SóProvas


ID
2419102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação a lesões corporais, julgue o próximo item.

Nos casos de lesões produzidas por arcos voltaicos, em geral, as informações relativas à intensidade e extensão das lesões não possibilitam a identificação, no corpo da vítima, das áreas de entrada e saída da corrente elétrica.

Alternativas
Comentários
  • O choque em alta tensão queima, danifica, fazendo buracos na pele, principalmente nos pontos de

    entrada e saída da corrente elétrica no corpo humano. Na maioria dos casos fatais em alta tensão as vítimas morrem devido aos ferimentos causados pelas queimaduras, e as que não morrem acabam ficando com sequelas como, por exemplo, perda de massa muscular, perda parcial dos ossos, diminuição, atrofia muscular, perda da coordenação motora, cicatrizes, etc. 

  • ERRADO.

    Nas lesões por arcos voltaicos, ocorre uma diferença de potencial elétrico entre os corpos, nele o circuito se completa mesmo sem que a vítima tenha tocado no condutor. A vítima torna-se parte do circuito. A corrente elétrica, nesse caso, move-se externamente ao corpo, a partir do ponto de contato para o solo.

    Essas queimaduras estão associadas à corrente de alta tensão e a profundidade depende de quão próxima está da pele. As mesmas são graves já que o arco elétrico tem uma temperatura de 2.500ºC. O problema do arco elétrico é de particular interesse médico legal. Acredita-se que o arco ocorra em condições atmosféricas comuns, em linhas de alta tensão aproximadamente 2.5 cm para cada 20.000 volts.

  • Lesões produzidas por arcos voltaicos --> Uma lesão provocada por corrente elétrica ocorre quando uma corrente atravessa o corpo e afeta o funcionamento de um órgão interno ou queima o tecido. Muitas vezes, o principal sintoma é uma queimadura na pele, mas nem todas as lesões sérias são visíveis.

    QUESTÃO: ''Nos casos de lesões produzidas por arcos voltaicos, em geral, as informações relativas à intensidade e extensão das lesões não possibilitam a identificação, no corpo da vítima, das áreas de entrada e saída da corrente elétrica''.