SóProvas



Questões de Serviços de Consultoria e Assessoria


ID
952087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do reflexo da auditoria independente e da auditoria interna na divulgação e elaboração das demonstrações contábeis, respectivamente, julgue os itens subseqüentes.

A comissão de valores mobiliários determinou que o auditor independente não pode prestar serviços de consultoria para a empresa auditada, restringindo-se a única possibilidade de serviços concomitantes, além da auditoria independente, a serviços de assessoria continuada, quando a empresa contratar o auditor para acompanhar mensalmente os registros contábeis e os procedimentos operacionais.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução CFC Nº 961/03 aprovou a NBC P 1, IT 02 – regulamentando os itens  1.2 – Independência, 1.6 – Sigilo e 1.12 – Manutenção dos Líderes de Equipe de Auditoria das  normas profissionais do auditor independente, aprovadas pela Resolução CFC Nº 821/97    Em seu item 2.8, a norma aborda a questão  da prestação de outros serviços pelos auditores independentes à entidade auditada, estabelecendo que os princípios básicos que devem fundamentar qualquer regra de independência do auditor são:  1) O auditor não deve auditar o seu próprio trabalho;  2) O auditor não deve exercer funções gerenciais, e  3) O auditor não deve promover interesses pelo seu cliente. A norma reconhece que a prestação de serviços de preparação de escrituração, relatórios e demonstrações contábeis para a entidade auditada, enseja situação de conflito de interesse e provoca a perda de independência do  auditor externo. Admite ainda que, para tal situação não há providência de salvaguarda para garantir a  independência da entidade de auditoria, a não ser a recusa dos serviços de assistência à entidade auditada ou recusa da realização da auditoria.   Não obstante as observações precedentes, a norma apresenta uma brecha que permite “em casos emergenciais de caráter não-rotineiro, o auditor poderá efetuar trabalhos de escrituração contábil, pelo prazo máximo de um exercício social”. Deve-se assinalar que, no âmbito do mercado de valores mobiliários, a CVM não admite essa possibilidade, devendo o auditor independente ater-se às vedações do artigo 23 da Instrução CVM N° 308/99.   Ref.: MEDEIROS, Eduardo Silva de. A ATIVIDADE DE AUDITORIA INDEPENDENTE: UM BREVE ESTUDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DOS AUDITORES E AS NORMAS PROFISSIONAIS APLICÁVEIS. URFJ. 2005.
  • Instrução CVM N° 308/99: Art. 23. É vedado ao Auditor Independente e às pessoas físicas e jurídicas a ele ligadas, conforme definido nas normas de independência  do CFC, em relação às entidades cujo serviço de auditoria contábil esteja a seu cargo:  I – adquirir ou manter títulos ou valores mobiliários de emissão da entidade, suas controladas, controladoras ou integrantes de um mesmo grupo econômico; ou II – prestar serviços de consultoria que possam caracterizar a perda da sua objetividade e independência. Parágrafo Único. São exemplos de serviços de consultoria previstos no caput deste artigo:  I – assessoria à reestruturação organizacional;  II – avaliação de empresas;  III – reavaliação de ativos;  IV – determinação de valores para efeito de constituição de provisões ou reservas técnicas e de provisões para contingências;  V – planejamento tributário;  VI – remodelamento dos sistemas contábil, de informações e de controle interno; ou  VII – qualquer outro produto ou serviço que influencie ou que possa vir a influenciar as decisões tomadas pela administração da instituição  auditada.   A Nota Explicativa anexa à Instrução  CVM N° 308/99 justifica a proibição da prestação de serviços de consultoria e de auditoria externa para um mesmo cliente, enfatizando que o aspecto mais relevante da independência não é o fato do auditor ser independente, e sim se tal profissional, além disso, aparenta ser independente, ou seja, se as pessoas que supostamente devem se beneficiar do seu trabalho vêem o auditor como uma pessoa ou empresa independente, propiciando a manutenção da confiança do público  externo no sistema de auditoria vigente no mercado de capitais.
    Ref.: MEDEIROS, Eduardo Silva de. A ATIVIDADE DE AUDITORIA INDEPENDENTE: UM BREVE ESTUDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DOS AUDITORES E AS NORMAS PROFISSIONAIS APLICÁVEIS. URFJ. 2005.
  • Gabarito ERRADO

     I – adquirir ou manter títulos ou valores mobiliários de emissão da entidade, suas controladas, controladoras ou integrantes de um mesmo grupo econômico;

    II – prestar serviços de consultoria que possam caracterizar a perda da sua objetividade e independência. Parágrafo Único. São exemplos de serviços de consultoria previstos no caput deste artigo: a. assessoria à reestruturação organizacional; b. avaliação de empresas; c. reavaliação de ativos; d. determinação de valores para efeito de constituição de provisões ou reservas técnicas e de provisões para contingências; e. planejamento tributário; f. remodelamento dos sistemas contábil, de informações e de controle interno; g. qualquer outro produto ou serviço que influencie ou que possa vir a influenciar as decisões tomadas pela administração da instituição auditada.  


ID
1329553
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Identifique a alternativa que aponta Requisito Ético relacionado à Auditoria de Demonstrações Contábeis, que está faltando na lacuna abaixo, extraído da Resolução CFC 1203/09.

"O auditor deve planejar e executar a auditoria com ______________ , reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis."

Alternativas
Comentários
  • Ceticismo profissional 

    15. O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, 

    reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas 

    demonstrações contábeis (ver itens A18 a A22).


    Fonte: CFC 1203/09


  • Ceticismo profissional

    15. O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis (ver itens A18 a A22). 


  • GABARITO LETRA A.

     

    CETICISMO PROFISSIONAL é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.

     

    Fonte: Pesquisa do google.

     

  • Ceticismo profissional é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.

    A NBC TA 200,15 indica que:

    O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis.


ID
2423638
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, quanto à definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Em auditoria, é permitida somente a amostragem de proporção estatística ou censo.
II. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas a essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem.
III. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - na verdade é amostragem estatística e não-estatística: NBC TA 530

    Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:

    (a)  seleção aleatória dos itens da amostra; e

    (b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.

    A abordagem de amostragem que não tem as características (i) e (ii) é considerada uma amostragem não estatística

    II - CERTO: A5. . A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem

    III - CERTO: A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra

    bons estudos

  • Quanto maior o risco aceito pelo auditor, maior será o tamanho da amostra.

  • Amigo Leandro, ao contrário.

  • Item I – Errado. Fica a critério do auditor. Inclusive para usar a amostragem não estatística e outros métodos.

    Item II – Verdadeiro

    NBC TA 530, A5.     

     Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem. Ao cumprir com as exigências do item 8 da NBC TA 500, quando definir a amostragem em auditoria, o auditor executa os procedimentos de auditoria para obter evidência de que a população da qual a amostra de auditoria foi extraída está completa.

     Item III – Verdadeiro. Amostra maior proporciona menos risco.

    Resposta: B


ID
2471257
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à auditoria, julgue o item.

Para confrontar os dados sobre os profissionais em débito com o Conselho com as informações dos próprios associados, pode-se utilizar a técnica da confirmação. Recomenda-se que sejam selecionados os associados com maiores débitos e com pendências há mais tempo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    NBC TA 500

    Confirmação externa

    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita. Ver NBC TA 505 para orientação adicional


    Vale lembrar que a escolha dos itens a serem circularizados é por julgamento profissional, mas em regra pode ser os que tiverem maiores débitos e com pendências há mais tempo, por serem mais relevantes e com efeitos mais generalizados, no caso de inconsistencia.

    bons estudos

  • #Renato mito. sempre.... kkkkkkk


ID
3037681
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A área da organização que executa o trabalho de supervisão e controle de aspectos patrimoniais e financeiros de uma organização, cujas principais atribuições são: inspecionar e prestar orientação em assuntos patrimoniais e financeiros; analisar a situação econômica e financeira da empresa; e acompanhar e fiscalizar os registro contábeis é a

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Tesouraria: Esse setor do departamento financeiro é responsável pelo fluxo de caixa da empresa, ou seja, faz o controle diário das entradas e saídas de dinheiro. Como parte do movimento de caixa é feita eletronicamente, a tesouraria também faz a gestão das contas bancárias da empresa.

    Contabilidade: Faz o controle do patrimônio da empresa e de suas variações.

    Controladoria: Seu papel como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões.

  • falou em controle é controladoria

  • GABA d)

    A área da organização que executa o trabalho de supervisão e controle de aspectos patrimoniais e financeiros de uma organização, cujas principais atribuições são: inspecionar e prestar orientação em assuntos patrimoniais e financeiros; analisar a situação econômica e financeira da empresa; e acompanhar e fiscalizar os registro contábeis