-
Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos ao arquivo permanente, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação, e possibilitará um controle eficaz sobre a produção documental. A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Nela os documentos são mantidos de forma clara para se evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar de sua eliminação.
Abçs.
-
ERRADO
O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado TABELA DE TEMPORALIDADE.
TABELA DE TEMPORALIDADE: É O O INSTRUMENTO DE DESTINAÇÃO QUE DETERMINA OS PRAZOS EM QUE OS DOCUMENTOS DEVEM SER MANTIDOS NOS ARQUIVOS CORRENTES E/OU INTERMEDIÁRIO, OU RECOLHIDOS AOS ARQUIVOS PERMANENTES, ESTABELECIDOS CRITÉRIOS PARA MICROFILMAGEM E ELIMINAÇAO.
A TABELA DE TEMPORALIDADE SÓ DEVE SER APLICADA APÓS SUA APROVAÇÃO PELA AUTORIDADE COMPETENTE. NELA OS DOCUMENTOS SÃO DESCRITOS DE FORMA CLARA PARA SE EVITAR INTERPRETAÇÕES ERRADAS, ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATAR DE SUA ELIMINAÇÃO.
FONTE: MARILENA LEITE PAES, ARQUIVO TEORIA E PRÁTICA 3ªEDIÇAO REVISTA E AMPLIADA. PG106
QUE DEUS NOS ABENÇOE GRANDEMENTE!
-
ERRADO
Trata-se da Tabela de Temporalidade, que é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária(periodo em que o documento será guardado), bem como sua destinação final(eliminação ou recolhimento para guarda permanente)
grande abraço
Marcelo
-
A tabela de temporalidade é um documento arquivistico que tem por finalidade, definir prazos de guarda e a destinação final dos documentos. Esse instrumento é resultado do processo de avaliação dos documentos e para sua criação tem que ser levado em consideração a teoria das três idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.
-
O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
Que Deus nos abençoe!
-
o documento que é conceituado pela questão chama-se TABELA DE TEMPORALIDADE a qual é resultado direto do processo de AVALIAÇÃO
por outro lado ,o PLANO DE CLASSIFICAÇÃO serve para CLASSIFICAR DOCUMENTOS !
-
Complementando,
lembre-se das Fases de Protocolo: Re-Cla-Re-Mo
Recebimento
Classificação -> Aqui aplica-se o código de Classificação
Registro
Movimentação
O conceito de código de classificação já foi comentando, cabe lembrar que na fase de protocolo que se aplica o referido Código.
-
A avaliação documental deve ser feita por meio da TTd (Tabela de Temporalidade).
-
O enunciado define a Tabela e Temporalidade, na qual teremos as informações gerais sobre como tratar cada um dos documentos do nosso arquivo, incluindo os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, conforme consta no enunciado.
O código de classificação de documentos, conforme definido pelo Arquivo Nacional, é "um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades".
Observe que, pela própria definição, o objetivo do código de classificação de documentos é classificar os documentos produzidos ou recebidos pela instituição, e não fixar prazos ou procedimentos para sua guarda ou destruição.
Porém, é a partir do código de classificação (que permite a correta identificação da infinidade de documentos que passam pela instituição) que conseguiremos utilizar adequadamente a tabela de temporalidade.
Fonte : Professor Felipe Petrachini- Estratégia Concursos
-
Classificação – Na organização de arquivos correntes, significa colocar os documentos em uma sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado (= arranjo). (Renato Valentini)
-
Tabela de temporalidade.
-
A avaliação de documentos é atividade realizada por equipe multidisciplinar, com a intenção de atribuir valor aos documentos de arquivo da instituição. De sua realização resultam duas ferramentas de gestão: o código ou plano de classificação, e a tabela de temporalidade e destinação.
O código de classificação tem a função de organizar, de maneira lógica, (classificar) os documentos, revelando assim a relação entre os mesmos e as atividades e funções que lhes deram origem, além dos assuntos de que tratam e a estrutura organizacional da instituição.
A tabela de temporalidade te a função de determinar, com base no código de classificação, os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário, bem como a sua destinação, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente.
Tanto a tabela quanto o código devem ser aplicados a todos os documentos da instituição, sejam eles oriundos das atividades meio ou finalísticas.
Gabarito do professor: Errado
-
Tabela de temporalidade - avaliação
Plano de classificação ou código - classificação
Gabarito: Errado
-
Comentário:
Questão puramente conceitual. O enunciado define a Tabela e
Temporalidade, na qual teremos as informações gerais sobre como tratar cada um
dos documentos do nosso arquivo, incluindo os prazos de guarda e a destinação
final dos documentos, conforme consta no enunciado.
O código de classificação de documentos, conforme definido pelo Arquivo
Nacional, é "um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e
qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de
suas funções e atividades"
Observe que, pela própria definição, o objetivo do código de classificação de
documentos é classificar os documentos produzidos ou recebidos pela instituição, e
não fixar prazos ou procedimentos para sua guarda ou destruição.
Porém, é a partir do código de classificação (que permite a correta
identificação da infinidade de documentos que passam pela instituição) que
conseguiremos utilizar adequadamente a tabela de temporalidade.
Item Errado.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
-
O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado tabela de temporalidade.
-
É a tabela da temporalidade!
-
Tabela da temporalidade