SóProvas


ID
2422378
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Maquiavel ao discorrer sobre o modo dos príncipes cumprirem a palavra dada diz (Cap. XVIII, n. 96, p. 114): “deve o príncipe, ter o maior cuidado e não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião”. Para Maquiavel qual destas qualidades é mais relevante ao príncipe aparentar?

Alternativas
Comentários
  • A RELIGIÃO

  • HUm, é mesmo Priscilla? kkkk

  • Carai, religião mano?

    Eu coloquei Humanidade achando que todas as outras características estaria implícita. Considerei "humanidades" um termo abstrato que envolve as demais..

    Mas pelo estilo da sociedade da época de maquiavel, um governante/príncipe nunca devia deixar as ações religiosas de lado. Entao, acho que faz sentido.

    Entretanto, o próprio Maquiavel afirma que a religião já causou males em alguns principados.

  • Olá pessoal.

    A resposta está na continuação do excerto apresentado da obra de Maquiavel. Veja a seguir:

    Ele, todavia, aconselha cautela no procedimento do governante, conforme reproduzimos esse texto extraído de sua obra “O Príncipe”, páginas 114 e 115: “Deve, então, o príncipe, ter o maior cuidado e não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião. Nada é mais relevante do que aparentar esta última qualidade. Os homens, em geral, julgam mais com os olhos, do que com as mãos, porque todos podem ver, mas poucos podem sentir.