Marras (2000) apresenta duas metodologias para a entrevista de seleção: estruturada e não-estruturada.
A entrevista estruturada baseia-se num método previamente estabelecido que determina como ocorrerá a entrevista, de forma padronizda e sistemática. O autor destaca essa padronização como vantagem da entrevista estruturada, já que facilita a comparação dos resultados entre os diversos candidatos. Segundo Chiavenato (2002, p.236), "Sua vantagem reside no fato de que o entrevistador não precisa se preocupar quanto aos assuntos que irá pesquisar junto ao candidato, nem com sua sequência". Por isso, esse tipo de entrevista é utilizado por entrevistadores sem muita experiência. Bohlander et al (2003) acrescenta como vantagem da entrevista estruturada o fato de reduzir possíveis acusações de discriminação, afinal, são feitas as mesmas perguntas a todos os candidatos.
Pessoal, se a gente puder estudar o significado de certas palavras, dá para pelo menos chegar muito perto do que quer a banca.
Busquei algumas definições sobre "Análise Predidita" ou a palavra "Preditivo".
1. Ato de realizar uma ação previamente estabelecida.
A manutenção anual de veículos é PROGRAMADA, não Preditiva. Na manutenção preditiva faz-se o acompanhamento através de múltiplos indicadores para apenas intervir quando é absolutamente necessário, podendo-se adiantar conscientemente a intervenção com o fim de não interferir com o funcionamento ativo do equipamento. No caso da Programada esta faz-se de acordo com um plano/calendário de intervenção - Ricardo.
2. Teorias com forte poder preditivo são altamente valorizadas, porque as previsões podem muitas vezes encorajar o falseamento da teoria.
3. Prevendo o futuro, Parte 1: O Que é a Análise Preditiva?
É possível usar a análise preditiva para resolver seus problemas mais difíceis. Ela ajuda a descobrir padrões no passado que podem sinalizar o que está por vir. Este é o primeiro artigo de uma série de quatro voltados para a análise preditiva. Ele começa com as analíticas em geral e, em seguida, posiciona analíticas acionadas por dados em relação a regras de negócio e conhecimentos especializados. Os dois tipos de conhecimento podem melhorar a sua capacidade de tomada de decisão. A análise preditiva é capaz de descobrir padrões ocultos nos dados que o especialista humano não pode ver. Ela é, na verdade, o resultado de matemática aplicada a dados. Como tal, beneficia-se de inteligentes técnicas matemáticas, bem como de dados bons. Considerando que podemos aplicar a análise preditiva para uma infinidade de conjuntos de dados em diferentes segmentos de mercado e verticais, este artigo ajuda você mesmo a identificar alguns aplicativos de analíticas preditivas.
Meus comentários: Sabendo desse conceitos podemos concluir que, ao se elaborar uam entrevista da forma estruturada, uma empresa organizar tal processo baseado em dados que já ocorreram no passado, estão ocorrendo ou poderão ocorrer, muito porque foram baseados em estudos e que poderão ocorrer certamente no futuro. Menosprezar toda essa soma de estudos a apenas 10% seria uma ofensa à competência e aos conhecimentos de quem os elabora. Saquem como exemplo o técnicos em meteorologia: devido a estudos dos mais complexos hoje existentes e com um grande aparato tecnológico, fica difícil eles acertarem apenas 10% das previsões de tempo, não que seja impossível, mas que em 90% eles acertam, e isso, hoje, é fato.
Ante o exposto, creio sim que a questão está errada.
Ao dispor para demais esclarecimentos.
va seu comentário...