SóProvas


ID
2419144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O cadáver de um adolescente do sexo masculino foi encontrado na margem de uma represa, com a cabeça imersa na água. O corpo apresentava mancha verde abdominal, mas a circulação póstuma era discreta, havia distensão torácica e abdominal e rigidez cadavérica. Na roupa íntima, na parte em contato com a região anal, havia sangue e fezes. O orifício anal estava dilatado.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item que se segue.

A dilatação anal pode não ser prova de estupro, mas a presença de sangue na roupa íntima sobre a região perineal é prova de violência sexual ou conjunção carnal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A presença de sangue na roupa íntima sobre a região perineal, por si só, NÃO é prova de violência sexual ou conjunção carnal.

    A prova do crime de estupro não é restrita à demonstração de vestígios da ocorrência de ato sexual (conjunção carnal ou outro libidinoso), pois estes nem sempre existem. É possível a demonstração por outros meios, até mesmo por testemunhas.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em sexologia médico-legal.

    Nenhum dos elementos citados, por si só, é prova de violência sexual ou conjunção carnal. Podem constituir evidências de ocorrência desses atos, mas apenas a análise conjunta dos vestígios poderá indicar uma conclusão.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • dilatação anal não pode ser considerado ato sexual, o cara pode simplesmente ter arriado o barro

  • A dilatação anal pode ser ✅ observado como estupro. no livro de Wilson Luiz ele aborda que Lesões anais podem ser observadas por dois sinais. •Sinal de Wilson Johnston: toque retal doloroso, hemorragia e equimose nas margens... e • Sinal de Alfredo Machado: cicatrização do sinal de Wilson johnston.
  • Tanto a dilatação anal quanto o sangue podem ou não ser sinal de estupro. Não dá para descartar ou afirmar com 100% de certeza baseado em nenhum destes sinais, por isso questão ERRADA.

  • Um dos sinais de morte é o relaxamento dos esfíncteres (orifícios cardíacos, anal e pilórico).

    A dilatação do orifício anal do cadáver pode aparecer devido a flacidez (relaxamento dos esfíncteres) e não somente por estupro ou coito anal anterior.