-
Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio),sendo de 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.
-
Na verdade, o erro da questão não esta na afirmação sobre a matéria prima que compoe o cimento, que, de fato, é de composição majoritariamente calcária. O erro esta na afirmação de que as rochas calcarias abastecem a maior parte das aguas subterraneas, que, no caso, são os arenitos os maiores abastecedores, a exemplo o quifero Guarani, que é composto por alguns tipos de arenitos e é o maior aquifero da america do sul.
-
Rochas calcárias abastecem a maior parte das águas subterrâneas (ERRADO), além de ser a principal fonte de matéria-prima na produção de cimento (CERTO - calcário (94%), a argila (4%) e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio (2%)).
Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade.
-
Falando em hidrogeologia, mas rochas não abastecem mas sim armazenam água subterrânea nos poros e fraturas.