-
O PODER É O POTENCIAL DE INFLUÊNCIA DE UMA PESSOA SOBRE A OUTRA, É A CAPACIDADE DE EXERCER INFLUÊNCIA.
A AUTORIDADE ( CONCEITO RESTRITO) É O PODER LEGÍTIMO. (É PODER EM FUNÇÃO DE SUA POSIÇÃO) É O PODER LEGAL E SOCIALMENTE ACEITO.
TER AUTORIDADE É TER PODER, MAS A RECÍPROCA NEM SEMPRE É VERDADEIRA.ASSIM, A AUTORIDADE FORMAL NAO GARANTE A LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE PESSOAS...
-
Em organizações formais contemporâneas, os dirigentes ocupam posição em uma hierarquia regida por normas impessoais. A autoridade formal concedida a esses dirigentes não garante a liderança e a condução de pessoas.
Essa questão exige um pouco de discernimento e conhecimento, vamos por parte...
O primeiro ponto a ser analisado é o fato de as organizações formais contemporâneas apresentarem essa característica "impessoal", de fato as normas impessoais fazem parte do processo organizacional, ela se fez presente inicialmente com a teoria das relações humanas, precisamente na abordagem humanística, a presença informal da administração ocorreu com as primeiras experiências em grupos, conhecida como experiências em Hawthorne, essas normas impessoais foram desenvolvidas pelos grupos submetidos a essas experiências, na verdade o que ocorreu primeiramente foi uma liderança informal... A questão afirma que contemporaneamente a hierarquia pode ser regida por normas informais, o que não ocorria antes da abordagem humanística, de fato a autoridade formal exercida não garante a liderança e condução de pessoas, pois nada é absoluto...
Bons estudos!
Pedi, e vós será dado. Lucas (11,9).
-
se alguém encontrar algum teórico dizendo algo que equivalha ao dito nessa questão, por favor, me avise por recado.
não consigo entender essa afirmação do cespe de que a hierarquia é regida por normas impessoais. a impessoalidade diz respeito ao aspecto informal; e a hierarquia ao formal, ao preestabelecido, ao determinado.
alguém ajudando a esclarecer, agradeço muito
-
As normas impessoais referem-se à maneira de tratar os colaboradores, que independentemente de quem são e do cargo que ocupam, nas organizações formais modernas, devem ser tratados de forma igualitária. Por isso que se fala em normas impessoais, pois independem da pessoa.
Isso foi abordado no meu cursinho hoje, e a professora citou a autora Maria das Graças Ruas. Eu não tenho como confirmar agora, mas se quiser pesquisar pra ver se ela quem fala isso mesmo.
-
Discordo da questão. Sempre escutei nas minha aulas: " Quem tem poder tem autoridade, mas quem tem autoridade nem sempre tem poder."
-
Na verdade Daniela, o erro da questão está em comparar a autoridade formal com liderança. Segundo CHIAVENATO, são conceitos diferentes.
A autoridade formal está voltada mais para o processo de gerência. Alguém recebe o "poder" de autoridade por um hierárquico superior, onde normas e regras serão as limitadoras do seu processo de gerenciar pessoas.
A liderança,mais informal, está voltada para algo mais natural. É um processo de aceitação onde os subordinados se identificam com o seu líder e o aceitam como tal.
Um gerente nem sempre pode ser um líder, já que sua autoridade lhe foi concedida e não atribuída naturalmente pelos seus subordinados através de processos de comunicações interpessoais. Assim como um líder pode não ser um gerente, pois mesmo que lhe seja dado o "título" de líder, a autoridade formal pode não ter sido concedida a ele. (imagine um líder sindical que luta contra uma empresa durante uma greve,para os grevistas ele é o líder,mas a empresa não deu a ele autoridade para isso.)
-
Não garante na teoria, mas na prática sempreeeee garante. Questão válida, mas hipócrita. Acho que erro questões como esta por conta de pensar com cabeça brasileira. Tenho que pensar fora do Brasil. Fica a dica.
-
Todo líder é uma autoridade, mas nem toda autoridade é um lider.
-
Questão cabe duas respostas:
Em organizações formais contemporâneas, os dirigentes ocupam posição em uma hierarquia regida por normas impessoais. ERRADO - em organizações atuais a chefia trabalha junto com os empregados de maneira mais pessoal, dialogo aberto etc.
A autoridade formal concedida a esses dirigentes não garante a liderança e a condução de pessoas.CERTO
-
O cara pode ser chefe e não ser lider, dessa forma não da pra conduzir as pessoas.
-
DIFÍCIL UM INSTITUTO QUE "GARANTE" LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE PESSOAS. ATÉ SOB A PENA DE CHIBATADAS E ESCRAVIDÃO NÃO HAVIA ESSA GARANTIA, QUEM DIRÁ HOJE...
CHIAVENATO DIZ QUE A AUTORIADE (PODER LEGITIMADO) É A PROBABILIDADE DE QUE UM COMANDO OU UMA ORDEM ESPECÍFICA SEJA OBDECIDA.
GABARITO CERTO
-
Sociedades burocráticas (as grandes empresas, os estados modernos, os exércitos) são caracterizadas pelo predomínio de normas impessoais racionalmente definidas. O tipo de autoridade (burocrática ou racional-legal) é justificado pela técnica, pela justiça, pela lei e pela meritocracia. A autoridade racional-legal prevalece nas sociedades ocidentais.
Fonte: Wikipédia
-
-
Organizações formais contemporâneas = normas impessoais - certo patrimonialismo
autoridade formal concedida a esses dirigentes não garante a liderança e a condução de pessoas - ceto, liderança não é algo escrito e sim é algo nato do dirigente
-
Gabarito: CERTO
O fato de uma pessoa estar ocupando um cargo não é garantia de um papel de liderança.
Fonte: Livro Adminstração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó