SóProvas


ID
2419750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

O sistema de avaliação da capacidade de uso do solo considera as limitações quanto à utilização do solo, definidas a partir do levantamento de campo, como resultados analíticos de amostras de terra, imagens de satélites e ferramentas de sistema de informação geográfica, sendo desconsideradas a localização e as esferas econômicas, políticas e sociais.

Alternativas
Comentários
  •                O primeiro sistema de classificação da capacidade de uso das terras foi desenvolvido nos Estados Unidos pelo Serviço Nacional de Conservação do Solo (NRCS-USDA).

                   O método foi usado como base para muitos outros sistemas de avaliação de terras e tem sido muito utilizado em todo o mundo.                     Sua origem é a década de 1930 e foi desenvolvido para uma condição socioeconômica comum em típicas fazendas familiares da parte central dos Estados Unidos, onde a conservação do solo e a prevenção da degradação das terras eram críticos.                     

                  O método de classificação da capacidade de uso das terras refere-se ao método desenvolvido pelo NRCS-USDA (Klingebiel e Montgomery, 1961), embora deva ser reconhecido que o termo “capacidade de uso” é usado em diversos sistemas de classificação de terras.

  • Não importa a localização a punição vai ocorrer no mesmo grau...

  • O sistema de capacidade de uso é uma classificação técnico-interpretativa, representando um grupamento qualitativo dos tipos de solos sem considerar a localização ou as características econômicas da terra, visando a obtenção de classes homogêneas de terras e em termos do propósito de definir sua máxima capacidade de uso sem risco de degradação do solo.

     

    fonte : apostila Capítulo 3 Sistemas de Avaliação de terras