.
  •  Pessoal ,

    Isso esta claro a partir do momento que uma empresa esta investindo em treinamento , curso de capacitacao , a empresa espera que tudo o que foi atribuido ao seu funcionario no decorrer do curso seja colocado em pratica dentro da empresa. Isso faz com que tenha uma reciprocidade entre empresa e funcionario

    Esepero que tenha ajudado

    bons estudo e fiquem com Deus

  • Certo.
     

    No contexto organizacional, a norma de reciprocidade também seria evocada por um empregado ao representar mentalmente a organização como uma entidade social com a qual é possível entabular trocas sociais, aplicando às suas relações com a organização princípios semelhantes aos que usa para iniciar, manter e fortalecer relações na vida social.

    Percepção de reciprocidade organizacional (PRO) seria, segundo Siqueira (1995), "um conjunto de crenças relacionadas à maneira como os empregados percebem a disposição da organização para emitir atos recíprocos" (p. 183).

    De acordo com essa perspectiva, o empregado desenvolve crenças sobre futuras retribuições organizacionais a determinados atos de trabalho, concebidos por ele como favores, benefícios ou ajuda à organização.

    Atos de ajuda à organização são aqueles ofertados informalmente por um empregado, sempre que ele percebe a necessidade de oferecer ao seu empregador uma quota extra de trabalho, extrapolando suas obrigações formais ou aplicando um esforço extra para resolver situações problemáticas e ou imprevistas que se apresentam em seu escopo de atuação na organização.

    Atos benéficos à organização e ofertados de forma espontânea constituem gestos de cidadania organizacional (Organ, 1990; Siqueira, 1995; 2003).

  • Acredito que uma outra questão ajudaria a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Comportamento Organizacional; Equilibrio organizacional; 

    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

    GABARITO: CERTA.

  • Então quer dizer que o simples objetivo(desejo) de se obter o desempenho esperado caracteriza a reciprocidade? Os pacientes da capacitação não precisam ter a "entrega esperada"? Eles necessariamente terão um maior desempenho, independente de outros fatores? entendi certo?


    Ano: 2010   Banca:CESPE    Órgão: AGU     Prova: Administrador


    O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.


    Gabarito: CERTO.


    percebam que capacitação é um benefício, tanto que de acordo com a lei 8112, se for concedida uma licença para pós-graduação a determinado servidor,este deverá trabalhar no mínimo pelo tempo que ficou afastado para tal fim... enfim...Estou acompanhando os comentários.


  • A reciprocidade, segundo a ideia do equilíbrio organizacional, acontece quando os participantes oferecem esforços e recebem incentivos em contrapartida.

  • TRATA-SE DA TEORIA DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL! 

    É A RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS, A RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM OS SEUS SERVIDORES. EM OUTRA CONCEPÇÃO, TRATA-SE DA RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DE QUEM DETÉM O CAPITAL FINANCEIRO COM QUEM DETÉM O CAPITAL HUMANO.

     

     HÁ UM VELHO DITADO QUE DIZ QUE É DANDO QUE SE RECEBE. MUITOS CHAMAM ISSO DE RECIPROCIDADE. TRATA-SE DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E A EMPRESA. EXISTE UMA FORTE INTERAÇÃO PSICOLÓGICA ENTRE CADA PESSOA E A ORGANIZAÇÃO NA QUAL PARTICIPA E TRABALHA. DESSA INTERAÇÃO DECORRE UM PROCESSO DE RECIPROCIDADE: A ORGANIZAÇÃO OFERECE INCENTIVOS PARA O PARTICIPANTE E, ALÉM DISSO, REMUNERA-O, OFERECE SEGURANÇA, STATUS E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ELE TRABALHE ADEQUADAMENTE, TREINAMENTO, APERFEIÇOAMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS. DE FORMA RECÍPROCA, O PARTICIPANTE RESPONDE COM CONTRIBUIÇÕES, TRABALAHANDO, ESFORÇANDO-SE E DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS CONFORME SOLICITADO. A ORGANIZAÇÃO, NESSE CASO, ESPERA QUE O PARTICIPANTE ATENDA ÀS SUAS EXIGÊNCIAS E NECESSIDADES E, POR SEU TURNO, O EMPREGADO ESPERA QUE A ORGANIZAÇÃO AJA CORRETAMENTE COM ELE E DECIDA COM JUSTIÇA E EQUIDADE.

     

    CESPE: "Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição." (CERTO)

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

     

    Reciprocidade se refere ao equilíbrio organizacional. 

     

    "O importante é que todos os participantes mantenham relações de reciprocidade com a organização, proporcionando suas contribuições em troca de incentivos, enquanto a organização proporciona incentivos em troca de contribuições. Todo participante somente manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores que as contribuições que lhe são exigidas." - CHIAVENATO, 2009.

     

    Neste caso:

     

    Incentivos (o que a organização oferece) : Capacitação 

    Contribuições (o que a organização espera dos funcionários) : Desempenho exemplar

     

  • Todos os investimentos que uma organização realiza em seus empregados (capacitação, remuneração, prêmios, bônus, benefícios) baseiam-se no contrato psicológico firmado entre indivíduo e organização, o qual se baseia na reciprocidade e no equilíbrio organizacional. Em outras palavras, a organização investe porque acredita que o indivíduo retornará esse investimento por meio de maiores níveis de contribuição.

    O enunciado foi construído de acordo com o pressuposto da reciprocidade presente na teoria do equilíbrio organizacional, por isso está correto.

    Gabarito: Certo