-
GABARITO CORRETO É LETRA BB.
Transferência e recolhimento
• quando um documento passa do arquivo corrente para o intermediário, dizemos que houve uma transferência de documentos.
• quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
Observações:
a) em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;
b) um documento de valor permanente pode voltar a ser corrente. Por exemplo, um processo “engavetado” há muito tempo pode ser desarquivado (certo assunto nele registrado volta a ser objeto de debate, após anos de esquecimento), tornando-se novamente muito consultado pela administração por algum período.
Não se esqueça: As pessoas de mais idade ainda têm o costume de dizer, ao ir dormir: “vou me recolher”, pois as suas atividades naquele dia já se encerraram. Por isso, associem o arquivo permanente (a última idade, a da documentação mais antiga) sempre ao termo recolhimento (vide esquema mnemônico no 3, a seguir):
Esquema mnemônico no 3
corrente
T
intermediário
R
permanente
(1a idade)
→
(2a idade)
→
(3a idade)
Nomenclatura utilizada:
T => transferência
R => recolhimento
Obs.: Os documentos transferidos para os arquivos intermediários ou recolhidos para os arquivos permanentes continuam tendo valor. Se deixassem de tê-lo, seriam eliminados. Portanto, tais procedimentos são realizados por causa da “frequência de uso dos documentos” e não em função do seu valor.
(VALENTINI, 20114, 4ª EDIÇÃO)
-
Dica: quando vai para o permanente sempre é recolhimento. Quando vai para o intermediário é transferência.
-
Lei 8.159
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
A gestão de documentos possui 3 fases :
Produção,
Utilização,
Avaliação e Destinação, conhecido PUAD.
A fase que determina se haverá eliminação ou recolhimento é a 3º fase da gestão de documentos que cuida da Avaliação ou Destinação (são as duas últimas letras do PUAD).
Fonte : Prof. Ronaldo Fonseca - estratégia
-
TRANSFERÊNCIA - PASSA DA IDADE CORRENTE PARA INTERMEDIÁRIA
RECOLHIMENTO - DA IDADE INTERMEDIÁRIA PARA A PERMANENTE
OBSERVAÇÃO: DEPOIS DA IDADE INTERMEDIÁRIA OS DOCUMENTOS PODEM ELIMINADOS OU RECOLHIDOS
-
Resolução: a questão está explicando o funcionamento da movimentação dos documentos dentro do ciclo vital (arquivo corrente, intermediário e permanente). Em outras palavras, os documentos são produzidos nos arquivos correntes porque uma atividade institucional precisa ser desenvolvida. Quando essa atividade é realizada, o documento deixa de ter o valor inicial e aguarda o prazo para que possa ser transferido para o arquivo intermediário. No arquivo intermediário, os documentos podem ser consultados pelo arquivo corrente, caso necessário. Além disso, aguardam a sua destinação final, que pode ser a eliminação, como afirma questão, ou o recolhimento para a guarda permanente.
Essa é a movimentação completa dos documentos, mas lembre-se que alguns documentos passam do arquivo corrente diretamente para o arquivo permanente ou são eliminados diretamente do arquivo permanente.
Resposta: B