SóProvas


ID
2419759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

A densidade real, utilizada para converter a umidade em base peso para base volume, é a relação entre a massa do solo seco e o volume de sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá.

    Densidade Real é a relação entre a Massa do Solo Seco e o Volume Total dos Solos (V. Ar+V. Água+V. Sólidos).

    A questão mencionou a Densidade das Partículas que útiliza só V. sólidos.

    Pra encontrar a umidade em base volume Θ=Mágua/Msólido x D.Real

  • Densidade real é adimensional, pois corelaciona peso/peso. Não tem nenhuma relacao com volume!!!

  • A Densidade Real de solos é a relação entre o peso específico das partículas sólidas (

  • A densidade dos sólidos também é conhecida pelos nomes: densidade de partículas, ou densidade real, ou massa específica dos sólidos.

    Ds=Massa dos sólidos /Volume do sólidos

    Umidade base volume:

    θ = U .dg

    Dg densidade global onde

    Dg= Massa sólidos/volume total

  • Densidade do solo (Ds): representa a relação entre a massa de solo seco e o seu respectivo volume

    total. A Ds reflete o arranjo das partículas do solo e dos espaços vazios entre elas, sendo um indicador de

    qualidade física do solo.

    Ds (g/cm3) =Msólidos/Vtotal

  • A densidade real não é usada pra achar a umidade volumétrica e sim a APARENTE.

    Densidade de partículas OU REAL (Dp): representa a massa específica dos sólidos que constituem o solo, sendo uma das características mais estáveis do solo, assim como a textura, não sendo afetada pelo manejo. A Dp da maioria dos solos varia de 2,6 a 2,7 g cm3 , considerando-se o valor de 2,65 g cm3 (massa específica do quartzo) como médio para a maioria dos solos minerais. Solos orgânicos têm menor Dp, enquanto solos ricos em Fe têm maior Dp. É calculada por: Dp (g/cm3 ) = Msólidos/ Vsólidos.

    Densidade do solo ou aparente ""É ESSA QUE É USADA!!!!!"" (Ds): representa a relação entre a massa de solo seco e o seu respectivo volume total. A Ds reflete o arranjo das partículas do solo e dos espaços vazios entre elas, sendo um indicador de qualidade física do solo. A Ds do solo é afetada pela estrutura do solo (Ds blocos > Ds grânulos), compactação (↑ compactação ↑ Ds), teor de matéria orgânica (↑ matéria orgânica ↓ Ds) e textura do solo (↑ teor de areia ↑ Ds). É calculada por: Ds (g/cm3 ) = Msólidos/ Vtotal.

    • Porosidade total (Pt): indica a proporção do volume total do solo não ocupada por sólidos. Tem as mesmas implicações que a Ds, mas com comportamento inverso (↑ Ds ↓ Pt). É calculada por: Pt (cm3 /cm3 ) = Mporos /Vtotal = 1 − Ds/ Dp

    • Umidade gravimétrica (U): quantidade de água retida no solo em dado momento, expressa com base gravimétrica (massa de água por massa de solo seco). U (g/g) = Mágua/ Msólidos 

    • Umidade volumétrica (θ): quantidade de água retida no solo em dado momento, expressa com base volumétrica (volume de água por volume total de solo). θ (cm3 /cm3 ) = Vágua /Vtotal A relação abaixo, que expressa θ em função de U e Ds é bastante útil para uma série de cálculos: θ = U.Ds 

  • Densidade real: Relação entre o peso de um dado volume de partículas sólidas e esse mesmo volume e pelo peso específico da água na T do ensaio. A densidade real é necessária no cálculo de outros ensaios, tais como granulometria por sedimentação, índice de vazios, grau de saturação e outros índices físicos.