-
A análise de documentos é uma atividade complexa, pois tem como base critérios subjetivos, ou seja, que atendam aos interesses institucionais. Devido esta complexidade, a análise de documentos deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar (colaboradores com diferentes tipos de conhecimentos e experiências profissionais).
De acordo com esta análise, os documentos podem ter dois valores: o primário e o secundário.
O valor primário é a própria importância do documento para a administração; sem o documento não é possível realizar as atividades de gestão. Esse valor pode ser administrativo, legal, fiscal, contábil, jurídico, etc.
O valor secundário é a importância do documento como fonte de provas e informações sobre as atividades que o geraram e também sobre a instituição, ou seja, a capacidade do documento de servir à pesquisa histórica. Este valor pode ser probatório ou informativo.
Gabarito do professor: Letra "E"
-
Corrente ou 1ª idade: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário.
Intermediário ou 2ª idade: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.
Permanente ou 3ª idade: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.
arquivopublicors.wordpress.com
-
administrativo, probatório e histórico
Letra E
-
Valor informativo
Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório. (DBTA)
Obs.: Fiz a prova e ainda não entendo por que a letra "D" está errada.
-
Olá Felipe Soares! Também não havia entendido a razão da letra "D" estar errada... mas acabei achando a resposta sem querer e voltei aqui.
"Arquivo: Teoria e Prática", Pg. 106:
"Os princípios básicos que deverão nortear o trabalho de análise da comissão consistem em verificar:
- importância do documento com relação aos valores administrativo, probatório ou histórico;"
Mais uma decoreba pra prova da Coseac que parece amar Paes pelo visto...
-
Resolução: os documentos de arquivo podem conter valores primários ou secundários.
Os documentos de valor primário são encontrados nos arquivos correntes e intermediários, e são constituídos de características administrativas, fiscais e legais.
Já os documentos de valor secundário são encontrados nos arquivos permanentes, e são constituídos de características históricas, culturais, probatórias ou informativas.
A questão busca uma alternativa que elenque essas características.
a) corrente é uma fase vital e perene não é um termo arquivístico.
b) vital é como chamamos o ciclo (arquivo corrente, intermediário e permanente), corrente é uma das fases do ciclo vital e significativo não é um termo arquivístico. Errada.
c) Temporário não é um termo arquivístico, pelo menos não sem um contexto aplicado. Errada.
d) Informacional não é um termo arquivístico, pelo menos não sem contexto. Errada.
e) Administrativo (primário), probatório e histórico (secundário). Certa.
Resposta: E