A) A concentração de albumina sérica é reduzida no recém-nascido, o que implica maior proporção de ligação de fármacos a essas proteínas, acarretando redução da fração de fármaco livre e menor incidência de efeitos adversos.
B) No envelhecimento, ocorre diminuição da porcentagem de água corpórea, e, em consequência, os fármacos hidrossolúveis apresentam menor volume de distribuição e menor concentração plasmática.
C) Na gravidez, ocorre diminuição da secreção ácida estomacal e aumento da secreção de muco; essas alterações podem aumentar a absorção de fármacos como o itraconazol, que necessitam de pH alcalino para absorção. [ O ITRACONAZOL É UM ÁCIDO FRACO, PORTANTO SUA ABSORÇÃO É MAIOR EM PH ÁCIDO, MEIO EM QUE PREVALECE A FORMA NÃO PROTONADA, O QUE FACILITA A ABSORÇÃO]
D) As alterações mais importantes no metabolismo de fármacos em idosos ocorrem nas reações de oxidação, mediadas pelo citocromo P450 e são devidas sobretudo à diminuição do fluxo sanguíneo hepático, e não à redução da atividade enzimática hepática.