-
Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são exemplos de espécies documentais existentes em órgãos públicos.
Abçs.
-
- Carta, ofício, memorando, aviso circular e relatório são tipos de "correspondências" ou espécies documentais.
- Correspondência é a comunicação escrita, recebida ( passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas ( cartas, ofícios, memorando, entre outras), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.
-
Um exemplo para clarear mais ainda:
Gênero documental (suporte físico) ==> Esécie documental (correspondências) ==> Tipo documental
Ex: Textual = Gênero ==> contrato = Espécie ==> contrato de concessão = Tipo
-
- Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas. Ex.: Memorando, Ofício, Processo, Relatório, Guia, Requisição.
- Formato: Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex.: Caderno, Livro, Cartaz, Folha.
- Tipo Documental: Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Ex.: Relatório de Substituição de Promotores de Justiça, Guia de Encaminhamento, Requisição de Diárias.
Obs.: Algumas vezes a Espécie Documental já configura o Tipo Documental. Ex.: Mapa de Freqüência, Memorial, Prontuário Médico.
Fonte: http://www.mp.rs.gov.br/temporalidade/glossario
-
ERRADA - Pois carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são espécies e não formatos documentais.
Natureza dos documentos: 1 - Formato: é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado:
Exemplos: formulários, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, rolo, tira de microfilme, mapa
2- Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
Exemplos: ata, relatório, carta, ofício, proposta, diploma, atestado, requerimento, organograma)
3. Gênero: configuração que assume um documento de acordo com os sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.
Exemplos: audiovisual (filmes), fonográfico (discos, fitas); iconográficos (obras de arte, fotografias, negativos, slides); textual (documentos escritos de uma forma geral); tridimensionais (esculturas, objetos, roupas; magnéticos/informáticos (disquetes, cd-rom); cartográfico Atlas, mapa, globo, fotografia aérea, etc.
4- Tipo de documento: é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou.
Exemplos: Ata de Posse; Boletim de Notas e Frequência de Alunos, Regimento de Departamento, Processo de Vida Funcional, Tabela salarial etc.
Fonte: Noções Básicas de Organização de Arquivos por Neire de Róssio Martins
Bons Estudos!
-
Questão ERRADA
Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas. Ex.: Memorando, Ofício, Processo, Relatório, Guia, Requisição.
Formato Documental: Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex.: Caderno, Livro, Cartaz, Folha.
-
Formato Documental: Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex.: Caderno, Livro, Cartaz, Folha.
Se trará de espécies.
-
O formato documental é a configuração física do suporte documental. Exemplo: para o suporte papel, podemos ter os formatos de livro, caderno, folha, folheto, cartaz, etc. Todos são feitos de papel, mas com "formatos" diferentes.
Os exemplos citados no item são de espécie documental, que é a reunião de formatos. Quando tratamos de carta, aviso, circular, etc, estamos diante de configurações que um documento pode assumir. Por exemplo: memorando é uma espécie, pois qualquer documento pode ser configurado como um memorando.
Gabarito do professor: Errado
-
São Espécies documentais
-
Formato é a configuração física que se encontra o suporte - folha, livro, cartaz, folder...
A questão aborda as espécies documentais
-
Direto ao Ponto!
Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são exemplos de formatos (ESPÉCIE) documentais existentes em órgãos públicos.
GABARITO: ERRADO
-
Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são exemplos de espécies documentais existentes em órgãos públicos.
O formato documental tem a ver com o suporte, isto é, um livro, caderno, folha e etc.