SóProvas


ID
2415085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base nos conceitos da termodinâmica clássica aplicados a compressores alternativos, motores de combustão interna e turbinas a gás, julgue o seguinte item.

A eficiência térmica do ciclo Brayton das turbinas a gás que operem entre dois níveis de temperatura fixos será tanto maior quanto maior for a razão entre as pressões da substância de trabalho antes e depois do processo de compressão do ciclo.

Alternativas
Comentários
  • A eficiência depende da Razão de Pressão, que é definida como a razão entre a pressão de alta (p2 ou p3) e a pressão de baixa (p1 ou p4).

  • Na verdade o erro da questao esta no fato de ser a razao entre as pressoes DEPOIS e ANTES da compressão, e nao como foi versado na questao ( ANTES E DEPOIS)
  • Corrigindo Arthur Silva, a relação de pressão está relacionado entre os pontos P2/P1 ou P3/P4 (pois P2/P1 = P3/P4). Isso implica que realmente é DEPOIS e ANTES da compressão (como Leo escreveu, P2/P1) ou ANTES e DEPOIS da expansão (P3/P4).

     

    Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~franklin/ES672/pdf/turbina_gas_ciclos.pdf (slide 15 de 27)

  • A eficiência térmica do ciclo Brayton das turbinas a gás que operem entre dois níveis de temperatura fixos será tanto maior quanto maior for a razão entre as pressões da substância de trabalho antes e depois [depois e antes] do processo de compressão do ciclo.

  • A razão de compressão é sempre pressão alta/pressão baixa, ou seja, um número maior que a unidade. O enunciado trocou a ordem.

  • A credito que a questão cometeu outro erro também, ale, do depois e antes. A eficiência irá aumentar em relação a razão de pressão até um certo ponto em que a eficiência irá cair, mesmo com o aumento da razão de pressão. Então, não será maior quanto maior for, há um limite para isso. Passando desse limite, a eficiência será MENOR quanto MAIOR for a razão de pressão...