SóProvas


ID
2419048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue o item subsequente.

Se houver halo de hiperemia ao redor de queimadura intensa, o médico-legista deverá excluir a possibilidade de lesão na pele por calor após a morte.

Alternativas
Comentários
  • hiperemia é um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pela dilatação arterial, pelo número de vasos sanguíneos funcionais, ou por congestão.

  • ñ entendi essa questão. Se houve um excesso de envio de sangue para determinada região, isso n aconteceria somente em vida? quando o indivíduo ainda tinha suas funções funcionando? assim, excluiria a possibilidade de lesão post mortem

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia e tanatologia médico-legal.

    O legista não poderá excluir a possibilidade de lesão feita após a morte, pela razão que a caracterização de reação vital em queimaduras pode-se tornar difícil se for superficial e feita logo após a morte. Alguns autores afirmam que pode ocorrer halo de hipermia ao redor de queimadura intensa feita em cadáver, com cocção dos tecidos, porque estes se retraem e espremem o sangue dos vasos para os tecidos vizinhos, que ficam ungurgitados.

    Referência: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Única coisa que consegui pensar foi no pseudoeritema descrito por Knight, dizendo que era possível a observação de uma zona de rubefação (pseudoeritema) na pele de cadáver em contato com o calor. Isso poderia ser visto em até 1 hora após a cessação da circulação. Mas ainda assim, não entendi muito a questão.
  • Cadáveres que tenham tido contato com fonte de calor até 1 horas após a morte podem desenvolver pseudoeritema