Segundo Veloso França (2017) e Palermo Ferreira (2019),
Alta sensibilidade significa que o corpo humano sempre responderá com essas características à asfixia por padrão, o que é errado afirmar.
Em alguma asfixias alguns desses sintomas aparecem, em outros não. Dentro do grupo das asfixias, as respostas do corpo são específicas para cada espécie de modo que dentre as características citadas na questão a asfixia afogamento (cogumelo de espuma no sistema respiratório) tem uma e estrangulamento ( petéquias, pequenas equimoses) possui outra distinta.
A única resposta com 100% de certeza e confiabilidade que há nas asfixias no geral é a hipoxemia (ou anoxemia) (diminuição do oxigênio) e a hipercapenia (aumento de CO2) (ambos no sangue). A oximetria e o VO2 são meios de saber intra vitam sobre a taxa de oxigênio no sangue.
Alta especificidade quer dizer que são somente das asfixias, o que é outro erro. Petérquias são encontradas em outras causas de morte como a morte súbita de funções vitais (outros nomes: morte por inibição vagal ou morte reflexa) e também na morte de lactante (criança entre 7 dias e 1 ano), quando o recém-nascido morre devido à problemas de alimentação e estresse de causas sociais ou fisiológicas.