-
Déficit na infiltração do solo é que aumenta a salinidade, que por sua vez, tb é prejudicada pela dificuldade de lixiviação!
-
A capacidade de infiltração de um solo cresce com o aumento de sua salinidade e decresce com o aumento da razão de adsorção de sódio (RAS) e, ou, decréscimo de sua salinidade. Sendo assim, os dois parâmetros, RAS e salinidade, devem ser analisados conjuntamente para se poder avaliar corretamente o efeito da água de irrigação na redução da capacidade de infiltração de um solo.
fonte: http://www.angelfire.com/nb/irrigation/textos/saliniza.htm
-
A maioria dos sais, e em especial o sódio, são bastante higroscópicos, como poderiam diminuir a infiltração ?
-
O aumento da salinidade e da razão de absorção de sódio reduz a capacidade de infiltração de água no solo (correto), devido à dificuldade de lixiviação do sódio (errado).
A predominância de cátions como o sódio, promove aumento considerável na expansão das partículas de argila, acarretando em dispersão das mesmas, formando camadas impermeáveis, dificultando o movimento de ar e de água no solo. O efeito dessa expansão, dispersão e migração das partículas de argila nos poros condutores interferem na condutividade hidráulica e na permeabilidade do solo à água.
-
Já começa pelo termo absorção, no caso, se ele esta falando do sódio em relação aos coloides do solo seria adsorção e nada a ver com absorção, além disso, o sódio é muito bem lixiviado , serie liotrópica.
Certamente ele esta querendo dizer razão de adsorção de sódio RAS cuja fórmula esta descrita abaixo.
RAS = [NA] / √(ca+mg/2)
Atente-se:
Salino RAS < 13
Sódico RAS >=13
Salino-Sódico RAS >=13
Também é importante lembrar do conceito de condutividade elétrica (CE) e porcentagem de sódio trocável (PST), pois cai bastante em provas....