SóProvas


ID
2425138
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o tratamento medicamentoso do Diabetes Mellitus (DM), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Os antidiabéticos orais constituem-se a primeira escolha para o tratamento do DM tipo 2 não responsivo a medidas não farmacológicas isoladas, uma vez que promovem, com controle estrito, redução na incidência de complicações, têm boa aceitação pelos pacientes, simplicidade de prescrição e levam a menor aumento de peso em comparação à insulina.

( ) Se a pessoa não alcançar a meta glicêmica em até três meses com as medidas não farmacológicas, o tratamento preferencial é acrescentar a metformina no plano terapêutico.

( ) A metformina diminui a captação da glicose e sua utilização na musculatura esquelética, aumentando a resistência à insulina, e aumentando a produção hepática de glicose.

( ) Recomenda-se iniciar metformina em doses baixas (500 mg ou 1/2 comprimido de 850 mg), única ou duas vezes ao dia, durante ou após as refeições (café da manhã e/ ou jantar) para prevenir sintomas gastrointestinais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o CAB nº36 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013

     

    Item I- Correto (p. 50 e 51 do CAB nº36)

     

    Item II- Correto (p.53 §2)

     

    Item III- Errado (p.53 §3) A metformina aumenta a captação da glicose e sua utilização na musculatura esquelética, reduzindo a resistência à insulina, e diminuindo a produção hepática de glicose (RANG et al., 2003). Além de reduzir o nível da glicemia, com uma redução média de 1,5% em média na Hb1Ac, a metformina também diminui os triglicerídeos, provoca pequena diminuição do LDL e aumento muito modesto no HDL (MCCULLOCH, 2011b).

     

    Item IV- Correto (p.53 §4)

  • Pessoal, a opção 3ª é correta, o material trás que deve ser o tratamento não farmacológico deve ser de mudança de estilo de vida por três meses e após, não havendo correção da glicose, a droga de escolha é a metformina.

    -1ª linha de tratamento: Biguanidas( cloridrato de metformina), pois aumenta o uso da glicose pelo músculo esquelético, diminui a produção hepática de glicose, diminui triglicerídeos, diminui LDL e aumenta HDL. Está contra indicado para gestante e paciente com insuficiência renal.

    -2ª linha de tratamento: sulfonilureia(glibenclamida e glicazida ), opção após o uso de metfomina sem exito. Age nas céls. beta, estimulando a produção de insulina e diminuição da glicose plasmática. Efeitos adversos: ganho de peso. Contra-indicação: insuficiência renal e hepática.

  • Maria Silva, o problema não é esse, é sobre o efeito farmacológico citado, que está ao contrário.

  • Alternativa correta: A

    METFORMINA: Atua na resistência à insulina, com mecanismos de ação primários de redução da produção hepática e aumento da captação intestinal de glicose. Intolerância gastrointestinal. Não causa hipoglicemia. Pode promover discreta perda de peso. A FDA já aprova a metformina para insuficiência renal crônica moderada e seu uso pode ser benéfico em pacientes com disfunção hepática. Cautela no pré e no pós-operatório e em pacientes submetidos a exames de imagem com contraste.

    FONTE: Conduta Terapêutica no Diabetes. Posicionamento Oficial SBD - 2019.

  • O tratamento de primeira linha com o uso de biguanida(metformina)-↑ a captação muscular de glicose,↓ produção hepática de glicose, ↓ triglicérides,↓ LDL e ↑ HDL

  • A metformina diminui a captação da glicose

    * AUMENTA

  • A metformina AUMENTA a captação da glicose e sua utilização na musculatura esquelética, REDUZ a resistência à insulina, e REDUZ a produção hepática de glicose.

  • Mas a mudança no estilo de vida não é a primeira opção não? e caso o paciente continue com a resistência a insulina, após três meses que se é introduzido metformina. Não é assim não?