SóProvas


ID
2419165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que, para que um indivíduo seja considerado sujeito passivo apto à imputação jurídica de um ato, é necessário que ele tenha o entendimento do caráter criminoso do fato e aja com autodeterminação em relação a esse entendimento, julgue o item subsecutivo.

A atividade criminosa dos portadores de transtorno anancástico da personalidade provém muito mais de um comportamento de omissão do que de uma ação.

Alternativas
Comentários
  • O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo ou perturbação de personalidade obsessivo-compulsiva (anancástica) é um  transtorno de personalidade caracterizado por um constante sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, e preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas com raízes na infância e que persiste na idade adulta.

  • o que tem a ver comportamento omissivo com transtorno anancástico???

  • CERTO.

    Anancástico é um termo que se refere à preocupação obsessiva, portanto, um pensamento ou conduta ou transtorno anancástico da personalidade corresponde às características obsessivas-compulsivas da conduta, pensamento ou personalidade.

    O transtorno de personalidade anancástica, ou transtorno de personalidade obsessiva compulsiva (TPOC) é caracterizado por um padrão rígido de perfeccionismo e inflexibilidade, tornando as pessoas que sofrem com este transtorno extremamente detalhistas e preocupadas com regras, normas, organização. Logo, se pauta mais em condutas omissivas do que, de fato, ações positivas.

  • A Associação de Psiquiatria Americana classifica os transtornos da personalidade nos seguintes tipos: paranoides, esquizoides, antissociais, fronteiriços, histriônicos, narcisistas, evitativos, obsessivo-compulsivos e não especificados, de acordo com o manual DSM-IV.

    Dentre eles, o tipo anacástico tem como principais características a disciplina, perfeccionismo, detalhismo, rigidez, inflexibilidade, obstinação, escrupulosidade e egoísmo. O transtorno pode ser acompanhado de pensamentos ou de impulsos repetitivos e intrusivos. Se diferencia do transtorno obsessivo-compulsivo por ser mais duradouro porém menos grave. Assim, a atividade criminosa geralmente provém mais de comportamentos omissivos do que de ações, que estariam mais ligadas a características de surtos psicóticos, episódios de violência, explosões de raiva etc.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Sei não... mas tudo que tem A antes pra mim é ausência.

    Chutei...