SóProvas


ID
241930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do impacto de determinados eventos na situação líquida patrimonial de determinada entidade pública, julgue o próximo item.

O pagamento de dívida de longo prazo pelo valor do registro contábil afeta negativamente a situação líquida patrimonial da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Creio que por ser um fato permutativo, não há variação da SL.

  • É apenas um fato permutativo. Para alterar a situação líquida patrimonial da entidade deveria sem o pagamento de uma dívida de longo prazo com juros, logo teríamos uma despesa de juros, que afeta negativamente a SLP.

  • Dúvida, mesmo sendo pagamento de dívida a longo prazo não seria modificativo diminutivo, pois afeta negativamente o PL ?

  • A dívida de longo prazo deve ser registrada no passivo não circulante do balanço patrimonial do órgão. 
    Registra-se da seguinte forma no sistema patrimonial: 
    D – Operação de crédito – abertura de crédito (mutação passiva) 
    C – Empréstimos – longo prazo (passivo exigível a longo prazo) 
    O empréstimo gera para o Ente Federado uma mutação passiva, ou seja, haverá apenas permuta de valores no patrimônio do órgão/entidade. O pagamento dos encargos referentes a um empréstimo (operação de crédito) gera uma variação passiva, ou seja, afeta negativamente o patrimônio líquido do órgão.  Neste caso ocorre uma despesa orçamentária corrente. Já o pagamento de dívida de longo prazo pelo valor do registro contábil gera apenas uma mutação ativa patrimonial. Assim, NÃO afeta negativamente a situação líquida patrimonial da entidade.