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Questões de Filosofia da Cultura


ID
522076
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: www.unesco.org.br


Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

Alternativas
Comentários
  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo  minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.
                    A  questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado  momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.
                     Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes  imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C 
  • Trata-se de uma questão bem simples, pois o enunciado deixa claro qual será a resposta correta. Aqui o autor determina cultura como todas as formas de criação humanas, sejam elas materiais ou não, e quando importantes para identidade de determinado agrupamento social, esses elementos culturais se tornam patrimônio. Assim, podemos dizer que
     
    A alternativa (a) está errada, pois a estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro é algo material, ainda que se deseje transmitir algo imaterial: a vivência religiosa de tal povo em tal lugar.
     
    A alternativa (b) está errada, uma vez que a arquitetura reflete de um modo quase exemplar os elementos culturais de um agrupamento social, porém um complexo arquitetônico é sempre algo material.
     
    A alternativa (c) está correta, pois diz respeito à dança e essa só pode se “materializar” se, e somente se, for transmitida às gerações que advêm. Assim, como assinala o texto acima, a dança, a língua, etc. são elementos imateriais de um patrimônio cultural.
     
    A alternativa (d) está errada, pois as cataratas do Iguaçu constituem um patrimônio natural, nunca cultural, considerando as explicações acima.
     
    A alternativa (e)  está errada, pelo mesmo motivo que consideramos a alternativa (a) como errada. 
  • O patrimônio imaterial segundo o texto é aquele que não apresenta uma representação física de sua cultura, como por exemplo monumentos ou tesouros. São aqueles em que o grande elemento de sua cultura são as tradições e as próprias pessoas que fazem parte dela.


    Dentre as 5 alternativas, a que mais se encaixa é a festa junina. Nela não há nada que a represente fisicamente


    Letra C. Espero ter ajudado!

  • A se a filosofia do Enem ainda fosse assim, só que não:(((

  • A questão do Patrimônio Físico como documento histórico tem estado na “ordem do dia” do debate de historiadores. Seguindo minimamente as propostas do historiador francês Pierre Nora, podemos entender o que vem a ser patrimônio histórico por que são “lugares de memória”. A teoria dos Lugares de Memória formulou-se e desenvolveu-se a partir dos Seminários orientados por Pierre Nora, na École Pratique des Hautes Études, de Paris, entre 1978 e 1981.

                   A questão fundamental não é o de analisar se o patrimônio é importante ou não mas o que é verdadeiramente patrimônio histórico O fato de uma construção ser antiga não faz um exemplo de patrimônio. Da mesma forma um edifício público, construído em determinado momento histórico, com uma proposta política clara não faz dele um patrimônio.

                    Mas há, no entanto, quase um consenso acerca da importância do patrimônio muitas vezes imaterial de uma sociedade, que é a sua produção cultural, para a construção da memória e consequentemente da história de uma dada sociedade. Na questão acima é pedido que se assinale o que é “ patrimônio cultural imaterial”. A única opção que apresenta uma prática cultural e não um monumento é a de letra C 


ID
1072459
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro, são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado, e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório

O tema abordado pelo texto refere-se

Alternativas

ID
1077553
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O conceito de Diversidade Cultural refere-se tanto ao quadro de diversidade existente em uma sociedade específica quanto à dimensão internacional de trocas de bens e serviços diversos entre países. O tema da Diversidade Cultural tem sido objeto de debates internacionais permanentes, tendo-se em vista;

Alternativas

ID
1586875
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Por meio da arte, o ser humano lê e representa a realidade vivida, utilizando para isso a imaginação e a capacidade criativa. No mundo contemporâneo, este processo sofre a influência da chamada “indústria cultural”, que tem como característica

Alternativas
Comentários
  • A indústria cultural ingressou no capitalismo, tratando as pessoas não na sua subjetividade e sim na coletividade , assim infere-se que todos ''querem a mesma coisa'', ou seja, ocorre uma padronização da cultura visando o lucro em detrimento o juízo critico individual

    LETRA A

    APMBB


ID
1605394
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada na- ção aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.

(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve

Alternativas
Comentários
  • O que autor do texto nos mostra, na verdade, uma reflexão acerca da cultura e cita a francesa (Ocidente), como exemplo. Para ele, há laços culturais positivos e negativos.

    Segue o trecho do texto.

    (...)

    "A França deve ser considerada em sua história não som ente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade (ponto cultural positivo) promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, com o seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa (ponto cultural negativo), e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação".

    Diante do exposto, a alternativa correta é a letra "D".


ID
2156650
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!

NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.

O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • Nietzsche foi um dos mais poderosos críticos da cultura ocidental em suas bases e deu profundidade filosófica ao termo "niilismo". Uma das primeiras vezes em que o termo foi utilizado foi pelo escritor russo Dostoiévski quando em Os irmãos Karamazov (1879) o coloca na sentença de Ivan, niilista: "Se Deus não existe, tudo é lícito!" Mas de que trata esse termo? Objetivamente, de uma descrença completa nos valores e, principalmente, nos fins sugeridos pela estrutura cultural ocidental. A crítica de Nietzsche se apóia na crença de que a base filosófica socrático-platônica enredou o mundo em uma ilusão que emprestou significado à vida humana nublando e anulando a potência mesma da vida. A ideia de um mundo perfeito, eterno, alcançável pela razão em oposição ao mundo sensível, temporário, imperfeito nos prendeu a um devir que se sobrepõe ao tempo atual da vida e suas possibilidades reais. Esse enclausuramento a uma fantasia para onde iríamos foi a base do cristianismo que se estabeleceu ao longo de mais de um milênio na Europa e tinha na figura de Deus um elemento de segurança pelos valores e futuro aí compreendidos. O filósofo alemão é também famoso pela frase "Deus está morto", na qual tenta sintetizar toda sua crítica à estrutura valorativa e anti-humana presente no cerne da cultural ocidental-cristã. O trecho citado pelo exercício representa uma das grandes críticas do autor aos destinos dessa cultura, uma completa incapacidade de visualizar sentido e horizonte. Um niilismo completo. A resposta é letra D.

    Gabarito do professor: Letra D


  • Resposta: d.

     

    A ideia de decadência cultural comparece no pensamento de Nietzsche. O trecho da questão reforça esta ideia, já que fala de tristeza, de sentimento de inutilidade, de aridez e de abismo.

     

    Fonte: Vestibular.uol

  • O pensamento niilista de Nietzsche faz parte de sua doutrina teórica que trata sobre uma visão negativa e pessimista sobre qualquer situação ou realidade. Consiste na negação de vários princípios, causando essa visão decadente sobre a sociedade na qual se está inserido.

    Equipe Descomplica

  • Letra D

    ...Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o vinho tornou-se veneno...

  • por que não pode ser a letra B?

  • Nilismo de Nietzsche

    Por meio da corrente niilista, o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, propõe a “ausência de sentido” atrelado ao conceito de “Super-Homem”. Eles surgem a partir da “Morte de Deus”, ou seja, da ausência de qualquer princípio.

    Dessa maneira, estando os homens destituídos de normas, crenças, dogmas, tradições, eles regerão suas vidas (livre arbítrio). Isso resultará na criação de “homens novos” por meio do que ele denomina de “vontade de potência”.

    De tal modo, o poder e os valores fruto das instituições (religiosas, sociais e políticas) tornam-se inexistentes. Surge assim, um homem livre e não corrompido por qualquer tipo de crença, o qual realiza suas próprias escolhas.

    Quando o “Super-Homem” determinado por Nietzsche adquire esse poder, ocorrerá a transmutação de todos os valores.

  • Por opinião propria, acho que nenhuma das alternativas cabem neste texto. E dado a alternativa correta em nenhuma momento o texto cita cultura, nem mesmo subliminarmente, apenas o pesar geral da vida.

  • Nietzsche e Clarice no ENEM são problema hahahaha

    Galera, viu Nietzsche na prova, mas não sabe o que marcar, procura a alternativa em que há mais critica (crítica à sociedade, aos valores, aos filósofos , aos artistas etc.). A probabilidade de acerto é grande ("Eu não sou homem, sou dinamite").

    O excerto em questão é uma crítica dele à cultura alemã. Fica difícil, somente com o texto, inferir essa resposta, visto que Nietzsche faz uso de muitas figuras de linguagem, metáforas, analogias... A própria língua é uma barreira (Só é possível filosofar em alemão, afirmara certa vez Caetano).

    Então, estudem.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • A letra B dava um pouco de confusão, porém, a palavra desvela=interessar=atentar, ou seja, não tinha sentido ao niilismo, pois, o mesmo trata os valores cotidianos/ocidentais/morais com certo desprezo, é como se você aquele cara rebelde da escola que fica falando que tira nota baixa porque o sistema que está errado.

    O Bruno Aires abaixo explicar bem direitinho o que quero dizer com esse "fod*-se a moral e aos princípios cristãos" que Nietzsche gostava de exaltar.


ID
2172748
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Por meio da arte, o ser humano lê e representa a realidade vivida, utilizando para isso a imaginação e a capacidade criativa. No mundo contemporâneo, este processo sofre a influência da chamada “indústria cultural”, que tem como característica

Alternativas
Comentários
  • " indústria cultural" foi a chave para resolver essa questão. A imaginação e a capacidade criativa inseridas no contexto da industrialização a fim de submeter-se aos mesmo princípios.

    APMBB

  • Leia sempre atentamente os textos, ali você já tem sua resposta com a palavra chave ''indústria cultural''

    Eu logo consigo associar com uma linha de produção de quadros, vídeos, filmes. Entretenimento sendo produzindo em grande escala.(ex: Netflix)

    GAB A

    APMBB


ID
2411941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Por que é que a gente nasce? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido? Deus existe? Deus não existe? A matéria é eterna? Por que nascemos? Por que morremos? Qual é a origem do Mal e do sofrimento? Por que é que, no momento em que nascemos, já estamos condenados à morte por um crime que não cometemos? A Arte é uma tentativa de resposta a essas indagações. Vejam bem: não é uma tentativa de explicação, como a da Ciência; é uma tentativa de, pela criação da Beleza artística, criar uma resposta ou uma contraproposta à Beleza e à Feiura naturais. A Arte, em qualquer tempo e em qualquer lugar, foi, e será sempre, uma daquelas tentativas de resposta que o Homem empreende perante o desafio do mundo, o enigma do Universo, o segredo da Vida e da Morte. O que pode variar — e varia — é a maneira de cada comunidade enfrentar esses problemas e realizar sua Arte peculiar e singular.

Ariano Suassuna. Uma teoria da arte rupestre. Anais do I Simpósio de Pré-História do

Nordeste Brasileiro. Recife: CNPq, UFPE, 1991, p. 127 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como motivação, julgue o item subsecutivo, a respeito da estética e da filosofia da arte.
Infere-se do texto que, para seu autor, a arte e o pensamento são indissociáveis, já que, por meio da arte, é possível tentar responder às questões do pensamento.

Alternativas

ID
2411944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Por que é que a gente nasce? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido? Deus existe? Deus não existe? A matéria é eterna? Por que nascemos? Por que morremos? Qual é a origem do Mal e do sofrimento? Por que é que, no momento em que nascemos, já estamos condenados à morte por um crime que não cometemos? A Arte é uma tentativa de resposta a essas indagações. Vejam bem: não é uma tentativa de explicação, como a da Ciência; é uma tentativa de, pela criação da Beleza artística, criar uma resposta ou uma contraproposta à Beleza e à Feiura naturais. A Arte, em qualquer tempo e em qualquer lugar, foi, e será sempre, uma daquelas tentativas de resposta que o Homem empreende perante o desafio do mundo, o enigma do Universo, o segredo da Vida e da Morte. O que pode variar — e varia — é a maneira de cada comunidade enfrentar esses problemas e realizar sua Arte peculiar e singular.

Ariano Suassuna. Uma teoria da arte rupestre. Anais do I Simpósio de Pré-História do

Nordeste Brasileiro. Recife: CNPq, UFPE, 1991, p. 127 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como motivação, julgue o item subsecutivo, a respeito da estética e da filosofia da arte.
De modo geral, a função da arte na história da humanidade foi sempre a mesma: criar a beleza.

Alternativas
Comentários
  • Beleza, demostrar valores, gerar valores etc.

  • A arte tem 3 funções principais: a função pragmática, a naturalista e a formalista:

    Função pragmática – A arte tem uma finalidade não-artística. Os critérios de avaliação da arte são exteriores à obra. Não está relacionada à qualidade estética, mas sim ao critério moral e eficaz.

    Função naturalista – O conteúdo da obra é mais importante do que seu modo de apresentação. Avalia a integridade da arte.

    Função formalista – Está focada na apresentação da arte e se apega à estética, à organização dos elementos que compõem uma obra de arte.

    FOENTE;https://www.grupoescolar.com/pesquisa/funcoes-da-arte.html

    Bons estudos!


ID
2411950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Por que é que a gente nasce? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido? Deus existe? Deus não existe? A matéria é eterna? Por que nascemos? Por que morremos? Qual é a origem do Mal e do sofrimento? Por que é que, no momento em que nascemos, já estamos condenados à morte por um crime que não cometemos? A Arte é uma tentativa de resposta a essas indagações. Vejam bem: não é uma tentativa de explicação, como a da Ciência; é uma tentativa de, pela criação da Beleza artística, criar uma resposta ou uma contraproposta à Beleza e à Feiura naturais. A Arte, em qualquer tempo e em qualquer lugar, foi, e será sempre, uma daquelas tentativas de resposta que o Homem empreende perante o desafio do mundo, o enigma do Universo, o segredo da Vida e da Morte. O que pode variar — e varia — é a maneira de cada comunidade enfrentar esses problemas e realizar sua Arte peculiar e singular.

Ariano Suassuna. Uma teoria da arte rupestre. Anais do I Simpósio de Pré-História do

Nordeste Brasileiro. Recife: CNPq, UFPE, 1991, p. 127 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como motivação, julgue o item subsecutivo, a respeito da estética e da filosofia da arte.
As diferentes culturas têm modos distintos de responder artisticamente aos problemas existenciais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
2411953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Por que é que a gente nasce? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido? Deus existe? Deus não existe? A matéria é eterna? Por que nascemos? Por que morremos? Qual é a origem do Mal e do sofrimento? Por que é que, no momento em que nascemos, já estamos condenados à morte por um crime que não cometemos? A Arte é uma tentativa de resposta a essas indagações. Vejam bem: não é uma tentativa de explicação, como a da Ciência; é uma tentativa de, pela criação da Beleza artística, criar uma resposta ou uma contraproposta à Beleza e à Feiura naturais. A Arte, em qualquer tempo e em qualquer lugar, foi, e será sempre, uma daquelas tentativas de resposta que o Homem empreende perante o desafio do mundo, o enigma do Universo, o segredo da Vida e da Morte. O que pode variar — e varia — é a maneira de cada comunidade enfrentar esses problemas e realizar sua Arte peculiar e singular.

Ariano Suassuna. Uma teoria da arte rupestre. Anais do I Simpósio de Pré-História do

Nordeste Brasileiro. Recife: CNPq, UFPE, 1991, p. 127 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como motivação, julgue o item subsecutivo, a respeito da estética e da filosofia da arte.
A estética, como área filosófica, ocupa-se da percepção sensorial, sendo, por isso, vinculada às ciências da natureza, como a biologia.

Alternativas

ID
2446168
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, provocariam resistências. Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudo-individuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência de livre-escolha. A padronização musical mantém os indivíduos enquadrados, por assim dizer, escutando por eles. A pseudo-individuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles, “pré-digerido”.

(Theodor Adorno. “Sobre música popular”. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno, 1986. Adaptado.)

Em termos filosóficos, a pseudo-individuação é um conceito

Alternativas
Comentários
  • Pseudo é um prefixo utilizado na língua portuguesa para indicar um teor falso cujo conteúdo não é real ou verdadeiro. Comumente, pseudo também é empregado como uma gíria, qualificando algo como duvidoso, mentiroso e que é falso.

    falsa altenticidade

    que expressa o controle disfarçado (FALSO CONTROLE) dos consumidores no campo da cultura. OS CONSUMIDORES ACHAM QUE PODEM ESCOLHER O QUE VAM OUVIR, MAS NA REALIDADE O QUE CONSOMEM É TUDO A MESMA COISA.

  • pseudo-individuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência de livre-escolha. 


ID
2747989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.


Por meio da educação e da cultura e do acesso às demais produções tecnológicas e intelectuais desenvolvidas pela humanidade ao longo de sua trajetória civilizatória, o ser humano tem a oportunidade de constituir uma personalidade moral.

Alternativas
Comentários
  • Faculdade Moral e Consciência são dois princípios morais da mente humana. ... Por Faculdade Moral entende-se o atributo da mente humana capaz de distinguir e eleger entre o bem e o mal ou, dito de outro modo, entre a virtude e o vício.


ID
2748091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.


O coletivismo é resultado da indústria cultural.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Coletivismo é qualquer perspectiva filosófica, política, religiosa, econômica ou social que enfatiza a interdependência de todos os seres humanos. Coletivismo é um elemento cultural básico da natureza humana que existe como o inverso do individualismo. 

  • Penso que errei essa questão porque entendi que COLETIVISMO é o mesmo que MASSA.

    Dessa forma, INDÚSTRIA CULTURAL promove a MASSIFICAÇÃO e não a COLETIVIZAÇÃO.

  • O resultado da Indústria Cultural é o Capitalismo.


ID
2748094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.


A indústria cultural resulta da razão técnica, do desenvolvimento e da legitimação de uma razão instrumental, desenvolvida e possibilitada a partir da Revolução Científica, sem o concurso da Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

  • A Revolução Industrial importou! Creio que esse tenha sido o erro na assertiva.

  • A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

    As condições desse fenômeno estiveram relacionadas com as mudanças trabalhistas e a introdução de novidades tecnológicas nos do final do século XIX. Com a maior parte da população operária e trabalhadores em geral usufruindo de tempo livre, houve maior procura por atividades de lazer e entretenimento.


ID
2748097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.


Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista. 

    Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes. 

    Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.


ID
2748100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.


Adorno defende a ideia de que a cultura de massas, ao contrário de uma cultura elitista, emana do povo.

Alternativas

ID
2829364
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao confrontar o culturalmente vigente em relação às suas potencialidades, o objetivo de uma linguagem dialética é

Alternativas

ID
2829367
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Compreender a sociedade como uma obra cultural, como uma obra de arte, como expressão do espírito absoluto hegeliano é

Alternativas
Comentários
  • C


ID
2829403
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A efetivação de uma cultura da sociabilidade, ou da intersubjetividade, pressupõe que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A efetivação há um conflito entre a educação para a servidão e a educação para a liberdade

    sociabilidade é a qualidade de sociável que apresenta uma pessoa, ou seja, aquele que de maneira natural tende a viver em sociedade, como também aquele indivíduo amável que se relaciona bem com todas as pessoas.

    Intersubjetividade é O relacionamento entre indivíduos no ambiente localiza-se no campo da ação, ou na liberdade de ação, o que implica a negociação com o outro.

    Significado de Efetivado

    De caráter permanente; que se conseguiu efetivar, tornar efetivo, estável, fixo.


ID
2834221
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.


A partir do exposto acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É correta a alternativa A, já que esta descrição do fenômeno estético se baseia nas ideias de Kant, que via a estética como um exemplo claro do encontro das inclinações pessoais com a condição humana de interpretar o mundo a partir do referencial racional.

    A apreensão do mundo e das coisas, no caso do belo, passava pela imaginação e sensibilidade na medida em que as nossas preferências e vocações pessoais nos inclinavam a preferir uma ou outra coisa. Passavam pela Razão já que Kant descreve a Razão como o conjunto de ferramentas de que o homem dispõe para dar sentido ao real, não havendo nenhum fenômeno de entendimento humano que não fosse, ao menos em parte, racional.

  • Kant quebrou a Antinomia que existia no campo estético

    Gregos : Arte está na natureza

    Racionalistas : A beleza é bela quando provém de uma ideia nossa., confundindo-se com a verdade

    Empiristas: Belo é o que agrada nossas sensações.

    Kant : 'A arte seria sensações e racionalizações, entretanto não há um conceito absoluto do que é um arte boa.

    A arte tem uma harmonia da Episteme.

    LETRA A

    APMBB


ID
3408847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que é indústria cultural, afirma o seguinte: “A cultura – feita em série, industrialmente, para o grande número – passa a ser vista não como instrumento de crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 358). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre o tema indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3408850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A cultura aponta para o mundo como ele é, com hábito, costumes, valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidades do mundo, tira-nos do habitual, rompe os costumes, propõe outros valores.

Já a cultura de massa e a indústria cultural estão ligadas à cultura e não à arte, pois reiteram o que já sabemos, têm efeito tranquilizante sobre seu público, oferecendo entretenimento e passamento que não propiciam a compreensão mais profunda do mundo”

(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359).


A partir da leitura do fragmento, bem como de seus conhecimentos sobre indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C