A TIR, a Taxa Interna de Retorno de um empreendimento, é uma medida relativa – expressa em percentual – que demonstra o quanto rende um projeto de investimento, considerando a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto.
A TIR é a taxa que zera o VPL e vem do inglês Internal Rate of Return – IRR. É um método de análise de investimentos e engenharia econômica muito utilizado. Porém, para entender em detalhes o que é TIR (taxa interna de retorno) é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários
A TIR, abreviação de Taxa Interna de Retorno, é um método muito utilizado na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos devido a facilidade de interpretar o seu resultado: um percentual de rentabilidade do projeto que está sendo analisado.
É importante lembrar que a TIR não deve ser confundida com outras taxas de retorno, indicadores de rentabilidade ou com algum tipo de margem de lucro de uma empresa. Cada indicador possui seu próprio conceito e aplicação.
fonte:> http://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/
Explicando...
A TIR é uma taxa de desconto que busca zerar o VPL. Sendo assim, lembrando que VPL é Valor Presente LÍQUIDO, é necessário IGUALAR o valor do investimento inicial (saída - negativo) com os valores dos fluxos de caixa (geralmente entradas - positivos) para que o VPL resulte em zero.
Exemplo:
Valor do Investimento Inicial: - 150.000
Valor presente 1° entrada: 55.000
Valor presente 2° entrada: 45.000
Valor presente 3° entrada: 50.000
Para o calculo do valor presente das entradas foi aplicada a taxa de desconto TIR.
VPL = -150.000 + (55.000 + 45.000 + 50.000)
VPL = - 150.000 + 150.000
VPL = 0