-
A internacionalização da economia brasileira traz ganhos de competitividade, não perda. Além disso, não há transferências de fábricas para a América Latina e, por fim, não há queda da participação dos serviços no PIB, e sim aumento.
-
ERRO: queda da participação da indústria e dos serviços no PIB nacional neste século
A participação dos serviços no PIB só aumenta.
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,so-os-servicos-crescem-mais-que-o-pib,145791e
-
http://datasebrae.com.br/pib/
O período posto foi "século", só aumentou, apesar de nos últimos anos existir uma variação de baixa amplitude, ora pouco negativa, ora pouco positiva.
-
Acho que o erro da quetão esta nessa afirmação: "uns dos efeitos da internacionalização da economia brasileira é a perda de competitividade da indústria nacional, com a transferência de fábricas da região concentrada do país para outros países da América Latina e da Ásia".
Promissora na década de 1980, a indústria brasileira entrou em declínio e hoje representa apenas pouco mais de 10% do Produto Interno Bruto do país. O conjunto de fatores que colaboraram para essa tendência foi observado em toda a América Latina, mas o Brasil, por seu tamanho e relevância, é o mais significativo caso de desmantelamento precoce da indústria, aponta relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, Unctad, divulgado nesta quarta-feira.
O documento anual, que avalia o cenário econômico mundial, abordou amplas tendências econômicas e no caso do Brasil destacou o quadro de retrocesso. De acordo com a Unctad, no começo da década de 1970 a participação das manufaturas na geração de emprego e valor agregado no Brasil correspondia a 27,4%, em valores da época, enquanto que em 2014 essa participação caiu para 10,9%.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37432485
-
https://www3.eco.unicamp.br/cede/centro/146-destaque/508-desindustrializacao-no-brasil-e-real-e-estrutural
"Para o professor colaborador do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Wilson Cano, não há dúvidas de que o país passa por um processo contínuo de desindustrialização (...) situação desencadeada pela abertura do mercado brasileiro iniciada no governo Collor (1990-1992), responsável por enfraquecer a produção industrial interna"
O que torna o enunciado incongurente é dizer que a participação dos serviços também diminuiu.
;)
-
difícil , errado e certo, o brasil vem perdendo industrias para outros países como méxico, india e china, por outro lado não há queda da participação do pib, mas por outro lado o setor primário é o setor que vem recuperando a economia do país.
-
Gabarito: ERRADO.
Há uma queda na participação da indústria no PIB.
Entretanto, o setor de serviços é o que mais cresce.
Prof. Giovanni Mannarino
-
AGRO AQUI É TUDO...
-
No Brasil acontece a INTERIORIZAÇÃO DA INDUSTRIA (diferente de desindustrialização). Isso causa o aumento das cidades médias.
-
questão bem capciosa. o setor de serviços compõe uma parcela muito importante do PIB.
-
“Agro é tech, agro é pop”
-
Um dos efeitos da internacionalização da economia brasileira é a perda de competitividade da indústria nacional,
na hora que eu vi eu não aguentei e marquei errado
“Agro é tech, agro é pop”
#PMAL2021
-
A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. O texto associado aborda aspectos contemporâneos da indústria nacional. Sobre a desindustrialização no Brasil julgamos a afirmativa a seguir.
Análise do item:
A internacionalização da economia força o aumento da competitividade devido a concorrência estrangeira, enquanto que as indústrias brasileiras que foram transferidas para o exterior foram predominantemente para a China e não para a América Latina e por último, o setor de serviços pouco foi afetado pela desindustrialização, já que pode atuar com insumos importados e representa outro setor da economia não dependente completamente da indústria nacional.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO