SóProvas


ID
2411896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

  Lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo como objetivo principal determinar em que condições certas coisas se seguem (são consequência), ou não, de outras.
César Mortari. Introdução à lógica. São Paulo: EdUNESP, 2001, p. 2. (com adaptações).
A partir da definição da lógica filosófica apresentada anteriormente, julgue o item que se segue.
O interesse da lógica formal consiste nas relações de verdade e falsidade presentes nos enunciados analisados, o que demanda comprovar se seu conteúdo é verdadeiro ou falso.

Alternativas
Comentários
  • A Lógica Formal, também chamada de Lógica Simbólica, preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocínio. A Lógica Formal lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas de declarações.
  • O que interessa é a estrutura, não o CONTEÚDO.

  • Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga . Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

    Essas percepções fizeram com que o filósofo formalizasse uma ciência capaz de entender e classificar os elementos que permitem os enunciados linguísticos com sentido e validade, fundando a lógica.