SóProvas


ID
241159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.

A divisão do trabalho, cuja finalidade é produzir mais e melhor, com o mesmo esforço, é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo. 

    A especialização delimitada de funções e tarefas nas etapas produtivas industriais é derivada, principalmente, do crescimento do comércio, do capitalismo e impulsionada pela intensificação da produção industrial. 

    A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.

    http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-trabalho.htm

  • Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes, cada uma das quais é atribuída a uma possoa diferente (ou grupo de pessoas).  A divisão do trabalho permite às organizações realizar tarefas complexas ... - Maximiano, Antoni Cesar Amaru - Introdução à Administração, p.266
  • A divisão  do  trabalho insere-se no contexto do chamado sistema de responsabilidade. Ela constitui a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.    O objetivo do processo de divisão racional o trabalho é aproveitar  melhor  os  recursos materiais  e  humanos  da  organização,  de  forma  a  produzir  mais,  de maneira mais eficiente e com o mesmo nível de esforço. Certo.
    Bons estudos!
  • Certa. A divisão do trabalho, ou especialização, pode ser definida como o grau em que as atividades ou tarefas são divididas em uma empresa. Desta forma, um processo complexo (como a montagem de um carro, por exemplo) pode ser dividido em diversas etapas. Assim, cada funcionário é responsável por apenas uma etapa, podendo se “especializar” naquela tarefa, melhorando sua eficiência. A especialização, se exagerada, pode também ser prejudicial, pois torna o trabalho cansativo e pouco desafiador.


  • É exatamento isso que o Chiavenatto diz em seu livro.

     

    ... divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.

     

    Administração Geral e Pública - Chiavenatto, pg 27

  • A divisão do trabalho é uma característica essencial e indispensável de uma organização formal, haja vista que permite que os membros de uma organização produzam mais e melhor.

    Ademais, são características de uma organização formal:

    - Divisão do Trabalho;

    - Especialização;

    - Hierarquia;

    - Autoridade;

    - Responsabilidade;

    - Racionalismo e lógica; e 

    - Cooperação.

  • Alguém sabe me explicar por que a divisão é feita "com o mesmo esforço"? Não entendi essa parte!! Se o trabalho será dividido entre pessoas, a ideia não é que o esforço de cada uma diminuirá?

  • CONCORDO COM VOCÊ, TIA GI!... A ANÁLISE DO TRABALHO E O ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS PROVOCOU A REESTRUTURAÇÃO DAS OPERAÇÕES INDUSTRIAIS, ELIMINANDO OS MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS E ECONOMIZANDO ENERGIA E TEMPO. UMA DAS DECORRÊNCIAS DO ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS FOI A DIVISÃO DO TRABALHO E A ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO A FIM DE ELEVAR SUA PRODUTIVIDADE. COM ISSO, CADA OPERÁRIO PASSOU A SER ESPECIALIZADO NA EXECUÇÃO DE UMA ÚNICA TAREFA PARA AJUSTAR- SE AOS PADRÕES DESCRITOS E ÀS NORMAS DE DESEMPENHO DEFINIDAS PELO MÉTODO. OU SEJA, A CISÃO DO PRODUTO FINAL EM TAREFAS TEM POR FINALIDADE A REDUÇÃO DE ESFORÇOS E A ESPECIALIDADE DA FUNÇÃO DESEMPENHADA.

     

     

     

    MAS, GABARITO CERTO

     

    Algumas questões antigas, se aplicadas hoje, levaria à anulação ou à alteração do gabarito... Não é a primeira questão que vejo isso. 

  • Em relação a parte: "com o mesmo esforço" a prof do QC  disse que está certo, pois o período que o operário trabalha é o mesmo, com um trabalho inteiro ou com uma tarefa menor, só que com uma tarefa específica ele vai conseguir trabalhar mais rápido com o mesmo esforço.

  • Como assim o "mesmo esforço" se a divisão do trabalho pauta-se justamente em aumentar a produtividade e eficiência através da MINIMIZAÇÃO  de esforços?!

  • DIVISÃO DO TRABALO:

     

    Especialização de Tarefas e Pessoas para Aumentar a Eficiência da Oranização, podendo ser Vertical (Criando a Hierarquia) ou Horizontal (por meio da Departamentalização).

  • Quero entender a parti que diz, decomposto em uma série de tarefas

  • O TEMPO PODE SER O MESMO, AGORA O ESFORÇO É MENOR!

  • A divisão do trabalho, ou especialização, pode ser definida como o grau em que as atividades ou tarefas são divididas em uma empresa. Desta forma, um processo complexo (como a montagem de um carro, por exemplo) pode ser dividido em diversas etapas. Assim, cada funcionário é responsável por apenas uma etapa, podendo se “especializar” naquela tarefa, melhorando sua eficiência. A especialização, se exagerada, pode também ser prejudicial, pois torna o trabalho cansativo e pouco desafiador.

    Fonte: Estratégia Concursos.