SóProvas


ID
2418568
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO 7

                               ONDA CONSERVADORA

      Como se forma o pensamento conservador? Como ele ganha mais adeptos na sociedade? Como ele pode vir a conformar maiorias?

      Essa discussão remete à questão da imposição de uma visão de mundo que é de uma parte da sociedade como sendo a visão de toda a sociedade. Estamos no campo da produção da ideologia e da disputa pela hegemonia. Não é pela força, mas pelo convencimento que a maioria da sociedade adota uma visão de mundo, valores, um projeto de sociedade, uma forma determinada de convivência social.

      Assistimos ainda surpresos a manifestações cada vez mais frequentes de intolerância com aqueles que pensam de modo diverso ou têm outros valores. São expressão de uma direita que se viu estimulada por uma campanha sistemática feita pela mídia, especialmente pela televisão aberta, e por organizações da sociedade civil, como a Fiesp, e “saiu do armário”. Essas manifestações passam a hostilizar aqueles identificados como seus inimigos, sejam eles um partido político, uma religião afro, homossexuais, jovens negros da periferia ou meninos de rua. Guido Mantega, Chico Buarque, Leticia Sabatella, entre muitos outros, recentemente sofreram agressões gratuitas que expressam essa polarização social e política em nossa sociedade.

Texto adaptado do original de Silvio Caccia Brava, editorial ONDA CONSERVADORA, do Le Monde Diplomatique Brasil, edição 112, de 8 de outubro de 2016. http://www.diplomatique.org.br/editorial. php?edicao=112

“Assistimos ainda surpresos a manifestações cada vez mais frequentes de intolerância com aqueles que pensam de modo diverso ou têm outros valores”.

A forma verbal em destaque retoma/substitui a expressão aqueles. Podemos afirmar, portanto que ela é um dos recursos de:

Alternativas
Comentários
  • R: C.

     

    http://googleweblight.com/?lite_url=http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br

  • GABARITO LETRA C

     

    Coesão por referência: evita repetições de termos

  • COMPLEMENTO: 

    a)  regência verbal.

    Errada. Estuda a relação entre o verbo e seu complemento.

     b)  antonímia.

    Errada. Visa estabelecer relação de oposição entre o significado de duas palavras. Ex: pequeno, grande; frio, quente; cheio, vazio.

     c)  coesão textual.

    Correta. Faz ligação entre trechos de um texto e objetiva criar relações entre segmentos do discurso.

     d)  concordância nominal.

    Errado. Combinação de gênero e número entre os conectivos morfológicos de um texto. Ex.: O funcionário realiza um trabalho dign(o), honest(o) e just(o).

     e)  regência nominal.

    Errado. Estuda os casos em que nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) exigem uma outra palavra como complemento.

  • Letra C