SóProvas


ID
2411944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Por que é que a gente nasce? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido? Deus existe? Deus não existe? A matéria é eterna? Por que nascemos? Por que morremos? Qual é a origem do Mal e do sofrimento? Por que é que, no momento em que nascemos, já estamos condenados à morte por um crime que não cometemos? A Arte é uma tentativa de resposta a essas indagações. Vejam bem: não é uma tentativa de explicação, como a da Ciência; é uma tentativa de, pela criação da Beleza artística, criar uma resposta ou uma contraproposta à Beleza e à Feiura naturais. A Arte, em qualquer tempo e em qualquer lugar, foi, e será sempre, uma daquelas tentativas de resposta que o Homem empreende perante o desafio do mundo, o enigma do Universo, o segredo da Vida e da Morte. O que pode variar — e varia — é a maneira de cada comunidade enfrentar esses problemas e realizar sua Arte peculiar e singular.

Ariano Suassuna. Uma teoria da arte rupestre. Anais do I Simpósio de Pré-História do

Nordeste Brasileiro. Recife: CNPq, UFPE, 1991, p. 127 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como motivação, julgue o item subsecutivo, a respeito da estética e da filosofia da arte.
De modo geral, a função da arte na história da humanidade foi sempre a mesma: criar a beleza.

Alternativas
Comentários
  • Beleza, demostrar valores, gerar valores etc.

  • A arte tem 3 funções principais: a função pragmática, a naturalista e a formalista:

    Função pragmática – A arte tem uma finalidade não-artística. Os critérios de avaliação da arte são exteriores à obra. Não está relacionada à qualidade estética, mas sim ao critério moral e eficaz.

    Função naturalista – O conteúdo da obra é mais importante do que seu modo de apresentação. Avalia a integridade da arte.

    Função formalista – Está focada na apresentação da arte e se apega à estética, à organização dos elementos que compõem uma obra de arte.

    FOENTE;https://www.grupoescolar.com/pesquisa/funcoes-da-arte.html

    Bons estudos!