A grande maioria das ondas eletromagnéticas é invisível para nós. As ondas de alta frequência emitidas pelo sol são raios gama, raios X e radiação ultravioleta (raios UV). Os raios UV mais nocivos são quase completamente absorvidos pela atmosfera da Terra. Os raios UV menos potentes viajam pela atmosfera e podem causar queimaduras solares.
O sol também emite radiação infravermelha, cujas ondas são de frequência muito menor. A maior parte do calor do sol chega como energia infravermelha.
Entre o infravermelho e o UV, imprensado, está o espectro visível, que contém todas as cores que vemos na Terra. A cor vermelha tem os comprimentos de onda mais longos (o mais próximo ao infravermelho) e violeta (o mais próximo a UV) o mais curto.
https://spinsolar.com.br/a-energia-que-vem-do-sol-%C2%B7-sol-em-foco-%C2%B7-parte-1/
Na tabela abaixo, temos as faixas de frequências e comprimentos de onda correspondentes a algumas cores do espectro eletromagnético visível:
Cor
Frequência (THz – 10 Hz)
Comprimento de onda (nm – 10 m)
Vermelho
Frequência: 480-405 THz/ λ Comprimento de onda 625 - 740 nm
Violeta
Frequência: 790-680 THz/ λ -Comprimento de onda :380-440nm
Observando a tabela, é possível perceber que a cor violeta apresenta a maior frequência do espectro visível e, consequentemente, o menor comprimento de onda, uma vez que essas duas grandezas são inversamente proporcionais. Já o vermelho possui um maior comprimento de onda e menor frequência.
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm#:~:text=O%20intervalo%20do%20espectro%20eletromagn%C3%A9tico,forem%20emitidas%20ou%20refletidas%20pelos