SóProvas


ID
241162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.

O modelo organizacional racional preconiza a adequação dos meios aos fins, base da teoria da burocracia, a qual se apoia no entendimento de que as pessoas podem ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO.

    Teoria da Burocracia (Max Weber).

    A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Segundo essa teoria, as emoçãos não podem interferir no desempenho de maneira alguma, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida.

  • CERTO

    Modelo Racional-legal = Burocracia = "pessoas podem ser pagas e agir de maneira preestabelecida" = abordagem prescritiva e normativa 

  • Segundo Max Weber, a burocracia é caracterizada como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.

     

  • Vamos fazer como fez Jack: picadinho; só que da questão.

     

    MODELO MECANICISTA: RACIONAL (quanto ao alcance dos objetivos) LEGAL (quanto à internalização das normas, formalismo).

    MODELO MECANICISTA: BESEADO NAS SEGUINTES TEORIAS: CIENTÍFICA, CLÁSSICA E BUROCRÁTICA.

    MODELO MECANICISTA: ADEQUAÇÃO DOS MEIOS (controlando rigidamente o processo operacional) AOS FINS (para chegar ao fim desejado).

    MODELO MECANICISTA: HOMO ECONÔMICUS, QUE SE MOTIVA POR RECONPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS (as pessoas podem ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida).

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • GABARITO: CERTO

     

     

    A dominação racional-legal, que é a base da teoria da burocracia, postula que as pessoas devem seguir normas e regras, buscando os resultados organizacionais através do uso da razão, da lógica. Um dos aspectos desta teoria é a noção de que os funcionários devem ser especialistas e devem ser remunerados em dinheiro (e não em favores ou prebendas).

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

     

  • "Segundo Motta (1975, p. 46), a preocupação de Weber está na racionalidade, entendida como a adequação dos meios aos fins. E uma organização é racional quando é eficiente. Assim, para Weber, a burocracia era a forma mais eficiente de uma organização. Ele descreveu um tipo de estrutura burocrática acreditando que fosse comum à maioria das organizações formais. No entanto, como ressalta Maximiano (2000), Weber não definiu um modelo padrão para ser aplicado, apenas esquematizou as principais características da burocracia existente."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_burocracia_na_administração 

     

  • A adequação dos meios aos fins, o princípio da racionalidade, era a base da teoria da burocracia. A burocracia preconizava a profissionalização, a especialização técnica. As burocracias baseiam-se na autoridade racional-legal, ou seja a autoridade das leis. Os trabalhadores recebiam salários para executar tarefas preestabelecidas. Desta forma a afirmativa está CERTA!

  • Bom lembrar que embora a teoria burocrátcia de Weber tenha um enfoque mecanicista, o homem é concebido como homem organizacional e não homem economicus só para corrigir o comentário do Pedro Matos. Não á para generalizar que todo o enfoque mecanicista tem por concepção o homem economicus. Atenção nisso aí porque pode ser uma casca de banana associar o enfoque de uma teoria ao tipo de concepção do homem adotada por cada uma delas.