-
A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária(valores primários) visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, com base na Lei nº 8.159, de 08/01/1991.
Abçs.
-
A expressão "valor secundário" desta questão, já a marca com errada, pois se sabemos que a gestão de documentos ocorre nas idades corrente e intermediária e nessas idades o valor é primário. Pronto matou a questão.....
-
A gestão de documentos é aplicada desde o início do processo de produção documental ainda na fase corrente, ou seja , primária.
Os documentos, fontes de pesquisa histórica, encontram-se na fase permanente, ou seja, secundária.
-
É importante, também, saber que as atividades de protocolo só se aplicam aos arquivos correntes, enquanto a Gestão Documental se aplica a estes (correntes) e aos intermediários.
-
Errada, a preservação é o erro.
-
A gestão de documentos é aplicável tão somente aos documentos que possuem valor primário (arquivos correntes e intermediários), não havendo que se falar em gestão de documentos que possuem valor secundário (arquivos permanentes).
Gabarito: ERRADO
-
A gestão de documentos é o conjunto de atividades e técnicas que tem a finalidade de controlar o fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação.
Sendo assim, se o fluxo do documento se encerra com a destinação (que pode ser o recolhimento), sua atuação está limitado aos arquivos corrente e intermediário, onde o documento ainda possui valor primário.
Uma vez no arquivo permanente, o documento não possui fluxo, pois o mesmo não foi produzido (ele já existia antes de entrar ali) e não possui destinação (documentos permanentes já foram destinados serem preservados indefinidamente).
Gabarito do professor: Errado
-
Errado
A gestão começa com a produção documental na fase primária.
-
Gestão de Documentos > Valor Primário
Fase Corrente e Intermédia!