SóProvas


ID
2423977
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

 De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, relacione os critérios de mensuração apresentados na primeira coluna com suas respectivas contas, apresentadas na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção CORRETA
(1) Item avaliado pelo Método de Custo ou pelo Método de Reavaliação, quando este for permitido por lei.
(2) Item avaliado pelo Valor de Custo ou pelo Valor Realizável Líquido, dos dois o menor.
( ) Estoque de Mercadorias para Revenda 
( ) Imóveis de Uso 
 ( ) Marcas e Patentes 

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC TG 16 (R1) ou CPC 16 (R1) - Estoques, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    Já de acordo com a NBC TG 27 ou CPC 27 – Ativo Imobilizado, após o reconhecimento como ativo, um item do ativo imobilizado deve ser apresentado ao custo menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas (NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos).

    Após o reconhecimento como um ativo, o item do ativo imobilizado cujo valor justo possa ser mensurado confiavelmente poder ser apresentado, se permitido por lei, pelo seu valor reavaliado. 

    De acordo com a NBC TG 04 ou CPC 04 – Ativo Intangível,  após o seu reconhecimento inicial, um ativo intangível deve ser apresentado ao custo, menos a eventual amortização acumulada e a perda acumulada (NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos).

    A norma, afina ainda que após o seu reconhecimento inicial, se permitido legalmente, um ativo intangível pode ser apresentado pelo seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo à data da reavaliação. Para efeitos de reavaliação nos termos da presente Norma, o valor justo deve ser apurado em relação a um mercado ativo. A reavaliação deve ser realizada regularmente para que, na data do balanço, o valor contábil do ativo não apresente divergências relevantes em relação ao seu valor justo.

     

    Resposta: Alternativa “D”.

     

    Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)