SóProvas



Questões de Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin


ID
863179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito de filosofia política e filosofia da linguagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    A República é um livro de Platão, portanto questão D anulada.

    Maquiavelismo não tem ligação com Leviatã, questão E anulada.

  • Marx e Engels fizeram uma "adaptação" ao Idealismo de Hegel, dando origem ao materialismo histórico dialético.

    Era critico a Hegel, Marx afirmava que a superação/desenvolvimento na verdade não era sempre positivo, como Hegel propusera, mas sempre negativo.

    Exemplo disso eram os desenvolvimentos dos meios de produção.


ID
899536
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

Alternativas
Comentários
  • A discussão sobre a diferença entre ética e moral é uma das grandes temáticas da discussão filosófica sobre o assunto. Não sabemos pelo texto qual distinção é adotada pelo autor, mas podemos aplicar aquelas que sabemos e assim, verificar se serve como corpo teórico para resolução da questão. O texto leva a entender que ética e moral são a mesma coisa, o que o torna confuso. Assim,  é preciso perceber que o autor direciona seu olhar para o problema de que as normas ético-morais são construções humanas, e se feitas pelos homens, esses devem cumpri-las. Todavia, na resposta, é exigido novamente um certo conhecimento sobre a diferença entre ética e moral. Muito resumidamente, vamos aqui eleger que ética seria a discussão filosófica sobre ações humanas particulares numa perspectiva universalizante e que moral seria uma discussão filosófico-histórico-social dos costumes de um povo num determinado período de tempo. Considerando esse elementos, podemos dizer que
     
    A alternativa (a) está errada pois nada há no texto que identifique uma relação da ética com religião (o que não foi historicamente impossível), ainda porque a noção de utopia do texto diz respeito à mentalidade dos brasileiros, exclusivamente.
     
    A alternativa (b) está errada. Em um primeiro momento, podemos pensar que está correta, sobretudo porque nos atemos às ideias de “parâmentros idealizados” e “não cumprimento das obrigações”. E de fato estaria correta se fosse somente sobre a maior parte do texto em si, todavia o início do texto traz uma advertência: trata-se de problema entre ética e moral. Encontra-se nas respostas a linha teórica da questão, que está implícita no texto subsequente: a ética é criação do homem de um modo idealizado ou mental e a moral são as ações particulares.
     
    A alternativa (c) está errada, porque se fossem tão amplas a ponto de serem impossíveis de se executar, na Escandinávia não haveria quem assim se comporta, pois é afirmado no texto que nossos ideais éticos e morais dariam como resultado o comportamento das pessoas de lá, logo que temos os ideais de comportamento deles.
     
    A alternativa (d) está correta, pois a lei é criada pelo homem (para si e para os outros). Se o homem a fez, ele deve segui-la. Isso lembra em certa medida o imperativo categórico kantiano, “age de tal forma que a tua máxima se torne o mais universal possível”- só que aqui as máximas são criadas pelos homens, e nãoa priori.
     
    A alternativa (e) está errada, pois  o autor da questão compara brasileiros e noruegueses, uns não praticam suas leis, outros praticam. O elemento em comum está nas leis, que para ambos teriam sido criadas por seus povos e esses devem segui-las. Se um povo pode, o outro também deve poder. Assim, não haveria sentido em falar aqui em que somente aqueles que se dedicam teriam condições para cumprir a lei. Essa parece ser a lógica do texto. 
  • A questão é péssima; a alternativa "D" não constitui a especificidade das normas morais, e pode referir-se igualmente, ou até mais, às normas jurídicas.

  • Realmente!

  • resposta D poderia facilmente ser confundida com o conceito de Etica

  • é evidente, grande confusão; entre o conceito de ética e moral .

  • Temática clássica das aulas de Filosofia ética no Ensino médio, conceito de Ética e Moral: (Ações e comportamentos).

  • Com relação à reflexão proposta pela questão, primeiramente, temos de saber reconhecer o que é moral a partir do conceito constituído (criado) pela filosofia. Observe que nas últimas avaliações feitas pelo ENEM, os conceitos de moral e ética transitam por todas as questões que tratam dos problemas políticos e sociais comportamentais.

    Vejamos a diferença entre moral e ética:

    Em tese, moral diz respeito ao conjunto de valores, práticas, normas e regras aceitas por um corpo social. Já a ética, diz respeito a ação individual ou coletiva acerca dos padrões morais. Sendo assim, a ética é uma ação critica junto à moral.

    Referente à questão, quando destaca que “o distanciamento entre ‘reconhecer’ e ‘cumprir’ efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano…”, verificamos que mesmo toda uma estrutura de valores comportamentais constituída, ainda há uma “nuvem de fumaça” quando os indivíduos ou grupos sociais questionam ou se questionam dadas as circunstâncias. Parte- se da reflexão de que todos nós somos responsáveis, então, pela organização e manutenção dos padrões morais. Nesta perspectiva, a alternativa D é a mais adequada a este contexto.

  • resumo:

    A alternativa (a) está errada pois nada há no texto que identifique uma relação da ética com religião (o que não foi historicamente impossível), ainda porque a noção de utopia do texto diz respeito à mentalidade dos brasileiros, exclusivamente.

     

    A alternativa (b) está errada. Em um primeiro momento, podemos pensar que está correta, sobretudo porque nos atemos às ideias de “parâmetros idealizados” e “não cumprimento das obrigações”. E de fato estaria correta se fosse somente sobre a maior parte do texto em si, todavia o início do texto traz uma advertência: trata-se de problema entre ética e moral. Encontra-se nas respostas a linha teórica da questão, que está implícita no texto subsequente: a ética é criação do homem de um modo idealizado ou mental e a moral são as ações particulares.

     

    A alternativa (c) está errada, porque se fossem tão amplas a ponto de serem impossíveis de se executar, na Escandinávia não haveria quem assim se comporta, pois é afirmado no texto que nossos ideais éticos e morais dariam como resultado o comportamento das pessoas de lá, logo que temos os ideais de comportamento deles.

     

    A alternativa (d) está correta, pois a lei é criada pelo homem (para si e para os outros). Se o homem a fez, ele deve segui-la. Isso lembra em certa medida o imperativo categórico kantiano, “age de tal forma que a tua máxima se torne o mais universal possível”- só que aqui as máximas são criadas pelos homens, e nãoa priori.

     

    A alternativa (e) está errada, pois o autor da questão compara brasileiros e noruegueses, uns não praticam suas leis, outros praticam. O elemento em comum está nas leis, que para ambos teriam sido criadas por seus povos e esses devem segui-las. Se um povo pode, o outro também deve poder. Assim, não haveria sentido em falar aqui em que somente aqueles que se dedicam teriam condições para cumprir a lei. Essa parece ser a lógica do texto. 

  • Letra D

    Estar sendo abordado o grande paradoxo existente na sociedade brasileira, o fato de todos saberem o que é certo e errado e ainda assim, por vezes, optarem por agir de forma errada. Um outro aspecto importante, e que de certa forma explica o porque desse paradoxo, é que as leis vigentes sao sempre criadas pelos homens e estes tendem a nao fazer o correto.

  • Alternativa "A" está incorreta. A ética é uma reflexão; as normas decorrentes da vontade divina referem-se à moral religiosa.

    Alternativa "B" está incorreta. A ética é o campo da ação, pensar sobre o sentido das regras é ter como horizonte a obrigação de cumprir o que deve ser feito.

    Alternativa "C" está incorreta (vaga). Essa alternativa não está necessariamente errada, mas a seguinte expressa o que está no texto de apoio.

    Alternativa "D" está correta. Essa alternativa explica o que são normas morais e expressa a ideia de que os brasileiros aprovam regras éticas, ou seja, eles as concedem a si mesmos.

    Alternativa "E" está incorreta. A ética e a moral vão além das regras jurídicas.

    Gabarito: D

  • O terraplanismo da Ciência Política brasileira é a ideia de que o atraso do país decorre da corrupção.

    Esse tipo de pauta moral serve a certos interesses e escamoteia graves problemas sociais, a exemplo da inaceitável desigualdade (de gênero, de cor, de estrato social e de tantas outras) que impera no país.


ID
899611
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

Alternativas
Comentários
  • As transformações dos meios de comunicação, desde o surgimento da escrita, ou senão antes, sempre foram objetos de temor. Parece que o novo assusta aos costumes pré-estabelecidos. Além de destaque de que tradição é um fator de fixação de um determinado tipo de cultura, temos também que corretamente observar, como cabe ao filósofo da cultura, que efeitos pode realmente causar tais inovações, sobretudo nas crianças. Ora, as crianças são ainda os adultos não formados e assim são a esperança de imortalidade de cada grupo social. Vemos isso também na “República” de Platão, na qual o filósofo coloca como um dos pontos centrais da discussão o tipo de educação a ser recebida pelas crianças e, assim por diante, a toda população. O texto acima ajuda a corroborar essa hipótese e ainda assinala um elemento novo na análise dessa nova conjuntura: a mudança de comportamento social das crianças, sobretudo daquelas que passam longo tempo assistindo televisão. Ora, se as crianças ficam mais em casa sentadas ou deitadas assistindo calmamente por horas programas televisivos isso significa que ela deixar de estar horas de contato com outras crianças e adultos, contato que constitui elemento fundamental de socialização do ser humano.  Sendo assim, podemos dizer que
    A alternativa (a) está errada, porque não só as crianças codificam coisas que assistem na televisão, os adultos inclusive.
    A alternativa (b) está errada porque diz o contrário do texto, que com a televisão aumenta a interatividade entre as crianças.
    A alternativa (c) está correta porque o contato social faz ter ligações com diversas opiniões, enquanto que ao assistir televisão, pode-se correr o risco de se ter uma única opinião devido à carência de contato social.
    A alternativa (d) está errada porque não se pode falar em tolerância e respeito sem alguma forma de interação social, até então dada no texto.
    A alternativa (e) está errada porque nem sempre se tem o controle sobre o que uma criança assiste na televisão.
  • Eu sempre digo, todo tema de redação que já caiu na prova eles dão pistas nas provas de humanas e linguagens, reparem que a questão traz uma ideia de manipulação comportamental, como o tema de reda do ano passado, atrelada ainda aos efeitos que os programas direcionados as crianças mudam o seu comportamento. Além disso, a redação que trouxe essa ideia central foi a Publicidade infantil em questão no Brasil, onde os textos base falavam a mesma ideia dessa questão. Atenção concorrente, pegue essa dica e se atente.

  • Estranho que pra questão da ideologia de gênero eles não adotam essa visão...

  • Não acho que é bem assim Matheus. São 90 questões, em que TODAS trazem citações, textos interpretativos... é muito difícil não relacionar pelo menos um desses textos com o tema da redação e, se tratando de ENEM, que sempre traz uma questão social, aí que é impossível mesmo kkk. Esse tipo de referência existe mais em vestibulares, principalmente os para medicina mesmo. Quem é de Salvador sabe bem que a EBMSP gosta de fazer isso.

  • Letra C

    As crianças sem duvida, sao mais vulneráveis aos programas de televisão, pois ainda nao possuem maturidade para diferenciar o que é bom e o que é ruim, o que é real e o que é fictício. Nesse sentido, podem acabar criando uma visão distorcida do mundo, das pessoas, atrapalhando ou retardando sua socialização.

  • Veja a vídeo aula do professor Guilherme de química, ele explica melhor essa relação questão antiga x tema redação. Não é besteira, o enem é uma prova inteligente. Eles sempre repetem em todas as provas as mesmas temáticas


ID
949513
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A  ética  precisa  ser  compreendida  como  um empreendimento  coletivo  a  ser  constantemente retomado  e  rediscutido,  porque  é  produto  da  relação interpessoal e social. Aética supõe ainda que cada grupo social  se  organize  sentindo-se  responsável  por  todos  e que crie condições para o exercício de um  pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e  luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética  renovada, que se construa a partir da  natureza dos valores sociais  para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al.  Para filosofar. São Paulo: Scipione,  2007  (adaptado)

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

Alternativas
Comentários
  • A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o  como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:
    (a)    como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.
    (b)   Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.
    (c)    Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.
    (d)   Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.
    (e)   Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima. 
  • Etica é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

     

    Rousseau e o contrato social

     

    Rousseau diz que a questão colocada era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo ele, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

     

    Sendo assim, ele percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.

  • estudei que na vdd essa resposta define o conceito de moral, não de ética

  • resolução:

    A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:

    (a)   como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.

    (b)  Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.

    (c)   Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.

    (d)  Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.

    (e)  Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima. 

  • Letra A

    A filosofia classifica ética da seguinte forma:

    Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica.


ID
2411923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Para a fenomenologia, considerada uma filosofia da consciência, o sujeito, sendo constitutivo, é quem dá sentido aos fenômenos.

Alternativas
Comentários
  • Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

    Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

    A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.

    CERTO - Para a fenomenologia, considerada uma filosofia da consciência, o sujeito, sendo constitutivo, é quem dá sentido aos fenômenos.

    SUJEITO É CONSTITUTIVO - DÁ SENTIDO AOS FENÔMENOS (FENOMENOLOGIA)


ID
2411926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
Nas sociedades democráticas, o papel do Estado é extinguir os conflitos para construir uma sociedade igualitária.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a opinião da autora é de que a sociedade é plural (ou seja não é igualitária). Numa sociedade plural, é natural a existência de conflitos (não necessariamente conflitos físicos, como guerras; os conflitos referidos são de ideias). O papel do Estado é garantir a existência da sociedade mesmo com os conflitos. É saudável que haja divergências entre os indivíduos. O que não pode é transformar divergência em esculhambação, nem em dominação de uns indivíduos por outros.

    Então, analisando a assertiva de trás pra frente, temos que:
    1 - a sociedade é plural (desigual);
    2 - o Estado não deve extinguir os conflitos (o que acabaria com a pluralidade), mas sim garantir a ordem apesar dos conflitos.

    Se estiver errado me corrijam.

  • Conflitos democráticos, servem para construir uma sociedade igualitária.


ID
2411929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
No mundo contemporâneo, o trabalho, se não atende aos esquemas de exploração, rompe com os determinismos que podem ser visualizados nas leis naturais.

Alternativas
Comentários
  • Eu simplesmente não consegui entender o que o enunciado quis dizer. Se o homem realiza um trabalho que não atende aos interesses e esquemas de exploração, então ele rompe com os determinismo das leis da natureza? Fica sem respirar aí então para ver se rompe mesmo com as leis da natureza.


ID
2411932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
A ética e a política são campos filosóficos que avaliam as ações humanas e buscam compreender os valores por meio dos quais os seres humanos organizam suas práticas, modos de pensar e projetos de futuro. 

Alternativas

ID
2411935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
O neoliberalismo, em sua estrutura, guia-se pelas regras do livre mercado, pelo estado minimalista e pela abolição de reservas de mercado.

Alternativas
Comentários
  • certo

    O neoliberalismo, em sua estrutura, guia-se pelas regras do livre mercado, pelo estado minimalista e pela abolição de reservas de mercado.

    Q803977

    Q803977 certo - Em uma perspectiva ideológica, o liberalismo entende a democracia como regime político que se utiliza da lei e da ordem para garantir os interesses e as liberdades individuais.


ID
2411938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes, se cada humano não diferisse de todos os que existiram, existem ou virão a existir, os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

Hannah Arendt. A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003, p. 188 (com adaptações).

Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue o próximo item.
Em uma perspectiva ideológica, o liberalismo entende a democracia como regime político que se utiliza da lei e da ordem para garantir os interesses e as liberdades individuais.

Alternativas

ID
2629069
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A crítica é uma questão de distância certa. O olhar hoje mais essencial, o olho mercantil que penetra no coração das coisas, chama-se propaganda. Esta arrasa o espaço livre da contemplação e aproxima tanto as coisas, coloca-as tão debaixo do nariz quanto o automóvel que sai da tela de cinema e cresce, gigantesco, tremeluzindo em direção a nós. E, do mesmo modo que o cinema não oferece móveis e fachadas a uma observação crítica completa, mas dá apenas a sua espetacular, rígida e repentina proximidade, também a propaganda autêntica transporta as coisas para primeiro plano e tem um ritmo que corresponde ao de um bom filme.

BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense - 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (adaptado).


O texto apresenta um entendimento do filósofo Walter Benjamin, segundo o qual a propaganda dificulta o procedimento de análise crítica em virtude do(a)

Alternativas
Comentários
  • O texto do filósofo Walter Benjamin representa bem sua concepção de que a propaganda dificulta a análise crítica por conta do caráter ilusório das imagens. Ao aproximar o produto de um possível consumidor, a propaganda não tem nenhuma pretensão de avaliá-lo de maneira racional ou de oferecer uma opinião crítica sobre ele.

    A

  • A alternativa "A" dá uma resposta muito básica pra complexidade da questão, mas se o Enem diz que é a certa, então fazer o que.

  • Já fiz 1.000 questões do ENEM. Mas, essas questões é de fuder com quem estuda somente teoria.

    • Não testa conhecimento nenhum.

    • Ambiguo justamente para ferrar com quem não faz questão.

    • Texto sem sentido.

    • Função social zero.

  • Minha expectativa era outra ao ler as alternativas. Caráter ilusório das imagens? Cadê a dominação? Alienação? Perda da autonomia? Questão falha.

  • A questão tinha grande potencial, mas esse gabarito é de fudê

  • parem de chorar esta nitido que o gabarito correto é a letra A, que é uma questao facil .''quando o automóvel que sai da tela de cinema e cresce, gigantesco, tremeluzindo em direção a nós''., esta frase deixa claro que a resposta é a letra A, pensem comigo porque o automovel precisa aparecer imponente nas cameras ?, quem nunca foi no mc donalds e pensou que o hamburguer era gigantesco ,mas na realidade é pequeno . Varias empresas utilizam a imagem de forma ilusoria para conseguir vender seus produtos

  • Para entender o gabarito, é necessário compreender o pensamento de Benjamin e da corrente de Frankfurt, de que ele fazia parte. O texto é meramente auxiliar.

    O problema é que a maioria dos candidatos julga saber sociologia e filosofia a partir do senso comum. Nem sempre o texto vai te dar o gabarito facilmente.

    Estudem.

  • Benjamin - escola de Frankfurt; propaganda mente para vender mais.


ID
3790501
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia os textos a seguir.

[...] seria possível reconstituir a história da arte a partir do confronto de dois pólos, no interior da própria obra de arte, e ver o conteúdo dessa história na variação do peso conferido seja a um pólo, seja a outro. Os dois pólos são o valor de culto da obra e seu valor de exposição. [...] À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas. (p. 172).
(BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica - Primeira versão. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Walter Benjamin, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "a" está incorreta. A exposição da obra de arte fora dos circuitos religiosos de culto é responsável pela perda da aura. Logo, o começo da oração da alternativa “a” é falsa, pois não há “o resgate da aura...”

    Alternativa "b" está incorreta. As novas técnicas de reprodução em série popularizam a arte, ou seja, não promovem a elitização como afirma essa alternativa.

    Alternativa "c" está correta. No segundo período do texto, o autor se refere à arte e sua relação com o culto. O valor aurático da arte, em decorrência disso, está se perdendo, isso é expresso no seguinte trecho: “À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas.”

    Alternativa "d" está incorreta. O objeto aurático, segundo o texto, é aquele que tem vínculo com o ritual religioso, o cinema não se encaixa nessa conceitualização.

    Alternativa "e" está incorreta. A alternativa afirma que o esvaziamento da aura leva à reclusão. O texto afirma o contrário, a arte sai dos lugares rituais e é exposta em outras ocasiões profanas, graças à reprodutibilidade técnica.

    Gabarito: C