SóProvas


ID
2419120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O conceito de asfixia é bastante amplo e controverso, porém, de forma genérica, pode-se conceituar asfixia como um estado de hipoxia e hipercapnia no sangue arterial. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

O soterramento pode ser definido de modo estrito ou genérico. De modo genérico, soterramento corresponde à ocorrência de asfixia por mecanismos como compressão torácica, sufocação direta, confinamento em locais de escombros, sem renovação aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado. A asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratórias corresponde a um mecanismo de soterramento estrito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    SOTERRAMENTO: substitui-se o ar ambiental por elemento sólido ou arenoso. Pode ser de duas espécies: soterramento em sentido amplo (a vítima é encontrada debaixo de terra e lama, mas na necropsia não é encontrada, em sua arvore respiratória ou intestino, areia ou lama, diz-se então que a morte se deu por compressão do tórax ou por fratura de costelas e não por soterramento) ou soterramento em sentido estrito (diferentemente do que ocorre no soterramento em sentido amplo, aqui, na necropsia, é encontrada terra e lama dentro da arvore respiratória ou do intestino da vítima, a morte não se deu por soterramento, mas sim por asfixia – soterramento em sentido estrito). Pode aparecer cogumelo de espuma (não é patognomônico).

    bons estudos

  • Débora Oliveira bom dia, qual a fonte da sua justificativa?

  • Gab.: Certo

    SOTERRAMENTO

    É a asfixia no meio terroso, é uma asfixia clássica. Ocorre a sufocação direta, indireta, mais a imersão em meio não respirável (sólido). É possível, também, o soterramento em grãos (soja, trigo etc.).

    É a asfixia provocada pela substituição do meio gasoso por um meio sólido pulverulento, geralmente areia, talco, cimento, farinha, etc.

    O soterramento pode ter dois sentidos, o estrito que se refere a substituição o meio aéreo, por um meio pulverulento. E no sentido amplo, nos casos em que há desmoronamento ou desabamento, e o indivíduo é coberto por terra e outros materiais. Nesses casos, a morte se dá geralmente por esmagamento, traumatismos cranianos, hemorragias, etc.

  • SUFOCAÇÃO DIRETA?

  • Caí na "Sufocação direta"...

  • Sufocação direta.... oxe
  • GABARITO: Assertiva CORRETA

    Essa questão deixou um mar de incerteza por referir-se à sufocação direta.

    Acredito que não há reparos a serem feitos, afinal, a característica do soterramento em sentido amplo é a ausência de corpos pulverulentos e demais materiais na árvore respiratória do sujeito. Desse modo, quando a assertiva menciona a sufocação direta como certo, ela está nos induzindo a crer que a vítima morreu sufocada (trancamento/obstaculização das vias aéreas) sem que houvesse qualquer aspiração de material sufocante.

    Segui essa linha de raciocínio pra responder a questão.

    Bons estudos.

  • SOTERRAMENTO:

      Amplo: confinamento em locais de escombros, sem renovação da aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado;

     Estrito: asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratória

    Não entendi essa de soterramento direto!!!

  • Entrou substâncias: sentido estrito.

    Por desmoronamento: sentido amplo, geralmente ocorre alguma lesão contundente, traumatismos, sem renovação de ar.

  • A SUFOCAÇÃO NÃO SERIA INDIRETA?