SóProvas


ID
2412040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à interação entre sociedade e natureza.

A densificação urbana gera um processo denominado ilhas de calor, que, com o aumento da temperatura, atuam como zonas de alta pressão, reduzindo a poluição nas áreas urbanas de maior adensamento populacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Há o aumento da poluição, e esta é responsável por parte do problema.

     

  • GABARITO: ERRADO.

     

     

    Efeitos das ilhas de calor

    As ilhas de calor urbanas são favoráveis ao aumento da temperatura no inverno nas cidades de latitudes médias, mas provocam muito desconforto nas cidades de clima tropical e quente.

    A ilha de calor é um fenômeno também caracterizado pelo aumento da precipitação convectiva (tempestades associadas a nuvens tipo Cumulonimbus ou Cb) sobre a área urbana ou a sotavento desta (isto é, para onde o vento arrasta o convectivo). Mais precisamente: os prédios fazem com que não haja brisas e ventos com isto e a poluição, temos verdadeiras ilhas de calor.

  • ERRADA!!!

    FACA NA CAVEIRA 2018

  • aumento da temperatura = redução da pressão atmosférica (zonas de baixa pressão)

  • GALERA, cuidado ao lerem textos de maneira rápida, pois uma informação importante (que neste caso anulou a assertiva), pode nos levar ao erro.

    O TEXTO INFORMA QUE AS ILHAS DE CALOR REDUZEM A POLUIÇÃO.

    NEGATIVO!

     

  • hahahaha! 

     

    Sertão Brasil !

  • Ilhas de calor X inversão térmica.


    Ilhas de calor : o Adensamento populacional e o elevado numero de prédios nas grandes cidades impedem que os ventos dissipem o calor,com especial contribuição das superfícies impermeáveis do pavimento e espelhadas dos edifícios.


    inversão térmica: as massas de ar se invertem,sendo que a massa fria desce e a quente sobe,causando um arrastamento da poluição atmosférica para as camadas mais baixas.

  • INVERSÃO TÉRMICA AUMENTA A POLUIÇÃO !

  • Fenômeno que se manifesta no desenvolvimento da atividade urbana são as ILHAS DE CALOR, que ocorrem nos pontos da cidade, geralmente o CENTRO, que possuem mais concreto, asfalto e prédios. Nestas regiões, a temperatura é mais quente que nas áreas PERIFÉRICAS.

    O excesso de asfalto e de concreto causa ainda outro problema observado nos grandes centros urbanos, o da impermeabilização do solo, que é a perda da capacidade de absorção da água pelo solo.

    Resposta: Errado

  • AUMENTANDO a poluição nas áreas urbanas de maior adensamento populacional.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que trata sobre as ilhas de calor e suas influências nas áreas urbanas.

    Para responder a questão é importante entender o que são ilhas de calor, como acontecem e quais os impactos causados em ambientes urbanos.

    A ilha de calor é um fenômeno climático que se caracteriza no aumento da temperatura nas cidades comparando-se com áreas vizinhas, como as zonas rurais, por exemplo. Esse aquecimento ocorre a partir do processo de impermeabilização do solo, em que a vegetação é substituída por materiais como asfalto, concreto e superfícies mais escuras, que absorvem mais calor.
    Entre as causas que levam a ocorrência de ilhas de calor podemos citar a concentração de materiais que absorvem mais calor durante o dia, contribuindo para o aumento da temperatura do ar nas suas proximidades. Entre esses materiais podemos citar o asfalto presente em ruas, avenidas e rodovias, o concreto de edifícios e calçadas, os tijolos e qualquer tipo de material com características semelhantes.
    Outro fator é a maior poluição atmosférica com a grande emissão de gases poluentes, através de automóveis e veículos e da industrialização, que faz com que o calor seja retido próximo da superfície, aumentando a temperatura da mesma.
    Além disso, podemos citar também a concentração de edificações que barram o fluxo natural dos ventos - que em tese contribuiria para a diminuição da temperatura -, e bloqueia a saída do ar quente oriundo da superfície e o mantém ali, impedindo sua passagem para camadas mais altas. Com essa retenção do ar quente, a superfície aumenta sua temperatura causando um maior aquecimento da região.
    Por fim, é importante ressaltar que com o aquecimento da superfície causado pela impermeabilização do solo, a ausência de vegetação e uma maior poluição atmosférica, o ar quente que gera esse aquecimento se desloca para zonas de baixa pressão onde as temperaturas são mais altas.
    Portanto, a afirmativa está ERRADA, uma vez que a ilha de calor ocorre em áreas onde há uma grande poluição atmosférica e uma alta densificação de edifícios, que geram o aumento da temperatura fazendo com que o ar atue em zonas de baixas pressões e não em altas, conforme reforçado na asserção contida no enunciado.
    Gabarito da questão: ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • ILHAS DE CALOR

    - as regiões urbanas são mais quentes do que as zonas rurais, Isso ocorre pois nos centros urbanos em geral são desmatados e impermeabilizados pelo asfalto de forma maior, além de possuírem grandes construções. O asfalto e o concreto são materiais que retém calor e as grandes construções impendem a circulação do ar.

    *zonas centrais tendem a ser mais quentes do que zonas periféricas.

    Falta de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o albedo, o poder refletor de determinada superfície (quanto maior a vegetação, maior é o poder refletor) e logo levando a uma maior absorção de calor e gera a maior concentração de gás carbônico (que é absorvido pelas vegetações)