SóProvas


ID
2411926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
Nas sociedades democráticas, o papel do Estado é extinguir os conflitos para construir uma sociedade igualitária.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a opinião da autora é de que a sociedade é plural (ou seja não é igualitária). Numa sociedade plural, é natural a existência de conflitos (não necessariamente conflitos físicos, como guerras; os conflitos referidos são de ideias). O papel do Estado é garantir a existência da sociedade mesmo com os conflitos. É saudável que haja divergências entre os indivíduos. O que não pode é transformar divergência em esculhambação, nem em dominação de uns indivíduos por outros.

    Então, analisando a assertiva de trás pra frente, temos que:
    1 - a sociedade é plural (desigual);
    2 - o Estado não deve extinguir os conflitos (o que acabaria com a pluralidade), mas sim garantir a ordem apesar dos conflitos.

    Se estiver errado me corrijam.

  • Conflitos democráticos, servem para construir uma sociedade igualitária.