SóProvas


ID
2423638
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, quanto à definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Em auditoria, é permitida somente a amostragem de proporção estatística ou censo.
II. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas a essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem.
III. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - na verdade é amostragem estatística e não-estatística: NBC TA 530

    Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:

    (a)  seleção aleatória dos itens da amostra; e

    (b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.

    A abordagem de amostragem que não tem as características (i) e (ii) é considerada uma amostragem não estatística

    II - CERTO: A5. . A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem

    III - CERTO: A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra

    bons estudos

  • Quanto maior o risco aceito pelo auditor, maior será o tamanho da amostra.

  • Amigo Leandro, ao contrário.

  • Item I – Errado. Fica a critério do auditor. Inclusive para usar a amostragem não estatística e outros métodos.

    Item II – Verdadeiro

    NBC TA 530, A5.     

     Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem. Ao cumprir com as exigências do item 8 da NBC TA 500, quando definir a amostragem em auditoria, o auditor executa os procedimentos de auditoria para obter evidência de que a população da qual a amostra de auditoria foi extraída está completa.

     Item III – Verdadeiro. Amostra maior proporciona menos risco.

    Resposta: B