-
Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais dos candidatos com vistas a possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos pemitem identificar não só as habilidades pessoais dos candidatos, mas também a previsão do comportamento dos candidatos nos cargos respectivos. São alguns deles:
Testes psicológicos - Constituem uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento no que se refere as aptidões pessoais da pessoa. Têm 3 características essenciais, são elas: preditor - consiste na capacidade de oferecer resultados prospectivos sobre o comportamento no cargo; validade - capacidade de se medir a variável humana que se têm em vista medir e precisão - capacidade de se apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa.
Técnicas de simulação - Abre mão de um procedimento individual e verbal ou de execução para se basear em um quadro social, como por meio da dramatização.
Ou seja, os testes psicológicos não são testes de simulação.
-
Recursos Humanos - Chiavenato
" A par dos resultados, dos testes psicológicos e das entrevistas, o candidato é submetido a uma situação de dramatização de algum acontecimento geralmente relacionado ao futuro papel que desempenhará na empresa, fornecendo uma expectativa mais realista acerca de seu comportamento no futuro cargo. O erro provável intrínseco a qualquer sistema de seleção pode ser sensivelmente reduzido, e inclusive o próprio candidato pode verificar sua adequação ou não ao cargo pretendido pela simulação de uma situação que futuramente terá de enfrentar."
Bom, na verdade, acredito ser o contrário:
procedimentos de simulação de situações de trabalho baseiam-se em testes psicológicos
Primeiro vc faz um teste psicológico e depois vc simula, dramatiza a tal situação. O teste psicológico não se baseia na simulação, ele é feito primeiro e com os resultados dele é feito a simulação.
Questão muito complexa.
-
Teste de simulação de situações de trabalho é uma técnica de seleção que é utilizada para cargos altos.
-
O erro da questãos é: procedimento de simulação de trabalho é "técnicas vivenciais".
Técnicas vivenciais são: Provas situacionais que são situações reais do cargo. Trata-se de um dos métodos mais caro e trabalhoso.
-
As dinâmicas de grupo baseiam-se em procedimentos de simulação de situações de trabalho
-
Segundo Flávio Pompêo,
“Testes psicológicos são instrumentos padronizados que servem de estímulo a determinado comportamento do examinado. Visam predizer o comportamento humano com base no que foi revelado na situação de teste”. Existem centenas de testes psicológicos diferentes, mas o mais importante é que eles tenham três características: predição, validade e precisão.
Segundo Chiavenato
"As técnicas de simulação procuram passar do treinamento individual e isolado para o tratamento de grupos e do método exclusivamente verbal ou de execução para a ação social. Seu ponto de partida é o drama, que significa reconstituir em cima de um palco- contexto dramático- no momento presente, no aqui e agora, o acontecimento que se pretende estudar a analisar o mais proximamente do real. Assim, o protagonista, ao dramatizar a cena, assume um papel (role playing) e permanece em um palco circular rodeado por outras- contexto grupal- que assistem à sua situação e podem vir ou não a participar da cena. As técnicas de simulação são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. A principal técnica de simulação é o psicodrama, que se fundamenta na teoria geral de papéis: cada pessoa põe em ação os papéis que lhe são mais característicos sob forma de comportamento, seja isoladamente, seja em interação com outra pessoa ou outras pessoas. Age no aqui e agora como em seu cotidiano, o que permite analisar e diagnosticar seu próprio esquema de comportamento.
As técnicas de simulação abriram um campo interessante para a seleção de pessoas. As características humanas e o potencial de desenvolvimento revelados pelas técnicas tradicionais de seleção precisam aguardar sua confirmação ou não apartir de algum tempo de desempenho no cargo pelo fato de não pesquisarem o comportamento de fato dos candidatos e suas interações com pessoas, situações e desafios. Muitas organizações utilizam as técnicas de simulação como complemento do diagnóstico: além dos resultados das entrevistas e dos testes psicológicos, o candidato é submetido a dramatização de algum acontecimento geralmente relacionado ao futuro papel que desempenhará na organização, fornecendo alguma expectativa mais realista acerca de seu comportamento no futuro cargo.
-
Em uma organização, os testes psicológicos baseiam-se em procedimentos de simulação de situações de trabalho.
São coisas diferentes!
questão errada
As técnicas citadas na questão são duas técnicas diferentes de seleção. Faz parte do processo de Agregar Pessoas.
Segundo Chiavenato, são elas:
1-entrevistas;
2-provas de conhecimento;
3-testes psicológicos; "medida objetiva e estandartizada de uma amostra do comportamento no que se refere a patidões de pessoas. São utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. (...) Os testes psicológicos utilizados no processo seletivo focalizam principalmente as aptidões. Servem para determinar quanto elas estão presentes em cada pessoa, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho". Os testes psicológicos medem as aptidões de forma individual a fim de oferecer um prognóstico futuro do seu potencial de desenvolvimento.
4-testes de personalidade;
5-testes de simulação. "deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupo e substituem o método verbal ou de execução pela ação social". As técnicas de simulação são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. A principal técnica de simulação é o psicodrama. As técnicas de simulação são utilizadas nos cargos que exijam relacionamento interpessoal, como direção, compras, atendimento ao público etc. É uma técnica auto-avaliativa, ou seja, dá ao candidato a possibilidade de se auto-avaliar em sua adequação ao cargo pretendido, por meio da simulação de uma situação que futuramente terá de enfrentar.
CHIAVENATO, IDALBERTO.Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3º edição, Rio de Jnaneiro, Ed. Elsevier, 2010. Pag 151-158.
-
GABARITO: Errado
A questão trata de "Técnicas de Simulação" e não de "Testes Psicológicos".
TESTES PSICOLÓGICOS (ou PSICOMÉTRICOS): analisam se o candidato tem facilidade de adaptação em meio a novas situações. Avaliam a capacidade (se o candidato pode ou não desenvolver certo tipo de trabalho) e a aptidão (predisposição natural para desenvolver determinado trabalho).
TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO: tem o objetivo de reconstituir, em cima de um palco, o acontecimento que se pretende estudar e analisar o mais próximo da realidade.
-
Caros colegas de estudos, venho humildimente pedir que usem menos cores nos comentários, depois de horas de estudos olhando para tela a nossa visão já não aguenta essas cores roxo, verde, vermelha laranja, etc, Basta usar o preto e destacar a parte mais importante em "negrito" ou "marca texto!"
Muito agradecida quem fizer essa gentileza!
E vamos lá rumo a aprovação! Bons estudos galera!
-
TÉCNICAS DE SELEÇÃO APROPRIADAS PARA SE AVALIAR E MEDIR OS CANDIDATOS
- PROVAS DE CAPACIDADE: BASEIA-SE EM HABILIDADES PARA O DESEMPENHO DE CERTAS TAREFAS.
- TESTES PSICOLÓGICOS: BASEIA-SE EM APTIDÕES PARA CERTAS FORMAS DE TRABALHO.
- SIMULAÇÕES: BASEIA-SE EM COMPORTAMENTOS INTERPESSOAIS.
OU SEJA, TESTES PSICOLÓGICOS ESTÃO VOLTADOS PARA APTIDÕES, E NÃO PARA COMPORTAMENTOS. ESTES SIM SÃO BASEADOS EM SIMULAÇÕES.
GABARITO ERRADO
-
-
Gab: ERRADO
Aptidão --> Testes Psicológicos.
Simulação --> Testes Comportamentais.