SóProvas


ID
2415622
Banca
IBEG
Órgão
IPREV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão

Dia Mundial da Aids é comemorado

com palestra e caminhada

Roseli Servilha

        O Dia mundial de luta contra a AIDS é celebrado nesta quinta-feira, 1º, e desde esta quarta, palestras alusivas ao dia foram realizadas no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).

        Tema como ‘Um novo olhar na prevenção do HIV’, foi proferido pela médica Leila Regina Amorim, que falou sobre novas alternativas para prevenção da doença. Leila aproveitou para falar sobre formas de prevenção.

        “Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo e, não só a orientação de usar preservativo. Mas, também, outras situações de onde o paciente foi exposto”.

        Ela fala sobre a profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP), para aqueles indivíduos que estiveram em uma situação sexual de risco, “é possível fazer uso das medicações, numa forma de evitar complicações”.

        A profilaxia pré-exposição (PREP), vem mostrando eficácia em sua atuação, mas ainda não está disponível no Brasil, “a perspectiva é de que no início do ano que vem, ela seja implantada no nosso país”, revela. O novo medicamento, segundo Leila, não será para todas as pessoas, mas aquelas que têm risco maior de adquirir a doença.

        O Cedap é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), referência na Bahia para diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 17h, e está localizado à Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia - Salvador.


(retirado de http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1820495 em 30\11\2016)

De acordo com o texto é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O verbo "proferir" encontra-se no particípio. Isso está em desacordo com a assertiva que afirma que o referido verbo encontra-se no pretérito. 

    Gabarito: Assertiva A.

  • Vamos ao que segue....

     

    A -  A locução verbal com o verbo “proferir”, no pretérito, que aparece no segundo parágrafo do texto, garante a informação de que as atividades iniciaram no dia anterior.

    ERRADO - O Excerto do texto: " Tema como ‘Um novo olhar na prevenção do HIV’, foi proferido pela médica Leila Regina Amorim,...)

    Pela forma verbal não podemos garantir que as atividades foi iniciado no dia anterior... A ação foi iniciada no passado, porém, pelo contexto, perecebe-se que a ação foi realizada há mais tempo atrás...

     

    B- Segundo a palestrante, AIDs é doença a ser prevenida e não apenas evitada.

    CORRETO - Segundo o texto: "Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo e, não só a orientação de usar preservativo. Mas, também, outras situações de onde o paciente foi exposto”.

     

    C -  Para a palestrante, a prevenção combinada é mais importante porque observa um conjunto de ações.

    CORRETO - Segundo está no texto: “Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo e, não só a orientação de usar preservativo. Mas, também, outras situações de onde o paciente foi exposto”."

     

    D  A profilaxia, apesar de eficiente, ainda não foi implantada no Brasil.

    CORRETO -  "A profilaxia pré-exposição (PREP), vem mostrando eficácia em sua atuação, mas ainda não está disponível no Brasil,..."

     

    E -  O Cedap, apesar de ser uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado, é referência na Bahia no que se refere ao diagnóstico e tratamento da doença.

    CORRETO - "  O Cedap é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), referência na Bahia para diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis."

    OBS: fiquei em dúvida nessa questão por afirmar que "..., apesar de ser uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado, ..." mostra um sentido de oposição o que não é mostrado no texto...

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • Fiquei na dúvida entre a "A" e a "D". Claro que marquei a "D".


    Mas, desta vez, até que tem fundamento: a profilaxia, de acordo com o texto, pode ser: profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP) ou profilaxia pré-exposição (PREP). A alternativa "D" fala na palavra de maneira geral: "profilaxia". Ora, a profilaxia pós-exposição já é feita atualmente, conforme o texto, para aqueles indivíduos que estiveram em uma situação sexual de risco. Portanto, como a alternativa não especifica qual o tipo de profilaxia abordada, a questão pode estar certa ou errada. A meu ver, passível de anulação.

  • Fagner Ribeiro, o erro da A não tem nada a ver com particípio e o verbo estar no pretérito. É uma locução verbal, que está sim no pretérito. O erro no enunciado, é o termo 'garante'. A locução verbal no pretérito, por si só, não garante que a palestra foi ministrada no dia anterior, mas apenas no passado. O que dá esse sentido é o contexto - análise com o primeiro parágrafo. Errei por este motivo.

  • Acredito que A e D seriam respostas corretas para a pergunta.

    A - o verbo não garante que a palestra foi proferida no dia anterior. outra coisa, lendo os dois primeiros parágrafos entendi o autor falando assim -> o dia mundial... é celebrado nesta quinta dia 1º, e desde esta quarta (30/11, ou seja, o dia que o autor escreve) palestras foram realizadas. Então, entendo que tudo começou no dia 30/11. Sendo assim, mais uma vez, a locução do segundo parágrafo mostra que não há garantia que a palestra foi proferida no dia anterior.

    D - A profilaxia, apesar de eficiente, ainda não foi implantada no Brasil. "A profilaxia (...) ainda não... é genérico. O texto diz que profilaxia pré-exposição (PREP) não está disponível ainda no Brasil, mas da profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP) o texto não diz nada. Então essa segunda forma de profilaxia pode OU NÂO estar disponível no Brasil.

  • Assertiva e é, no mínimo, estranha. O texto não refere a concessão "apesar de"

  • interessante o raciocínio do fagner ribeiro mas discordo, a assertiva fala sobre a locução verbal com o verbo proferir, qual é a locução verbal com o verbo proferir? foi proferido ( neste caso a locução verbal ir+particípio está sim no pretérito, pois a análise não é apenas sobre proferir mas sobre a locução. O que torna a assertiva A incorreta, é o fato de que a locução verbal (foi proferido) não garante nada sobre o dia interior apenas que é um fato no passado.

    Outro fator que me chamou a atenção foi o ítulo do texto, comemorando o dia da AIDS? Comemora-se o dia de uma doença? comemora-se talvez o dia do combate a doença..

  • todas erradas, péssimo nível de conhecimento do examinador.

    A) Não garante dia anterior, só o contexto;

    B) Evitar e prevenir são equivalentes (assertiva bisonha);

    C) Palestrante não atribui como mais importante;

    D) Eficiência e eficácia não são sinônimos;

    E) Conjunção apesar da assertiva muda sentido.

    Aff....