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Questões de Maquiavel e O Príncipe


ID
954547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em O Príncipe, Maquiavel afirma que

Alternativas
Comentários
  • Para Maquiavel a política moderna e a questão do poder político devem centrar-se no estado, na figura do príncipe, que deve possuir duas qualidades fundamentais, VIRTU, que significa força,energia valor, qualidade de guerreiro, e FORTUNA, que é saber aproveitar a ocasião, pois de nada adianta um príncipe ser virtuoso se não conseguir saber aproveitar as circunstâncias que aparecem na história.

  • CPC/2015. Art. 144. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:

    (...)

    III – quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;

    x

    CPP: Art. 252.  O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que:

           I - tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito;


ID
1225693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A palavra política é empregada ora para significar uma atividade específica (o governo), realizada por certo tipo de profissional (o político), ora para significar uma ação coletiva (o movimento estudantil nas ruas, por exemplo) de reivindicação de alguma causa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a política é uma profissão entre outras ou é uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder? A política refere-se às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Com relação à postura do governante diante da ideia de fortuna, Maquiavel afirma que é melhor ser impetuoso que cauteloso, pois o ímpeto é uma virtude política, enquanto a cautela é uma virtude econômica.

Alternativas
Comentários
  • No penúltimo e vital capítulo de O Príncipe, Maquiavel diz que há dois tipos de homem, o cauteloso e o impetuoso. Certas épocas requerem cautela (rispetto), outras, impetuosidade. O ideal seria o homem adaptar-se à conjuntura. Este seria o homem prudente: na época se dizia que "o homem sábio (vir sapiens) dominará os astros", isto é, a fortuna. Maquiavel exorta o príncipe: deve ser plástico, mutável, bom quando possível, mau se necessário, mas, sobretudo, cauteloso ou açodado conforme a ocasião. Se Cesar Borgia perdeu, foi porque não soube mudar quando os tempos assim o exigiram. O problema é que essa plasticidade do príncipe é quase impossível. Daí, um horizonte trágico: por mais que tentemos governar as circunstâncias, podemos perder.

    http://teoriadoestado.blogspot.com.br/2010/08/maquiavel.html

     

     


ID
1225702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A palavra política é empregada ora para significar uma atividade específica (o governo), realizada por certo tipo de profissional (o político), ora para significar uma ação coletiva (o movimento estudantil nas ruas, por exemplo) de reivindicação de alguma causa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a política é uma profissão entre outras ou é uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder? A política refere-se às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

A expressão "os fins justificam os meios", citada textualmente na obra O príncipe, de Maquiavel, indica que a legitimidade de um governo deve ser garantida, mesmo que sejam utilizadas estratégias impopulares, para que, ao fim, sejam garantidos os melhores resultados ao povo. Nesse sentido, a ideia de que é melhor ser temido que ser amado busca garantir que os efeitos do uso da força para o governo sejam constantemente vinculados à soberania do governante, associado fundamentalmente ao poder econômico e religioso.

Alternativas
Comentários
  • A expressão "os fins justificam os meios" não foi "citada expressamente" por Maquiavel, mas ela representa/sintetiza suas ideias.

  • O que torna a afirmativa errada é o último parágrafo.   associado fundamentalmente ao poder econômico e religioso.

  • Maquiavel nunca disse que os fins justificam os meios, ele disse, no Cap. XVIII do Princípe, que os homens são superficiais e tomam atitudes baseados na aparencia. Logo, se voce vence, seus meios são tidos como bons, se voce perde, como maus. Mas Maquiavel só identifica essa característica humana de ser superficial, ele não diz que ela é boa e recomendável.


ID
1623700
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

São obras de Nicolau Maquiavel:

Alternativas
Comentários
  • ele escreveu suas obras mais conhecidas: O Príncipe[nota 3] e os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio (1512-1517). 

    ITEM D


ID
1649629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Felicidade e dever moral do indivíduo e da coletividade são questões que permeiam as investigações éticas ao longo da tradição filosófica. Diferentes pensadores e escolas propuseram possibilidades diversas de posicionamentos a respeito desses assuntos. A respeito desses posicionamentos, julgue o item a seguir.

Maquiavel estabelece uma identidade entre a ética na política e a ética dos indivíduos na vida privada.

Alternativas
Comentários
  • Está errado, pois para Maquiavel, considerado o primeiro teórico da ciência política moderna, a política possui a sua própria ética, totalmente dissociada da ética privada que rege os indivíduos. Maquiavel escreveu “O príncipe", sua obra magna, como um manual dedicado a oferecer conhecimentos práticos baseados em experiências passadas de como se conquista e mantém o poder sobre o principado. Num de seus trechos mais claros em relação à especificidade que rege a ética política, Maquiavel questiona se um príncipe deve ser amado ou temido e responde que temido deve ser a melhor opção caso seja necessária a escolha, pois facilmente os homens podem se esquecer de qualquer ação positiva do príncipe – que o fez ser amado – e voltarem-se contra ele, enquanto que o temor do castigo estará sempre presente.

    Gabarito: Errado

  • Autor: Athos Vieira , Historiador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ

    Está errado, pois para Maquiavel, considerado o primeiro teórico da ciência política moderna, a política possui a sua própria ética, totalmente dissociada da ética privada que rege os indivíduos. Maquiavel escreveu “O príncipe", sua obra magna, como um manual dedicado a oferecer conhecimentos práticos baseados em experiências passadas de como se conquista e mantém o poder sobre o principado. Num de seus trechos mais claros em relação à especificidade que rege a ética política, Maquiavel questiona se um príncipe deve ser amado ou temido e responde que temido deve ser a melhor opção caso seja necessária a escolha, pois facilmente os homens podem se esquecer de qualquer ação positiva do príncipe – que o fez ser amado – e voltarem-se contra ele, enquanto que o temor do castigo estará sempre presente.

  • Foi Maquiavel que separou moral e política, afirmando assim que “os fins justificam os meios”. Ele defendia que os valores que eram impostos pela fé e pela moral social não deveriam restringir a ação do governante.

    Sua teoria é explicitada em sua principal obra, denominada “O Príncipe”.

    Na obra, fica claro que o escritor rejeitava ainda qualquer justificativa religiosa que explicasse o poder real. Ele defendia que as fontes de explicações eram puramente individuais e humanas.

    A teoria de Maquiavel torna-se interessante por não ter vínculos éticos, morais e religiosos, ele mesmo apoia hora o bem, hora o mal e diz que a conduta do príncipe deve ser de acordo com a situação.


ID
1733953
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Analise o texto político, que apresenta uma visão muito próxima de importantes reflexões do filósofo italiano Maquiavel, um dos primeiros a apontar que os domínios da ética e da política são práticas distintas.

        “A política arruína o caráter", disse Otto von Bismarck (1815-1898), o “chanceler de ferro" da Alemanha, para quem mentir era dever do estadista. Os ditadores que agora enojam o mundo ao reprimir ferozmente seus próprios povos nas praças árabes foram colocados e mantidos no poder por nações que se enxergam como faróis da democracia e dos direitos humanos: Estados Unidos, Inglaterra e França. Isso é condenável? Os ditadores eram a única esperança do Ocidente de continuar tendo acesso ao petróleo árabe e de manter um mínimo de informação sobre as organizações terroristas islâmicas. Antes de condenar, reflita sobre a frase do mais extraordinário diplomata americano do século passado, George Kennan, morto aos 101 anos em 2005: “As sociedades não vivem para conduzir sua política externa: seria mais exato dizer que elas conduzem sua política externa para viver".

                                                                                                                    (Veja, 02.03.2011. Adaptado.)

A associação entre o texto e as ideias de Maquiavel pode ser feita, pois o filósofo


Alternativas
Comentários
  • • Para Maquiavel as pessoas se importam mais com os bens do que com as próprias pessoa


ID
1864717
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil.”

(ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.)

São considerados filósofos contratualistas:

Alternativas
Comentários
  • Um puta chute no dia da prova

    b) Hobbes, Locke e Rousseau.  


    As Teorias Contratualistas - Hobbes, Locke e Rousseau

    Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a idéia de que a origem do Estado está no contrato social.

  • Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a idéia de que a origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato firmado entre as pessoas. Aqui entende-se o contrato como um acordo, consenso, não como um documento registrado em cartório. Além disso, a preocupação não é estabelecer um momento histórico (data) sobre a origem do Estado. A ideia é defender que o Estado se originou de um consenso das pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existência social


    Fonte: https://sites.google.com/site/aloisiofritzen/Home/fotos/filosofia-conteudos/tc_hobbes_locke_rousseau


    Graça e Paz
  • Os principais representantes do contratualismo são os seguintes filósofos, que viveram entre os séculos XVI e XVIII:

    ·        Thomas Hobbes (inglês);

    ·        John Locke (inglês); e

    ·        Jean Jacques Rousseau (francês).

    Resposta: B


ID
1909318
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentar virtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos o compreendem; contudo, observa-se, pela experiência, em nossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandes coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e souberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens, superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir.

(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 73-85.)

A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Maquiavel foi um dos grandes pensadores na transição do pensamento político medieval para o moderno. Se até sua época a questão divina da autoridade do poder prevalecia como a grande explicação, Maquiavel se ocupou em produzir um tratado político que guiasse o príncipe em meio às incertezas dos interesses que rodeiam o poder e o político com um fim claro, manter o governo, o poder. A frase que ficou vinculada ao pensamento deste autor “o fim justifica os meios” tenta resumir seu pensamento político, no qual manter o poder deve ser o grande objetivo do príncipe, bastando para isso o bom uso da virtu. Há dois grandes conceitos no pensamento de Maquiavel, além de virtu, fortuna. O primeiro trata da capacidade de tomar decisões corretas com o intuito de manter o poder de acordo com a situação dada. O segundo corresponde a uma espécie de "boa sorte”, à uma configuração ocasional que se apresenta ao príncipe ou àquele que busca o poder. Podemos pensar que fortuna corresponde às situações dadas nas quais será preciso aplicar o bom uso da virtu. Possuir a virtu para aproveitar a fortuna quando esta se apresenta corresponde uma grande habilidade política para conquistar e manter do poder, segundo Maquiavel. Dessa forma, tendo em mente a questão apresentada acima, fica claro que para o autor mais do que a palavra dada, está o propósito da palavra dada e a função a que serve, ou seja, manter o poder. Como afirma o autor na última frase citada, a prudência que acompanha o príncipe e deve determinar se sua palavra será mantida ou não deverá atender, antes, ao propósito final, ou seja, a manutenção do poder. Se a palavra dada colocar em risco este objetivo, então deve ser sustada.

    A resposta correta é letra A.
  • • Os laços humanos são sempre forjados por conveniência


ID
2422378
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Maquiavel ao discorrer sobre o modo dos príncipes cumprirem a palavra dada diz (Cap. XVIII, n. 96, p. 114): “deve o príncipe, ter o maior cuidado e não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião”. Para Maquiavel qual destas qualidades é mais relevante ao príncipe aparentar?

Alternativas
Comentários
  • A RELIGIÃO

  • HUm, é mesmo Priscilla? kkkk

  • Carai, religião mano?

    Eu coloquei Humanidade achando que todas as outras características estaria implícita. Considerei "humanidades" um termo abstrato que envolve as demais..

    Mas pelo estilo da sociedade da época de maquiavel, um governante/príncipe nunca devia deixar as ações religiosas de lado. Entao, acho que faz sentido.

    Entretanto, o próprio Maquiavel afirma que a religião já causou males em alguns principados.

  • Olá pessoal.

    A resposta está na continuação do excerto apresentado da obra de Maquiavel. Veja a seguir:

    Ele, todavia, aconselha cautela no procedimento do governante, conforme reproduzimos esse texto extraído de sua obra “O Príncipe”, páginas 114 e 115: “Deve, então, o príncipe, ter o maior cuidado e não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião. Nada é mais relevante do que aparentar esta última qualidade. Os homens, em geral, julgam mais com os olhos, do que com as mãos, porque todos podem ver, mas poucos podem sentir.


ID
2422414
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao apresentar a obra “Concepção Dialética da História” de Gramsci, Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder, anunciam um novo texto de Gramsci que deveria ser publicado, onde o filósofo italiano desenvolveria a “teoria da vontade coletiva” apenas esboçada no livro que apresentavam. No novo texto, Gramsci propõe uma ação revolucionária, no sentido da hegemonia político-econômica e cultural com vistas a reunificar a humanidade. Neste contexto “o Partido” é definido com as expressões abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Atentar que o comando da questão deseja a exceção das expressões que definem "o Partido" de Gramsci na "teoria da vontade coletiva".

    No texto onde o filósofo italiano desenvolveria a “teoria da vontade coletiva”, Gramsci propõe uma ação revolucionária, no sentido da hegemonia político-econômica e cultural com vistas a reunificar a humanidade. Neste contexto “o Partido” é definido com as expressões: o moderno príncipe, o organizador da vontade coletiva, condutor da vontade popular e novo imperativo categórico.

    GABARITO: C


ID
2750899
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

“Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus, sem que os homens possam corrigi-las com sua sensatez, ou melhor, não disponham de nenhum remédio; e por isso poderiam julgar que não vale a pena suar tanto sobre as coisas, deixando-se conduzir pela sorte (…). Entretanto, para que nosso livre-arbítrio não se anule, penso que se pode afirmar que a fortuna decide sobre metade de nossas ações, mas deixa a nosso governo a outra metade, ou quase”.
Maquiavel, O Príncipe.

De acordo com as ideias de Maquiavel, a passagem apresentada se refere

Alternativas
Comentários
  • "Virtu" para Maquiavel significava forca e ação.

    Fortuna queria dizer sorte ou má sorte, em linhas gerais...


ID
2769445
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas, sim, constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disso. Assim, não hesitará em ser temido e a tomar as medidas necessárias para tornar-se temível. Claro, o ideal seria o de ser ao mesmo tempo amado e temido. Mas essas duas coisas são muito difíceis de ser conciliadas e, assim, deve fazer a escolha mais funcional para o governo eficaz do Estado.” Considerando a filosofia renascentista, o pensamento descrito anteriormente deve-se a:

Alternativas
Comentários
  • A) Nicolau Maquiavel

  • Nicolau Maquiavel em O Príncipe (1513), capítulo XVII:

    "Chegamos assim à questão de saber se é melhor ser amado do que temido. A resposta é que seria desejável ser ao mesmo tempo amado e temido, mas que, como tal combinação é difícil, é muito mais seguro ser temido, se for preciso optar."

    "Os homens tem menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha."

    - "E os homens têm menos escrúpulo em ofender a alguém que se faça amar do que a quem se faça temer,..."

    GABARITO: A


ID
2817796
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

"Leibniz afirma: “Costumo chamar os escritos de ___________ de vestíbulo da verdadeira filosofia, já que, embora ele não tenha alcançado seu núcleo íntimo, foi quem dele se aproximou mais do que qualquer outro antes dele, com a única exceção de Galileu, do qual oxalá tivéssemos todas as meditações sobre os diversos temas, que o destino adverso reduziu ao silêncio. Quem ler Galileu e ___________ se encontrará em melhores condições de descobrir a verdade do que se houvesse explorado todo o gênero dos autores comuns”. O juízo ponderado de um grande filósofo sobre outro grande filósofo, que dá a medida exata da personalidade de ___________, com toda razão chamado precisamente de pai da filosofia moderna. Com efeito, ele assinalou uma reviravolta radical no campo do pensamento pela crítica a que se submeteu a herança cultural, filosófica e científica da tradição e pelos novos princípios sobre os quais edificou um novo tipo de saber, não mais centrado no ser ou em Deus, mas no homem e na racionalidade humana." 

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Humanismo a Descartes. São Paulo: Ed. Paulus, 2004. p. 283.

No texto apresentado, os autores recorrem aos escritos de Leibniz para mostrar o pensamento de uma expressivo filósofo cujo nome foi suprimido do trecho transcrito. Assinale a alternativa correta que contém o nome do pensador descrito no texto:

Alternativas
Comentários
  • O pai do racionalismo


ID
2834227
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.

                 (MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)


Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Na opção A, o trecho "levar a cabo os planos de expansão do próprio governo..." me deixou confusa, já que no início do texto fala "quando se conquistam Estados...", logo, imaginei que isso se tratava de expansão. Alguém poderia elucidar? Obrigada!

  • O objetivo do príncipe é se manter no poder, custe o que custar.


ID
2848087
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.
(MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)

Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nicolau Maquiavel ficou conhecido por ter escrito um dos mais emblemáticos e pragmáticos tratados sobre o poder. Habitante da cidade de Florença, na península italiana do século XVI, Maquiavel era parte de um mundo que compreendia o poder como manifestação divina. Seu exercício, porém, apoiado em registros e exemplos históricos, além de sua experiência como fundionário da República e diplomata, lhe permitiu fundamentar um manual para a conquista e a manutenção do poder por parte de um príncipe. Dedicou seu filho a César Bórgia, nobre e conquistador italiano a que procurava agradar, mas foi ignorado. Morreu sem o reconhecimento que buscava, mas legou ao pensamento humano um livro fundamental sobre as estruturas do poder.
    No trecho citado, salienta que, quando na conquista de cidades livres, somente a própria presença do príncipe, o aniquilamento total ou à manutenção da liberdade sob um governo amigo pode garantir o controle do novo príncipe. Estas seriam as únicas formas de legitimar o poder recém apossado.
    A resposta, portanto, é a letra A.
    A resposta B está errada, pois a democracia ainda é um valor distante no mundo de Maquiavel.
    A resposta C está errada, pois Maquiavel claramente não se opunha ao uso da força militar, quando necessário. Talvez a frase associada a ele"o fim justifica os meios", represente bem essa disponibilidade para a violência.
    A resposta D está errada, pois a manutenção da democracia não se faz por uma imposição do príncipe, modernamente compreendido como os Estados-Nacionais, mas a partir de uma sociedade civil forte e consciente.
    A letra E está errada, pois, novamente, eleição e democracia nada têm a ver com o mundo de Maquiavel.
  • O objetivo do maquiavel não é assegurar a ordem democrática, como é afirmado na alternativa E. O principe é um manual de como chegar e se manter no poder, lembrando sempre que, para maquiavel, os fins justificam os meios. Mentir, agir com crueldade, tudo isso é liberado NA VIDA POLÍTICA, a fim de conquistar e se manter no poder.

    CFO 2022


ID
2853649
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam as pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos presos tem graduação”.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017- 12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas


As informações apresentadas na notícia acima podem ser pensadas filosoficamente tomando-se por base


I. Foucault e sua teoria dos dispositivos disciplinares do poder.

II. Marx e sua teoria do Estado como instrumento da classe dominante.

III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.

IV. Aristóteles e seu conceito de justiça distributiva.


Estão corretas somente as complementações contidas em

Alternativas
Comentários
  • É uma questão linda essa !


ID
2905303
Banca
UERR
Órgão
CODESAIMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Existem diversas teorias clássicas que tratam da ética e da moral. Um pensador muito conhecido e fundamental em relação ao tema é Maquiavel. Considerando a importância do autor, sua obra e sua teoria, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA:

    Autor de Ética a Nicômaco é Aristóteles.

  • Sobre Maquiavel

    O pensamento político de precisa ser analisado dentro do contexto do final da Idade Média, onde o antropocentrismo estava sendo retomado como visão predominante (homem no centro de todas as coisas). Essa visão permitiu o nascimento de uma nova ideia política, onde a liberdade republicana surgiria contra o poder político teológico de papas e imperadores.

    Esse contexto abriu portas para o humanísmo cívico (faculdade dos homens de agirem em conjunto pelo bem da cidade), levantando um diálogo político entre a burguesia (que estava desejosa por poder) e a realeza. Houve assim um questionamento do poder absoluto dos reis (como os Médici, em Florência) e desejava-se que um príncipe trouxesse estabilidade e defesa de sua cidade contra ataques vizinhos. Esse príncipe deveria possuir Virtù (ser nacionalista e não mercenário). Maquiavel então conduz a sua obra () visando o exercício do poder desse governante.

    chama a atenção por defender que o poder, a honra e a glória são bens que devem ser perseguidos e valorizados, ao contrário da ideia restrita de virtude cristã angelical (livre de tentações). O homem de virtú poderia conseguir bens na terra e deveria lutar por isso, sem ficar almejando recompensas exclusivamente celestiais. A moral não poderia ser um limitador da prática política. O pensamento político de Maquiavel se apoia no conceito de que a estabilidade da sociedade e do governo precisam ser conseguidos a todo o custo.

    A diferença entre Maquiavel e os demais cientistas naturais está no constrangimento imposto por suas ideias. Sua originalidade destaca-se pela forma como lidou com a moral na política, trazendo uma visão independente dos conceitos defendidos pela igreja.


ID
2905306
Banca
UERR
Órgão
CODESAIMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considerando as teorias de Aristóteles e Maquiavel, em relação ao tema da ética, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Aristóteles e Maquiavel possuem teorias éticas semelhantes, embora Aristóteles seja um idealista radical e Maquiavel defende uma teleologia absolutamente contrária ao realismo político.

    GABARITO: C

  • Aristóteles e Platão preconizaram o Idealismo político e, Maquiavel se contrapõe a eles, trazendo a concepção de Realismo Político. Idéias antagônicas, por assim dizer.


ID
3165061
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.

ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força. São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).


O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre

Alternativas
Comentários
  • O grande legado de Maquiavel e sua fundamental contribuição para a teoria política se dá devido à sua clara visão quanto às diferenças e prerrogativas recaídas sobre um homem de Estado que não devem ser confundidas com as que recaem sobre um homem comum. Maquiavel ficou famoso ao redor do mundo por uma frase que ele não disse, "o fim justifica os meios", mas que resume seu pensamento político exatamente como na ideia apresentada na questão. Mentir é moralmente reprovável para todos os homens e espera-se, pelo bem coletivo, que diante de uma situação limite, um homem moralmente elevado seja capaz de dizer a verdade e arcar com as consequências, porém, se as consequências atingem outras pessoas, como no caso de um chefe de Estado, então talvez mentir seja a melhor opção, tendo em vista o bem comum. "O fim justifica os meios", ou seja, o bem comum coletivo e pacificado justifica a mentira contada. Há aqui um claro confronto entre a idealidade e a efetividade da moral.
    A resposta, portanto, é letra A.
    A letra B está errada, pois nada se trata sobre liberdade, nem civil, nem política, nem religiosa, nem mesmo do livre arbítrio.
    A letra C está errada, pois ilegalidade e legitimidade de um governante se refere a uma coroa, aos votos de uma república democrática, às leis ou à força pura e simples. Não é a questão.
    A letra D está errada, pois a verdade aqui não interessa.
    A letra E está errada , pois objetividade e subjetividade do conhecimento se refere à epistemologia da ciência e seus métodos.
  • Gabarito: A

    Resolução: Segundo Nicolau Maquiavel, em sua teoria política, a verdade se adequa a necessidade do Príncipe em manter-se no governo, assim, ele pode praticar ações que não são vistas como boas, por exemplo, mentir, pelo poder. Desse modo, a idealidade e a efetividade da moral é vista na dualidade entre a moral cristã e a moral política, distinguindo-as e tendo como objetivo a manutenção do poder. (Nacional Online)

  • Este pensamento é a âncora dos governantes até os dias de hoje para manter- se na politica.

  • Um governante possui DOIS pensamentos éticos-morais diferentes:

    1 - Ética Pessoal - Baseada em sua própria crença e suas próprias conviccções -- Baseada no dever, tal como concebida por Kant

    2 - Ética do Governo - Baseada naquilo que é o melhor para a Sociedade e o melhor para todos -- baseado no utilitarismo do Estado, tal como concebida por Max Weber

    Maquiavel já havia percebido que o Governante utiliza-se dessas duas Éticas, conforme sua obra O Príncipe.

    Gaba; LETRA A

  • Letra A

    Maquiavel propõe, como inovação na analise da politica, uma analise realista das dinâmicas dessa esfera. Assim, seu pensamento é critico ao idealismo do pensamento politico que vigora ate então, baseado nas teorias clássicas, e aborda a moral do príncipe por uma perspectiva pragmática.

  • O Biroliro faltou essa aula...

  • Maquiavel é o cara mais lúcido desses filósofos políticos, mandando a real há centenas de anos.
  • Maquiavel contrapõe a política realista (efetiva) e a política idealista (crítica à Platão)

    A moralidade do príncipe não deve ser questionada.


ID
3782317
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo.


A finalidade da política não é, como diziam os pensadores gregos, romanos e cristãos, a justiça e o bem comum, mas, como sempre souberam os políticos, a tomada e manutenção do poder. O verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder [...].


(CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 396.)


A respeito das qualidades necessárias ao príncipe maquiaveliano, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3782479
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considerando-se o seguinte fragmento de Maquiavel, indique qual das alternativas abaixo está CORRETA.

“Um príncipe prudente deve, portanto, conduzir-se de uma terceira maneira escolhendo no seu Estado homens sábios, e só a esses deve dar o direito de falar-lhe a verdade a respeito, porém apenas das coisas que ele lhes perguntar. Deve consultá-los a respeito de tudo e ouvir-lhes a opinião e deliberar depois como bem entender e com conselhos daqueles; conduzir-se de tal modo que eles percebam que com quanto mais liberdade falarem, mais facilmente as suas opiniões serão seguidas” (MAQUIAVEL, 1973, p. 105).

Alternativas

ID
3783424
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto 1: “[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”. (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 99).

Texto 2: “[...] Assim deve o príncipe tornar-se temido, de sorte que, se não for amado, ao menos evite ódio, pois é fácil ser, a um só tempo, temido e não odiado, o que ocorrerá uma vez que se prive da posse dos bens e das mulheres dos cidadãos e dos súditos, e, mesmo quando forçado a derramar o sangue de alguém, poderá fazê-lo apenas se houver justificativa apropriada e causa manifesta” [...]. (Idem, p. 106-7)


Considerando o pensamento de Maquiavel e os textos citados, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A filosofia política de Maquiavel é considerada um dos pensamentos primordiais para o pensamento moderno que então se estabelecia, uma vez que o pensador analisa o Estado e o governante em uma perspectiva que se afasta da religião, voltando-se para a realidade concreta e para a forma como os indivíduos agem em sociedade. Maquiavel busca compreender as bases que sustentam o poder do Estado e de seu governante, analisando a conduta que o príncipe deve ter para manter-se no poder, como apontado pela alternativa A. Importante notar que a alternativa C traz definições equivocadas para os termos virtú e fortuna. Para Maquiavel, a virtú são as virtudes práticas que o Príncipe deve ter para conquistar e manter o poder. Enquanto a fortuna é o acaso, são as condições que o Príncipe encontra na prática.


ID
3790507
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Certamente, a brusca mudança de direção que encontramos nas reflexões de Maquiavel, em comparação com os humanistas anteriores, explica-se em larga medida pela nova realidade política que se criara em Florença e na Itália, mas também pressupõe uma grande crise de valores morais que começava a grassar. Ela não apenas constatava a divisão entre “ser” e “dever ser”, mas também elevava essa divisão a princípio e a colocava como base da nova visão dos fatos políticos.
(REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulinas, 1990. V. II, p. 127.)

Dentre as contribuições de Maquiavel à Filosofia Política, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Rompeu o vínculo de dependência entre o poder civil e a autoridade religiosa

  • Maquiável rompeu com as tradições antigas, distinguindo a ética cristã com a ética politica, já que não era possível ser um bom politico sendo um bom cristão e vice versa.

    LETRA E

    APMBB


ID
3812788
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A virtú do príncipe não consiste num conjunto fixo de qualidades morais que ele oporá à fortuna, lutando contra ela. A virtú é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.

CHAUI, MARILENA. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.



Maquiavel escreveu a obra O Príncipe na qual faz uma reflexão sobre a monarquia e o papel do governante. Segundo esse autor, a virtú estava baseada:

Alternativas
Comentários
  • Maquiavel exorta o príncipe: deve ser plástico, mutável, bom quando possível, mau se necessário, mas, sobretudo, cauteloso ou açodado conforme a ocasião.

    Agora para responder com base no texto:

    A) Na apreensão dos valores cristãos, da moral social vigente e da compatibilidade entre política e religião.

    O Maquiavel não se referia a valores cristãos, nem de moral... pelo contrário, ele dizia que os fins se justificavam pelos meios e que o príncipe deveria ser mau e bom quando fosse conveniente. Inclusive no texto da questão não fala nada sobre religião.

    B)Na capacidade pessoal do príncipe de dominar os eventos e alcançar um fim objetivado, por qualquer meio.

    O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel.

    ... mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna

    C) No curso dos acontecimentos históricos independentes da vontade humana. Esses acontecimentos vão tecendo a nervura da realidade.

    ... mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna e não esperando acontecer. O príncipe deve decidir com astúcia como vai agir e reagir em todos os casos.

    D) No exército forte escolhido pelo príncipe que seja capaz de vencer qualquer situação adversa e inusitada, devendo respeito e atenção ao soberano.

    A resposta está certa mas não responde ao que foi perguntado.. que é sobre a virtú do príncipe.

    E) Na reputação do príncipe, que em alguns casos pode ser cruel, mas sempre com o intuito de manter o povo unido e leal a si.

    O príncipe deve ser cruel para manter o povo com medo e leal a ele. A união do povo pode criar uma rebelião, por isso é melhor ser temido que amado.


ID
3840451
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O florentino Nicolau Maquiavel é considerado pela maioria dos historiadores da política como o primeiro grande pensador moderno a romper com a visão aristotélica sobre o sentido da vida política. Se para o filósofo grego o exercício da vida na polis representava a consumação da natureza racional do homem e a manifestação maior da sua excelência e do bem, Maquiavel, nas palavras de Pierre Manent: “foi o primeiro dos mestres da suspeita... o primeiro a trazer a suspeita para o ponto estratégico da vida dos homens: seu convívio, sua vida política. Se empenhou, Maquiavel, em nos convencer do caráter central ou substancial do mal na coisa pública”.

MANENT, Pierre. História intelectual do liberalismo: dez
lições. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.
P. 28-29/ adaptado.

A partir da leitura do trecho acima e levando em consideração o surgimento do pensamento político moderno, em Maquiavel, analise as seguintes proposições:

I. O pensamento político de Maquiavel foi inovador em relação ao pensamento clássico, por considerar que não há um “bem” absoluto em contraposição a um “mal” a ser combatido. Em certas situações, o “bem” advém e é mantido pelo “mal”.

II. Maquiavel e praticamente todos os filósofos da modernidade negavam a existência do bem comum. Uma característica marcante na concepção de política moderna era a de que a conquista e o exercício do poder político era o principal elemento a considerar.

III. Muito influenciado pelas disputas políticas de seu tempo, Maquiavel baseou-se na experiência concreta da coisa pública. Ao contrário dos antigos que viam a política como a realização do fim último da cidadania, ele procurou descrever o processo político de seu tempo.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3900625
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. Como, porém, muitas vezes a primeira não é suficiente, é preciso recorrer à segunda. [...] um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza dos animais deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizeram unicamente leões não serão bem sucedidos”.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Trad. XAVIER, L. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Conforme o excerto acima, conclui-se que, para Maquiavel,

Alternativas

ID
4027225
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

[Maquiavel] elogia a República romana como tendo sido a mais perfeita forma de governo e um verdadeiro Estado unido pelo espírito público de seus cidadãos; no entanto, numa época como a sua, seria necessário um líder que utilizasse a força como princípio, tese que desenvolve em O Príncipe.

(Teresa Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995.)


A obra O Príncipe foi escrita por Maquiavel em 1513 e publicada em 1532. Nela, o pensador florentino

Alternativas
Comentários
  • analisa experiências políticas do passado (republica Romana) e do presente (fator fundamental para se estudar o pensamento maquiaveliano é o pano de fundo da Europa naquele período, do ponto de vista das ideologias e do pensamento humano. Ao final da Idade Média, retomava-se uma visão antropocêntrica do mundo (que considera o homem como medida de todas as coisas) presente outrora no pensamento das civilizações mais antigas como a Grécia, a qual permitiu o despontar de uma outra ideia política, que não apenas aquela predominante no período medieval) propondo um modelo de atuação do governante. Nas palavras de Welffort (2001), Maquiavel é incisivo: há vícios que são virtudes, não devendo temer o príncipe que deseje se manter no poder, nem esconder seus defeitos, se isso for indispensável para salvar o Estado. “Um príncipe não deve, portanto, importar-se por ser considerado cruel se isso for necessário para manter os seus súditos unidos e com fé. Com raras exceções, um príncipe tido como cruel é mais piedoso do que os que por muita clemência deixam acontecer desordens que podem resultar em assassinatos e rapinagem, porque essas consequências prejudicam todo um povo, ao passo que as execuções que provêm desse príncipe ofendem apenas alguns indivíduos” (MAQUIAVEL, 2002, p. 208). Dessa forma, a soberania do príncipe dependeria de sua prudência e coragem para romper com a conduta social vigente, a qual seria incapaz de mudar a natureza dos defeitos humanos.

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/ciencia-politica-maquiavel.htm


ID
4073794
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Segundo Maquiavel, o Principado é a única forma de governo possível e viável, pois só o príncipe é capaz de instituir um Estado racional segundo a natureza humana.

Alternativas

ID
4073797
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Na sua obra O príncipe, Maquiavel considera que a virtù do príncipe consiste em ter uma ética em que os princípios serão mantidos em qualquer circunstância, pois só assim seria possível garantir a ordem e a estabilidade do governo.

Alternativas

ID
4073800
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

Para Maquiavel, qualquer regime político, pouco importa a forma e a origem que tiver, poderá ser legítimo ou ilegítimo, pois o critério de avaliação que mede a legitimidade ou ilegitimidade de um governo é a liberdade.

Alternativas

ID
4088317
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Uma das características do período renascentista na Europa é o desenvolvimento da moderna ciência da natureza. Em oposição ao saber com base na autoridade da tradição, seja de fundo político ou de fundo teológico, a ciência e a filosofia modernas visam a justificar a verdade do conhecimento com base no exame racional da realidade, submetendo suas observações à experimentação. Esse novo ideal de racionalidade subjetiva, ao alcance de todos os indivíduos, promoveu mudanças não apenas na ciência, mas também em campos como a política e a religião. Sobre as transformações ocorridas a partir do Renascimento, assinale o que for correto

O desenvolvimento da filosofia política moderna por pensadores como o italiano N. Maquiavel (1469-1527) e o inglês T. Hobbes (1588-1679) foi motivado pelo intuito de justificar o direito divino do poder do soberano sobre os súditos.

Alternativas

ID
4198954
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Quando um cidadão, não por suas crueldades ou outra qualquer intolerável violência, e sim pelo favor dos concidadãos, se torna príncipe de sua pátria o que se pode chamar principado civil (e para chegar a isto não é necessário grandes méritos nem muita sorte, mas antes uma astúcia feliz) , digo que se chega a esse principado ou pelo favor do povo ou pelo favor dos poderosos. É que em todas as cidades se encontram estas duas tendências diversas e isto nasce do fato de que o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos grandes, e estes desejam governar e oprimir o povo.”


MAQUIAVEL. O Príncipe. Coleção “Os Pensadores” -adaptado.



Considerando a questão da política em Maquiavel, analise as seguintes afirmações:



I.Maquiavel rompe com a tradição política ao não admitir qualquer fundamento anterior e exterior à política.


II.Maquiavel considera a cidade uma comunidade homogênea nascida da ordem natural ou da razão humana.

III.Maquiavel considera que a política nasce das lutas sociais e é obra da própria sociedade para dar a si mesma unidade e identidade.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Para Maquiavel a virtude política seria correspondente aos atributos de um líder precisa ajustar-se ao tempo, os governantes namorar com história de tudo para que o fim se for necessário para o bem do reino.

    Letra B

  • Para Maquiável, a politica se fundamenta em si mesmo, ou seja, aos seus próprios fatores internos e decorrem dos conflitos sociais.

    LETRA B


ID
4200430
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nicolau Maquiavel, filósofo italiano que viveu entre 1469 e 1527, pode ser considerado o primeiro pensador da chamada “ciência política”, tal qual a concebemos contemporaneamente. A respeito desse filósofo é INcorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • E: Concebeu a sua principal obra, “O Príncipe”, em que defende a necessidade do poder absoluto dos reis, enquanto exercia a função de tutor do governante do Estado Absolutista Francês.


ID
4204219
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas. O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:

Alternativas
Comentários
  • Letra C de cachaça

  • República Platão - onde ele defendeu os reis filósofos

    O Leviatã - Thomas hobbes - legitimidade da monarquia pelo contrato social

    O Príncipe - Maquiavel - gab da questão

    Ética à Nicômaco - Aristóteles

    CFO-2022


ID
4211056
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O massacre físico do povo palestino se sustenta na sua eliminação simbólica. Armas, imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada um com sua especificidade, mas todos articulados em torno de um objetivo estratégico: o povo palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das palavras e imagens que Israel estrutura a legitimação da violência. Em que consiste esta violência simbólica? Há dois eixos discursivos conectados: o não reconhecimento da existência de um povo que habitava as terras que serviriam para o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque em cada pedaço de metro quadrado construído por Israel há uma história assassinada, memórias negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem rosto, sem singularidade.”

BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do
mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019.
Disponível em:
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/


Na passagem acima, as expressões “imagens e palavras são dispositivos bélicos” e “eixos discursivos conectados” correspondem à concepção de poder

Alternativas

ID
4995820
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere a passagem abaixo:


A substituição do reino do dever ser, que marca a filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade, leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos. Ao formular e buscar resolver esta questão, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política, que põe fim à ideia de uma ordem natural eterna. A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e tampouco resulta do jogo de dados do acaso. Ao contrário, a ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita.

(SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT, Francisco (org.). Clássicos da política, vol. 01. São Paulo: Ática, 2001. p. 17-18.)


Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Objetivismo político. Política como ela é, e não como deveria ser.

    Vale destacar que o "deveria ser" foi pautado, durante o longo período medieval e antigo, nas concepções éticas e morais, o que, para Maquiavel, não era factual. Maquiavel separa a esfera moral da política, sendo esta última superior e independente. Assim, realizar o mau em certas ocasiões é se moldar diante das circunstâncias, é a famosa Virtú.


ID
5039257
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um príncipe sábio não pode nem deve manter-se fiel às suas promessas quando, extinta a causa que o levou a fazê-las, o cumprimento delas lhes traz prejuízo. Este preceito não seria bom se os homens fossem todos bons. Como, porém, são maus e, por isso mesmo, faltariam à palavra que caso nos dessem, nada impede venhamos nós a faltar também à nossa. Razões legítimas para encobrir esta inobservância, tê-las-á sempre o príncipe, e de sobra.

Maquiavel, O Príncipe. 1512.


Sabemos que Maquiavel alterou profundamente o modo como se via e se praticava política até então. Nessa passagem, podemos observar uma dessas alterações.


Assinale a alternativa que corresponde à alteração proposta.

Alternativas
Comentários
  • "não pode nem deve manter-se fiel às suas promessas quando, extinta a causa que o levou a fazê-las, o cumprimento delas lhes traz prejuízo."

    • ética seria seguir seus preceitos
    • política = ir conforme os governados, a fim de não perder poder

    Item B

  • • Moral e Política são separados (Maquiavel)


ID
5073358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.

                                             Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).

Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este

Alternativas
Comentários
  • Para Maquiavel, a grande arte do governante (o príncipe) é agir da forma necessária de acordo com a situação, ainda que suas ações não sejam consideradas "boas" dentro dos valores morais da sociedade. Maquiavel argumentava que basear-se em exemplos imaginários não é o melhor caminho para exercer bem o poder e que, para isso, não pode o governante guiar-se no que é bom ou errado, mas no que é necessário para a sobrevivência de seu governo.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • “...quando um príncipe deixa tudo por conta da sorte, ele se arruína logo que ela muda. Feliz é o príncipe que ajusta seu modo de proceder aos tempos, e é infeliz aquele cujo proceder não se ajusta aos tempos.” (MAQUIAVEL, 2002, p. 264).

  • Tem várias bem esquisitas, mas no geral ele diz no final que as vezes é preciso fazer certas coisas que não necessariamente são as mais benéficas

    GAB C

    APMBB