SóProvas


ID
2416741
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As organizações por vezes se defrontam com situações em que documentos deixam de ser necessários, demandando transferência para arquivos de caráter geral, mas em condições de cumprir papel de guarda intermediária. Este procedimento normalmente é consequência da necessidade de se atender a prazos legais, ou discricionários, para que, a partir deste momento, recebam a destinação final, que costuma ser a eliminação do documento, ou:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO É  LETRA BB.

     

     

    Transferência e recolhimento
    • quando um documento passa do arquivo corrente para o interme­diário, dizemos que houve uma transferência de documentos.
    • quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
    Observações:
    a) em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;
    b) um documento de valor permanente pode voltar a ser corrente. Por exemplo, um processo “engavetado” há muito tempo pode ser desarquivado (certo assunto nele registrado volta a ser objeto de debate, após anos de esquecimento), tornando-se novamente muito consultado pela administração por algum período.
    Não se esqueça: As pessoas de mais idade ainda têm o costume de dizer, ao ir dormir: “vou me recolher”, pois as suas atividades naquele dia já se encerraram. Por isso, associem o arquivo permanente (a última idade, a da documentação mais antiga) sempre ao termo recolhimento (vide esquema mnemônico no 3, a seguir):
    Esquema mnemônico no 3
    corrente
    T
    intermediário
    R
    permanente
    (1a idade)

    (2a idade)

    (3a idade)
    Nomenclatura utilizada:
    T => transferência
    R => recolhimento
    Obs.: Os documentos transferidos para os arquivos intermediários ou recolhidos para os arquivos permanentes continuam tendo valor. Se deixassem de tê-lo, seriam eliminados. Portanto, tais procedimentos são realizados por causa da “frequência de uso dos documentos” e não em função do seu valor.

     

    (VALENTINI, 20114, 4ª EDIÇÃO)

  • Dica: quando vai para o permanente sempre é recolhimento. Quando vai para o intermediário é transferência. 

  • Lei 8.159
    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
     

    A gestão de documentos possui 3 fases :

    Produção,

    Utilização,

    AvaliaçãoDestinação,  conhecido PUAD.

     

    A fase que determina se haverá eliminação ou recolhimento é a 3º fase da gestão de documentos que cuida da Avaliação ou Destinação (são as duas últimas letras do PUAD).

    Fonte : Prof. Ronaldo Fonseca - estratégia 

     

  • TRANSFERÊNCIA - PASSA DA IDADE CORRENTE PARA INTERMEDIÁRIA

    RECOLHIMENTO - DA IDADE INTERMEDIÁRIA PARA A PERMANENTE


    OBSERVAÇÃO: DEPOIS DA IDADE INTERMEDIÁRIA OS DOCUMENTOS PODEM ELIMINADOS OU RECOLHIDOS


  • Resolução: a questão está explicando o funcionamento da movimentação dos documentos dentro do ciclo vital (arquivo corrente, intermediário e permanente). Em outras palavras, os documentos são produzidos nos arquivos correntes porque uma atividade institucional precisa ser desenvolvida. Quando essa atividade é realizada, o documento deixa de ter o valor inicial e aguarda o prazo para que possa ser transferido para o arquivo intermediário. No arquivo intermediário, os documentos podem ser consultados pelo arquivo corrente, caso necessário. Além disso, aguardam a sua destinação final, que pode ser a eliminação, como afirma questão, ou o recolhimento para a guarda permanente.

    Essa é a movimentação completa dos documentos, mas lembre-se que alguns documentos passam do arquivo corrente diretamente para o arquivo permanente ou são eliminados diretamente do arquivo permanente.

    Resposta: B