SóProvas


ID
2417875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Determinada paciente, com trinta e dois anos de idade, foi admitida no pronto-socorro hospitalar apresentando tosse, febre, dor torácica, perda de apetite, agitação intensa, cianose periférica e uso de musculatura acessória da respiração. Na avaliação inicial, foram verificados os sinais vitais: frequência respiratória de 48 incursões por minuto e frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto. A ausculta pulmonar revelou estertores em todo o pulmão direito. O exame de gasometria arterial revelou os seguintes valores: pH = 7,48; PaO2 = 58 mmHg; PaCO2 = 26 mmHg; HCO3 = 22 mmHg. Imediatamente, a primeira conduta clínica do fisioterapeuta foi a colocação da paciente em oxigenoterapia via máscara de Venturi com FiO2 de 40%.
A partir do caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.
Nesse caso, não está indicada a instalação de ventilação mecânica.

Alternativas
Comentários
  • É indicado sim, pois a gasometria está alcalose respiratória, tendo que regular o metabólico. 

  • Eu diria que a maior indicação vem da agitação e utilização da musculatura acessória somada a hipoxemia (cianose em extremidade). A hipoxemia por si só não seria indicação absoluta da ventilação mecânica, mas cabe nesse caso, não sendo a primeira opção. Alternativa errada

  • Questão passível de anulação, se o paciente chegar com essas características em uma urgência a primeira indicação é VNI (ventilação não invasiva), nenhuma indicação apresentada é absoluta para VMI (ventilação mecânica invasiva). A VNI pode diminuiir o trabalho respiratório e consequentemente a gitação, como o problema é respiratório, diminuíndo o trabalho diminui a lavagem de PCO2, acarretando assim neutralização do PH, além de com a VNI aumenta patência de vias aéreas e melhora de trocas gasosas,  podendo também superar a Hipoxemia. Dentre outras características que não entrarei no mérito. 

  • Recomendações brasileiras de ventilação mecânica 2013. Parte I

    Recomendação para iniciar a VMNI - Em não havendo contraindicação, os pacientes com incapacidade de manter ventilação espontânea (volume-minuto >4Lpm, PaCO2 < 50mmHg e pH>7,25) devem iniciar uso de VNI com dois níveis de pressão, com a pressão inspiratória suficiente para manter um processo de ventilação adequada, visando impedir a progressão para fadiga muscular e/ou parada respiratória.

    http://www.scielo.br/pdf/rbti/v26n2/0103-507X-rbti-26-02-0089.pdf

  • o examinador não disse vmi. no caso, poderia sim ter colocado uma vni para evitar a fadiga muscular respiratória e corrigir a hipoxemia.