SóProvas


ID
2411878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
A insuficiência dos mitos como elemento de explicação da realidade fez que os pensadores da Grécia Antiga adotassem a racionalidade como caminho explicativo, abandonando-os por completo. Desse processo surgiu a filosofia.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que o abandono foi por completo.

  • Apesar de ter errado a questão, acho que o erro está em afirmar a insuficiência de mitos, pois na época tudo era explicado por mitos. Tanto é que é famosa a mitologia grega.

  • Isso aí, não houve o abandono por completo da mitologia grega, os mitos não foram suficientes para explicar as várias questões da realidade, era necessário surgir algo robusto com fundamentação racional. Surge a filosofia para questionar os mitos e, depois a ciência para responder os questionamentos. bem simples essa minha explicação, espero que os professores de filosofia não reclamem. rs.

  • O ABANDONO NÃO FOI POR COMPLETO

  • Não há o ambandono completo dos mitos