SóProvas


ID
2419054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue o item subsequente.

No exame de cadáver que apresente fratura óssea, para se distinguir se essa fratura ocorreu antes ou depois da morte, pode-se recorrer à observação da angulação entre a linha de fratura e a linha de superfície do osso. Se essas linhas forem perpendiculares, a tendência será de que a fratura tenha ocorrido durante a vida; mas se a linha da fratura for espiralada, o mais provável será que esta tenha ocorrido durante a morte.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADA. A diferença entre as fraturas peri-mortem e as post-mortem é a possibilidade de demonstrar hemorragias ósseas nas fraturas intra-vitae e a ocorrência de fraturas plásticas, o que não ocorre nas fraturas post-mortem.

    Em Antropologia Forense, uma fratura deve ser analisada sob o aspecto cronológico.

    a)Foi produzida tempos antes da morte?

    b)Foi produzida na época da morte e, portanto, pode estar relacionada à morte?

    c)Foi produzida após a morte?

    Quando as fraturas ocorrem tempos antes da morte, o inexorável processo de remodelação óssea ocorre e este fenômeno será facilmente perceptível como arredondamento das cordas, formação de osso e soldadura entre os fragmentos.

    Quando as fraturas ocorrem na época da morte, não teremos remodelação óssea, o que também ocorre nas fraturas post-mortem, é claro.

    A diferença entre as fraturas peri-mortem e as post-mortem é a possibilidade de demonstrar hemorragias ósseas nas fraturas intra-vitae e a ocorrência de fraturas plásticas, o que não ocorre nas fraturas post-mortem.

    Fraturas plásticas são aquelas nas quais os ossos "entortam" sem se quebra, por estarem úmidos. Pense em uma fratura em galho-verde, que ocorre me crianças. Na ossada, por ocasião, por exemplo, da escavação, ou do abatimento da terra, as fraturas não apresentam deformações plásticas.

    Fonte: Site do Professor MALTHUS ()

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.


    No processo de remodelação óssea ocorre arredondamento das bordas das fraturas - e estamos aqui falando de um processo que só ocorre em vida.

    Assim, a questão trouxe os conceitos invertidos.

    Na realidade, os ângulos tendem a ser arredondados (linha da fratura espraiada) se a fratura ocorreu durante a vida, pois significa que houve remodelação óssea.

    Ao passo que ângulos agudos (linha da fratura perpendicular) se a fratura ocorreu durante ou após a morte, pois não há remodelação óssea.


    Gabarito do professor: ERRADO.