SóProvas


ID
2416777
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Após análise e avaliação dos documentos acumulados em arquivo, devem-se estabelecer os prazos de guarda e determinar os que precisam ser eliminados. Além disso, selecionar os que serão recolhidos ao arquivo permanente por apresentarem valor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. VALENTINI (2014, 4ª EDIÇÃO) - 

    7. Valor primário e valor secundário dos documentos
    • valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
    Comentário:
    Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
    Obs.: No capítulo referente à avaliação e destinação de documentos, voltaremos a falar sobre a valoração dos documentos.

    Dica de prova:

    As bancas organizadoras dos vários concursos públicos costumam elaborar questões mencionando os termos “valor primário e/ou secundário” dos documentos. Já sabemos que os documentos que estão nos arquivos correntes e intermediários possuem valor primário e os que estão nos arquivos permanentes possuem valor secundário. Portanto, concursandos, caso caia valor primário – pensem imediatamente nas duas primeiras idades. Se cair valor secundário – associem no ato aos arquivos de 3a idade (vide esquema mnemônico no 4, abaixo):

    Esquema mnemônico no 4

    arquivo corrente – valor primário

    arquivo intermediário – valor primário

    arquivo permanente – valor secundário

  • Valor PRIMÁRIO ==> Fase CORRENTE e INTERMEDIÁRIA.

    Valor SECUNDÁRIO==> Fase PERMANENTE.

  • Essa questão deveria ter sido anulada pois valor histórico também é valor secundário. Olha o que diz a lei 8159 de 1991:

    3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • Arquivos de valor secundário ou histórico não representam a mesma carga semântica na arquivologia?  Não entendo mais nada...

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • DEVERIA SER ANULADA!!!!!!!!!!

  • Bah, fui seco no histórico...

  • Historico ou secundário 

  • O valor que todo documento do arquivo permanente necessariamente tem é o valor secundário. Esse valor pode ser histórico, cultural, informativo e/ou probatório. Portanto, um documento do arquivo permanente não é obrigado a ter valor histórico. Se B fosse a resposta, documentos de valor apenas cultural, informativo e/ou probatório seriam eliminados.

     

    A questão não é anulável, é só meio pegadinha.

  • Acho que é porque ele ainda vai para o permanente, por isso o valor dele é secundário. Quando ele já está na terceira idade, ai sim ele é considerado histórico.

  • Questão com dois gabaritos!!!

    Até onde eu aprendi o valor secundário é o valor histórico.

  • Ramon M. Brandão, na verdade valor histórico não é sinônimo de valor secundário, mas, tão somente, uma das especificações dele, ou seja, valor secundário poderia ser chamado de gênero e os valores histórico, informativo e probatório, de espécies de valor secundário.

    Como a questão pede de forma mais genérica o motivo pelo qual um arquivo é recolhido ao arquivo permanente, a letra A é a mais certa mesmo, até porque há as outras espécies de valores secundários que podem levar esse arquivo a ser recolhido, já citadas acima.

    Caso só tivesse a alternativa de 'valor histórico' aí seria ela a ser marcada, mas a gente sempre deve partir do geral pro específico, quer dizer, só marcamos a espécie se não tiver o gênero nas alternativas.

    Resumindo: o que leva um documento a ser recolhido ao arquivo permanente é seu valor secundário e este pode vir a ser histórico, informativo ou probatório.

  • De acordo com João e Leonardo (2013),

    "Os arquivos permanentes, por sua vez, são aqueles que deverão ser arquivados definitivamente e que, portanto, não podem ser eliminados jamais. Tais documentos devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário), ou seja, não mais possuem o valor primário. São classificados como permanentes, por exemplo, os documentos que revelam a origem, a constituição e a evolução da instituição, normas, regulamentos e outros que se caracterizam como históricos para a instituição. Ao contrário das idades corrente e intermediária, tais arquivos são abertos ao público, isto é, não há restrições quanto à possibilidade de pesquisa por terceiros."

    Dessa forma, compreendo que haveria duas alternativas para essa questão, B e E.

  • Essa banca é sujinha, terceira questão que vejo com dois gabaritos, eles são fogo.
  • Resolução: os documentos recolhidos para os arquivos permanentes são aqueles que cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e, após o tempo determinado pela tabela de temporalidade, adquiriram valor secundário e, por esse motivo, devem ser recolhidos para o arquivo permanente.

    Os documentos de valor secundário são aqueles que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas.

    Repare que as alternativas contém valor secundário (letra E) e histórico (letra B), que é uma característica dos documentos de valor secundário. Entretanto, aqui deve se escolher o valor secundário, pois ele contém diversas possibilidades (culturais, probatórias, informativas...), assim como o valor histórico.

    Resposta: E

  • Para informação a questão teve imposição de recurso, que foi indeferido. Segue resposta da banca:

    "O Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor secundário, que pode significar importância histórica."

    Link para consulta: http://www.coseac.uff.br/concursos/uff/2017/pdf/provas/NM/UFF-Edital-212-2016-RespostasRecurso_TecnicoemArquivo.pdf

    A explicação da Monique está de acordo com o que o gabarito informa e com a justificativa do recurso.

  • Destinação final- eliminação quando o documento perde o valor primário e não recebe o valor secundário e o recolhimento quando ele perde o valor primário e recebe o valor secundário.