SóProvas


ID
2411527
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico da farmácia universitária está realizando seguimento farmacoterápico de um paciente com artrite reumatoide que tem suspeita de uma reação adversa rara e grave induzida por um novo fármaco biológico modificador da doença reumática. Na pesquisa bibliográfica para elucidar a reação adversa e estabelecer parâmetros para o seguimento farmacoterápico, esse farmacêutico deve identificar estudos de avaliação de segurança e com qualidade metodológica.


Assinale a alternativa que apresenta um estudo com delineamento adequado para avaliação do desfecho de interesse do farmacêutico.

Alternativas
Comentários
  • Estudo de Caso controle parte-se da observação de efeitos como reação adversa descrita e associa-se a uma causa possível - exposição a algum fármaco. Nesse estudo é determinada a Odds ratio que expressa a probabilidade de uma reação adversa sobrevir após a exposição a um fármaco específico.

  • Por tratar-se de um RAM rara o estudo caso controle é o mais indicado. No caso de uma RAM comum ou muito comum, uma coorte já seria mais adequada.

  • Segundo Storpirtis (2008), os estudos de CASO-CONTROLE e COORTE são usados para estimar o risco de uma RAM. "Estudo de caso-controle são particularmente úteis para determinação de RAM's raras... por outro lado, os estudos de coorte também são convenientes para o estudo de ocorrência de RAM associadas às exposições raras."

    Os estudos de COORTE partem da causa para avaliar o efeito, já os estudos de CASO-CONTROLE, partem do EFEITO (RAM) para avaliar a CAUSA(MEDICAMENTO). ISSO SE APLICA AO CASO DO PCTE DESCRITO NA QUESTÃO.